Olá pessoal como vai tudo certo ? Espero que sim . Nesta semana daremos o início do 4 bimestre com nossas atividades remotas .
Para tanto vamos estudar a Idade Média e a importância de alguns aventureiros e mercadores neste processo . Lembrando que este processo histórico está relacionado com o fim do Império romano, que em sua organização política se valia do poder centralizado, isto é o imperador detinha o poder absoluto em todas as áreas da sociedade : econômica, social, política , militar , em outras palavras todas as grandes decisões cabiam ao Imperador , sendo a ultima palavra sempre dele. Mas já no final do Império por várias questões incluindo a adoção do Cristianismo como religião oficial e também as chamadas ' Invasões Barbaras ', ou precisamente, " Invasões Germânicas " diversos povos eram os Ostrogodos, Visigodos, Burgúndios e os Vândalos , povos vindos do leste e do norte da Europa, este processo histórico ocorre entre os séculos III-V . É bom lembrar que os historiadores chamam de Alta Idade Média, ( V - X), e (XI - XV), Baixa Idade Média .
Foram sucessivas invasões que ocorreram , isto provocou a descentralização do poder e foram surgindo os ' Feudos " : extensões de terras que serviam a produção agrícola e eram dominadas por um Senhor , chamado de senhor feudal . O feudo representa a descentralização do poder e marca o desaparecimento do comercio , e do baixo uso das moedas . No geral a sociedade feudal estava dividida da seguinte maneira : O Alto Clero - funcionários da cúpula da Igreja Católica Romana. Os Nobres : que possuíam seus títulos nobiliárquicos ligados a quantidade de terra como : Marques , Conde , Visconde , Barão . E os camponeses trabalhadores da terra , cuidavam da produção. Frase popular da época do Bispo de Aldebaron que define esta estrutura de funcionamento da sociedade medieval é a seguinte : Uns trabalham , ( camponeses - servos), uns guerreiam ,( nobres cavaleiros ), e outros rezam , funcionários da Igreja . A igreja na Idade Média é a instituição mais poderosa pois é ela que detêm a maior quantidade de terra , portanto é ela que regula o funcionamento social e todas as instituições.
Esta sociedade é " estamental ," ou seja não possibilitava a mobilidade social , que nascia em determinada classe social , nela permanecia até o fim de sua vida . É uma sociedade também marcada pela intensa carga de impostos que recaia sobretudo sobre os servos , camponeses.
Vejam o video :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma