Olá pessoal tudo certo , nesta semana nós vamos discutir o que é Modernidade que a concepção dos europeus do século XV sobre o chamado Novo Mundo .
No imaginário dos homens do século XIV- XV , no além mar existia o Eldorado terra de muita fartura , calor o ano todo, alimentação em abundância , tudo em fartura , aguas limpas e cristalinas e ouro , ouro disposto em todos os lugares.
Este processo está inserido na baixa Idade Média , próximo do fim deste período, momento no qual o Homem sonha em desbravar , sair , conhecer um 'Novo Mundo' , então o imaginário de como seria a América era intenso e criativo , embreado de concepções Eurocêntricas repleta de preconceitos . Ao desenvolverem técnicas de navegação , novos mapas mais precisos, aliado ao sonhos duma riqueza rápida associada ao encontro do ouro, os europeus constroem sucessivas vagas de navegação com direção ao novo continente. Neste interim havia a formação dos Estados , a unificação de reinos e cidades em um só , como foi o caso de Espanha , Portugal, criando as chamadas Monarquias Absolutistas.
Supostamente com interesse de ir as Indias Orientais , Ásia e África , buscar iguarias, especiarias ,temperos ,os europeus aqui chegaram na América , promovendo já de imediato uma transformação abrupta , intensa e ampla , tudo isso com muita violência e destruição de povos e culturas . Aqui nas Américas foram encontrados povos amplamente desenvolvidos , e grupos coletores , caçadores.
Num primeiro contato entre europeus e os nativos das Américas a violência por parte dos recém chegados marcar a relação de dominação e exploração . Pensar este processo como Descobrimento , sem dúvida , é mais uma forma de violência contra os nativos, sobretudo no que condiz o reconhecimento dos povos que aqui estavam com todo seu desenvolvimento milenar , nas artes , na matemáticas , na literaruta e em seus conhecimentos de engenharia e medicina . Portanto devemos repensar este processo nos termos : Invasão - Conquista- Dominação - Exploração . Sempre com o objetivo de enriquecer a Europa.
Dos povos Pré-Colombianos.
Numa visão panorâmica sabemos que estas sociedades possuíam este nome, Pré-Colombiana, pelo fato de elas terem sido construídas antes da chegada dos europeus , propriamente de Cristóvão Colombo navegador Genovês que encontrou a América no final do século XV. É bom lembrar que este termo revela uma visão etnocêntrica - eurocêntrica , pois pressupõe que os europeus são protagonista neste continente , América , e não reconhece a grandeza de civilizações que aqui estavam .
No geral eram sociedades Teocráticas, politeísta , com alto grau de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, em destaque para a Matemática . Suas cidades possuíam liberdade organizacional , e compartilhavam aspectos comuns de uma mesma cultura , língua , religião , mitos o que revela uma unidade cultural.
Os Maias estavam localizados na atual América Central , precisamente onde é hoje , Honduras , Guatemala, sul do México , na península de Yucatán . Se desenvolveram entre os séculos IV - IX, praticavam uma agricultura intensa , sobretudo em relação ao cultivo do milho e sua variedade. Utilizavam a irrigação e possuíam um sistema complexo de estradas ligando suas cidades .
Era uma sociedade Estamental , não havia mobilidade social e a maioria dos habitantes estavam na base da pirâmide social , os camponeses e artesãos , no topo estava o Imperador e os sacerdotes , logo abaixo os comerciantes. Um sistema complexo de contagem dos dias , possuíam 3 calendários , num tempo cíclico , semelhante as fases da natureza : primavera, verão , outono , inverno.
Como vocês podem perceber quando os europeus chegaram essa civilização já estavam vivenciando um processo de desaparecimento , alguns historiadores afirmar ser por conta de uma seca prolongada que durou cerca de 90 anos . Portanto o povo se dispersou mas os europeus encontraram uma série de monumentos altamente complexos , suntuosos e grandes , evidenciando a grandeza de determinada sociedade.
Os Incas estavam localizados na Cordilheira dos andes local mais alto, elevado das Américas , nas regiões do atual Peru, Bolívia e Chile. Sua população chegou a ter 5 milhões de habitantes e possuíam uma estrutura altamente complexa de estradas , canais de irrigação. Em destaque a cidade de Machu Picchu ainda hoje visitada , patrimônio cultural da humanidade , localizada no atual Peru , a mais de 2400 metros acima do nível do mar, fundada no século XV.
Os Astecas viviam no atual México , praticam uma agricultura intensa, e desenvolveram uma técnica chamada ' Chinampas' , ilhas construídas no meio de rios para plantações. Quando os europeus aqui chegaram , Hernam Cortez, eles encontraram essa civilização funcionando em sua plenitude , seu imperador era Montezuma. Muito complexas e grandiosa ela foi destruída pelos europeus , que os escravizaram e os mataram .
Vejam a vídeo aula :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma