Boa tarde pessoal no intuito de reaver alguns conteúdos do 2 e 3 bimestre, nesta semana nós vamos estudar a centralização política européia no século XIV, XV. E a formação do Estado Moderno. Faça um resumo deste texto.Para tanto é necessário retomar alguns conceitos sobre a Idade Média . Lembremos que o poder estava descentralizado ou seja cada senhor feudal detinha o controle de seu feudo , podendo este ser vassalo ou suserano de outros nobres ,também senhores feudais. Isto implica dizer que as Nações não estavam unificadas, sobre o domínio de uma coroa , de um rei .
Na alta idade média o sistema feudal entra em crise XIV, surge e ganha consistência uma nova classe social ,a Burguesia, esses elementos são favoráveis a uma centralização política em decorrência de mudanças sócio- culturais, e econômicos . Surgem novas demandas políticas e econômicas
Ter o poder centralizado é um facilitador de movimentações comerciais , há uma unificação aduaneira , isso fortalece o Estado e o poder do Rei. lembrando que o sistema político é a Monarquia Absolutista, ou seja o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa , o Rei, que invariavelmente provinha da nobreza, em contra posição há burguesia e os servos.
O Absolutismo Monárquico é o sistema que caracteriza a centralização do poder , não há uma Constituição para a segurar os direitos das pessoas , o conceito de cidadania ainda era inexistente, O Rei governa segundo o seus interesses. O exercito está unificado , as fronteiras estão definidas há também uma unificação monetária. Este processo promove o fortalecimento dos Estados- Nações .
Todas essas transformações ocorridas foram possibilitadas pelas pressões sociais ligadas aos novas demandas sociais diretamente ligadas ao capitalismo comercial e a ascensão da burguesia. Para entendermos mais a fundo é necessário termos claro os seguintes conceitos :
- Mercantilismo- Monopólio Comercial, Protecionismo, Metalismo
Durante esses processo de consolidação de uma centralização política européia, é bom dizer que as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa foram pioneiras neste processo , se organizaram antes de outras países e daí a vanguarda neste movimento de unificação. Ocorrem outros processos históricos marcantes diretamente ou indiretamente, relacionados com a unificação desses reinos, como a guerra dos 100 anos entre a Inglaterra e a França, século XIV-XV que teve o protagonismo de uma figura histórica marcante Joana Darc .
As Cruzadas, movimento de ' guerra santa', dos cristãos na retomada de lugares sagrados para os religiosos cristãos em detrimento da religião e cultura muçulmana.
e por fim a peste bubônica que dizimou um terço da população europeia.
Estes fatores acima expostos moldaram o mundo moderno e consolidaram as chamadas monarquias absolutistas.
Olá pessoal espero que estejam bem , nesta semana vamos retomar alguns tópicos da chamada expansão marítima européia e porquê o pioneirismo português ocorreu. Portugal se valeu de uma centralização política , possibilitada pela Revolução de Avis unificando seu reino . Isso fortaleceu sua administração e por conseguinte sua economia . Novas tecnologias foram cridas como a bússola ,a imprensa, novos mapas com maior precisão foram construídos.
A expansão comercial marítima foi construída e financiada pela burguesia e é neste processo que se consolida a chegada dos europeus a América. É caracterizada sobretudo pelas buscas de gêneros alimentícios e metais preciosos escassos na Europa , Portugal e Espanha vão estar a frentes deste processo , isso pode ser explicado pelo fato destes países terem participado dum processo de centralização política.
A seguir algumas das principais mudanças :
- Decadência das cidades italianas.
- Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
- Formação do Sistema Colonial.
- Enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América.
- Retorno do escravismo em moldes capitalistas
- Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo.
- Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.
Novas rotas foram criadas pelos Portugueses para buscar as especiarias na África e na Índia, foi criado o chamado Périplo africano , se antes as rotas comercias estavam ligadas ao mar mediterrâneo e eram dominadas pelos italianos e arabes , agora os portugueses vão estar a frente deste processo. E o que se buscava nestes lugares ? As chamadas especiarias : Noz de moscada, cravo , açafrão , gengibre, pimenta. E os artigos de luxo : porcelana , seda , tecidos finos, pérolas japonesas.
No périplo africano ou seja volta a África são criadas as feitorias , entrepostos de trocas comerciais. Neste entrepostos começam a ser escravizada as pessoas para comércios e em Cabo Verde se tem o início o plantio da cana para fabricação do açúcar.
Em 1498 Portugal e Espanha acordam o tratado de Tordesilhas que era a divisão da América entre as duas coroas por tanto o conceito de descobrimento do Brasil não faz sentido algum, e por que sustentaram está mentira histórica por tanto tempo ?
Consequência desses processos foram a ocupação e exploração do chamado novo mundo , fortalecimento das monarquias absolutistas, primórdios da globalização.
email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br
Vejam a vídeo aula :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma