CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 17 de novembro de 2020

 



     Olá pessoal , espero que esteja tudo bem , Nesta semana nós vamos estudar sobre a Revoluções Inglesa do século XVII ela pôs fim ao absolutismo Inglês , modernizando o Estado criando condições propicias a Revolução Industrial e a consolidação da economia inglesa como a mais poderosa do mundo .



     Para tanto é preciso dizer que a Revolução Inglesa possui três características fundamentais , quais sejam : A primeira delas é a criação da Igreja Anglicana pelo Rei Henrique VIII , com o Ato de Supremacia . Neste processo as terras da igreja romana são confiscadas , e a Inglaterra rompe com a igreja romana definitivamente . Isto se deu porque Henrique VIII, (dinastia Tudor 1485-1603 ) queria anular seu casamento com Catarina de Aragão,mas o papa Clemente VII não quis provocando o rompimento . Lembrando que este processo fez parte das chamadas reformas religiosa Cristã com a criação do Luteranismo , Calvinismo e Anglicanismo .
     Neste período ocorreram os chamados CERCEAMENTOS . Grandes proprietários , Gentry ,começaram a criar ovelhas e não mais praticar a agricultura , com desemprego no campo isso vai provocar um êxodo rural , fazendo com que as populações rurais fossem deslocadas para as cidades em busca de condições de sobrevivência .
     A maioria do parlamento inglês era formada pelos Puritanos - calvinistas e em 1628 é criada a petição dos direitos , que exigia a consulta do parlamento para a criação de novos impostos . Isto fez com que o parlamento deixasse de ser convocado por 11 anos pelo rei Carlos I ,( dinastia Stuart) . Isto vai culminar numa guerra cívil chamada de Revolução Gloriosa.

     A Revolução Puritana de 1642 é uma disputa pelo domínio politico entre o Rei absolutista ao lado dos chamados Cavaleiros e o parlamento ao lado dos chamados cabeças redondas, ricos mercadores. A motivação da disputa tem carater mercantil, politico, religioso. O rei defensor do anglicanismo persegue e é contrário aos puritanos - calvinistas.
     Oliver Cronmwell líder dos cabeças redondas , derrota o Rei Carlos I, na batalha de Naseby em 1645. Governa até 1659 ano da sua morte. Decapitou Carlos I e editou o Ato de Navegação.
     A Revolução Gloriosa de 1688 é marcada pela consolidação do poder do parlamento sobre a monarquia . Uma monarquia constitucional , há rei mas as leis constitucionais são soberanas . Bill of Rights é o nome da carta magma . O primeiro rei desse novo momento foi Guilherme de Orange .


     Vejam a vídeo aula :






    Atividade :


     1- ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.
HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.
O autor do texto está se referindo:

A-à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.
B-ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.
C-ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.
D-ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.
E-às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.

2- Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.”
DELEYRE, Alexandre. Tableau de l’Europe. 1774.
Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se:
 
A- ao rei Jorge III que, acometido por um longo período de loucura, tornou-se dependente do Parlamento para governar.
B- ao fato de a casa de Hannover, por sua origem alemã, gozar de pouca legitimidade para impor aos ingleses o despotismo esclarecido.
C- ao início da rebelião das colônias inglesas da América do Norte contra o monarca, que o obrigou a fazer concessões.
D- à peculiaridade da evolução política inglesa a qual, graças à Carta Magna, não passou pela fase da monarquia absolutista.
E-às revoluções políticas de 1640 (Puritana) e 1688 (Gloriosa), que retiraram do rei o poder de se sobrepor ao Parlamento.

 3- “As Revoluções [inglesas e francesa], além de outras peculiaridades, são notórias como canteiros de ideologias, particularmente ideologias populares de protesto. Uma característica comum às revoluções [inglesas e francesa] é terem ocorrido num período pré-industrial, em que a luta pelo poder ou pela sobrevivência – seja pelo controle do Estado ou por objetivos mais limitados – não se limitava a dois adversários apenas. Em cada uma dessas revoluções, esteve presente um elemento popular adicional que também lutava por um lugar ao sol.” (RUDÉ, George. Ideologia e protesto popular. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1982). Comparando as revoluções burguesas inglesas e francesa, é correto afirmar:

 a) Ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, na França, o processo revolucionário levou ao fortalecimento da pequena nobreza, que era marginalizada durante o antigo regime.
 b) Na Inglaterra, a luta contra o absolutismo diferenciou-se da trajetória revolucionária da França, pois possibilitou que os anseios populares fossem atendidos pelo novo regime. 
c) Ao contrário da Revolução Inglesa, na França, a revolução foi marcada pelas disputas religiosas e pela ausência do apoio popular, principalmente dos camponeses, que ficaram inertes diante dos acontecimentos. 
d) A Revolução Francesa foi seguida de um forte processo de industrialização no país, enquanto na Inglaterra, a revolução, por ser um processo meramente político, provoca uma estagnação econômica.
 e) Diferentemente do que ocorreu na França, a Revolução Inglesa cria condições para o fortalecimento do Parlamento, no qual os interesses da burguesia em ascensão estão representados. 


4- Foi pela espada que nossos ancestrais introduziram, na criação, o poder de cercar a terra e fazê-la sua propriedade; foram eles que primeiro mataram os seus próximos, os homens, para assim roubarem ou pilharem a terra que a esses pertencia e deixá-la a vós, seus descendentes. (...) Eu vos exorto, soldados da República Inglesa! O inimigo não poderia vencer-vos no campo de batalha, porém pode derrotar-vos no campo da política se não estabelecem a liberdade para todos. Onde existe um povo.... unido graças à propriedade coletiva dos meios de subsistência até formar uma só pessoa será o seu país o mais poderoso do mundo... a defesa da propriedade e do interesse individual divide o povo de um país e do mundo todo. (Gerrard Winstanley. Em Cristopher Hill. O mundo de pontacabeça, 1987) A partir do documento, é correto afirmar que 

a) Gerrard Winstanley defendia a propriedade coletiva da terra, eixo da proposta dos diggers (escavadores), no contexto da Revolução Puritana na Inglaterra, contra a classe proprietária que, vitoriosa militarmente com o exército republicano, massacrou a ameaça radical dos não proprietários. 
b) no fim da guerra civil, Gerrard Winstanley, líder do exército republicano inglês, o New Model Army, exortou os soldados a lutarem pela vitória de Cromwell, defensor da propriedade privada e do poder dos proprietários, reassentados na Câmara do Comuns. 
c) o líder do partido independente na guerra civil inglesa, Gerrard Winstanley, defendia a propriedade coletiva em nome da liberdade, o que garantiria a reunião de todos os ingleses para a vitória de Cromwell contra Carlos I, decapitado em 1649, o que significou o fim do absolutismo na Inglaterra. 
d) o exército republicano, New Model Army, chefiado por Cromwell e unido ao líder dos levellers (niveladores), Gerrard Winstanley, na Revolução Puritana, garantiu a derrota de Carlos I, o que possibilitou a morte do Antigo Regime na Inglaterra e a implantação da propriedade coletiva. 
e) com a morte do rei Carlos I, assumiu a chefia da Câmara dos Comuns o deputado Gerrard Winstanley que, com o seu poder, começaram as mudanças radicais, como a propriedade coletiva da terra, anulando os cercamentos que enriqueceram os proprietários e empobreceram os camponeses. 

5- O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos
b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os privilégios da aristocracia proprietária.
c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído com a execução de Henrique VIII.
d) pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.
e) pelo avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma