CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 17 de novembro de 2020

 




     Olá pessoal , espero que vocês estejam bem . Nesta semana nós vamos retomar alguns conceitos e assuntos já apresentados para que possamos solidificar algumas aprendizagens . 
     Para tanto nós vamos rever o Egito Antigo. Sempre é preciso dizer , a História dos Homens e das Mulheres Petrxs é uma história rica , longeva, e frutífera. O que aconteceu na era moderna a parti do século XVI , foi algo particular que apenas representa uma parte de uma grande história . Em outras palavras Negrxs são descendentes de povos ricos de uma cultura exemplar, basta observar o Egito dentre incontáveis exemplos. Num primeiro momento é necessário dizer que o Egito está localizado na África, na parte norte do continente , todo seu território é atravessado pelo rio Nilo que corta o deserto do Saara , nasce no meio do continente e tem sua foz no mar mediterrâneo, é fundamental dizer que a população é Negra.  Está civilização se desenvolveu no vale do Nilo dada as condições propícias a vida oferecidas pelo rio , quais sejam , transporte , navegação , lazer, pesca , agricultura , pecuária , aliado a um clima favorável a estás praticas, muito calor e uma terra rica em nutrientes , Húmus.
  O Egito Antigo é o centro das civilizações antigas .Para que vocês tenham ideia os gregos na hélade clássica alcançaram seu apogeu somente no século VI A.C, portanto muito depois do esplendor da aurora egípcia . Este nome ," Egito',  foi concebido pelos gregos . Aquela civilização era chamada de KEMET. É sabido que parte considerável dos artistas e intelectuais gregos como Heródoto moraram e estudam no Egito, então os conhecimentos que são atribuídos a eles , na verdade tem suas origens no Egito.
     O esplendor cultural , social no Egito foi alcançado segundo as condições oferecidas pela natureza e sem dúvida, os progressos científicos foram sendo desenvolvidos , de maneira pioneira , num vagaroso passar de tempo . O apogeu desta cultura se deu por volta do século XXV A.C período de construção do complexo das pirâmides de Gizé. Evidente para tanto havia sido desenvolvido uma gama de conhecimentos complexos e abrangentes sem os quais não seria possível construir edificios , , canais de irrigação, e monumentos religiosos de maneira geral .
     Para se aprofundar nos conhecimentos sobre o Egito é fundamental buscar entender as concepções religiosas dos egipcios , a religião é políteista  antropozomorfica era parâmetro para todas as outras instâncias daquela sociedade. Ou seja das piramides e sua concepção, a agricultura , os templos religiosos , a mumificação dos corpos , a escrita , absolutamente tudo era concebido segundo uma cosmovisão religiosa do conhecimento e das práticas na vida. Portanto a vida cotidiana era profundamente marcada pelo Sagrado.
     Cultura e relações de trabalho no mundo antigo 
      No mundo antigo pratica comum dos Estados Teocráticos era a servidão coletiva ou modo de produção asiático . Como funcionava ? Os trabalhadores cumpriam suas jornadas anuais em suas demandas privadas, eram agricultores camponeses em sua maioria , artesãos, trabalhadores urbanos . Parte do ano cumpriam suas demandas trabalhando em obras públicas para o Estado . No Egito e seus monumentos , nas cidades Mesopotâmicas e suas obras , esse tipo de trabalho era muito disseminado e praticado era em larga escala . Vejam é impossível entender essas grandes civilizações sem compreender a relação intensa e abrangente que elas mantinham com a religião , por isso Estados Teocráticos , uma obra pública era construída como oferenda , homenagem a alguma divindade.  É o caso das piramides no Egito , dos Zigurates na mesopotâmia. Isso não anula a existência de outros modelos de trabalhos como o escravizado.
     Nesta sociedades antigas a escravização se dava por dívidas ou por derrota em guerra . Esse modelo de trabalho era comum também nas sociedades citadas acima e muito presente na Grécia Antiga, no Império Romano. O escravizado era tido como uma propriedade privada podendo alcançar sua liberdade cumprindo prazos determinados pelos seus proprietários .  Esse modelo de trabalho coloca em dúvida a Democracia grega VI-V ,  pois dois 2/3 daquela população estava na condição de escravizada , ou seja considerados propriedades , sem direitos políticos , portanto somente era considerado cidadão aptos a exercer os seus direitos cerca de 30 % daquela população . É isto a Democracia ? Esse modelo econômico social pressupunha vários tipos de escravizados podendo estes serem tutores dos filhos e parentes dos seus senhores ou trabalharem nas galés .
     Na Roma antiga ocorreu a maior Revolta escravocrata do mundo antigo , este processo se de entre 71 a,c - 73 a.c contou com mais de 40 mil escravizados que questionavam as opressões romanas e lutavam pela sua liberdade, eles foram liderados por Espartacos.
     A escravização do mundo moderno foi profundamente cruel , pois baseava-se numa Ciência plenamente racista , em ideais supostamente civilizatórios , e aprisionamentos em massa . Aquela antiga prática de escravização por dividas, ou por guerras fora abolida , os nativos , o índio , o negro fora tratados como animais selvagens , portanto passiveis de serem escravizados . Esse modelo brutal de exploração e extermínio começou no século XVI e foi abertamente até o final do século XIX.  Foi o processo mais violento da história da humanidade pela sua abrangência , destruição de culturas , de nações , culturas e extermínio de povos . O que nos deixa absorto é não responsabilização dos algozes , dos violentadores que promoveram a morte de centenas de milhões de pessoas. Sobre este cenário e acontecimentos a uma literatura extensa . Aqui indico o texto de Machado de Assis , Pai contra Mãe , ( é pra ler hein rsss ), nele temos uma fiel descrição do violento mundo escravocrata em fins do século XIX na capital do Brasil , naquele momento Rio de Janeiro.
     A pergunta que fica ,será que em nossa sociedade , " tão evoluída " existe esse modelo de exploração e brutalização humana ? Se sim aonde , quem explora ? Quem é explorado ?  Escreva um breve texto em seu caderno sobre o assunto .



    Vejam a video aula :



     Atividade :

     Façam o resumo do texto .


     email: klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma