Olá pessoal , nesta semana nós vamos retomar alguns conteúdos já estudado em aulas anteriores , antes de retomarmos as aulas presenciais vamos fazer uma revisão. O tema desta aula será o Renascimento Cultural e Urbano.
Saber o significado desse termo é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV, o comercio é aquecido, começam as grandes navegações , surge a perspectiva, as grandes discussões de natureza técnica , filosófica deixam de ser Teocêntricas e passam a ser Antropocêntricas e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica, daí o nome Renascimento .
Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( títulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.
Personagem marcante neste processo foi Leonardo Da Vinci, 1492-1519, produziu obras, financiada por Mecenas, como o quadro Monalisa- A Santa Seia. O Homem Vitruviano, dentre inúmeras outras invenções. Outro foi Copérnico e o Heliocentrismo. Galileu Galilei com o seu método científico. E por fim a grande obra de Miguel de Cervantes : O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pancha. Há também o livro de François Rabelais , Gargantua e Pantagruel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma