Olá pessoa tudo certo , espero que sim . Nesta semana nós vamos pensar, estudar questões voltadas ao Feudalismo ,
O Feudalismo é um sistema econômico no qual a sociedade tem uma dependência profunda da terra , todas as relações sociais , culturais ,construídas neste processo derivam da maneira como os homens se relacionavam com a terra. É um sistema economico que foi construído na Idade Média perdurando por mais de 1000 anos V-XV . No final do Império Romano ocorreram sucessivas invasões de povos vindos do Leste , povos estes que os romanos chamavam de Bárbaros eram os , Visigodos , Ostrogodos , Burgúndios, Vândalos, dentre outros . Eram assim chamados pelos romanos pois estes povos não possuíam cultura letrada, eram seminômade e costumeiramente punha fogo nas cidades. Evidentemente os romanos estavam sendo destruídos e cunharam este termo, Bárbaro, aos invasores de maneira pejorativa , depreciativa . Os historiadores usam outro termo , Povos Germânicos , para caracteriza-los.
Em consequência destas sucessivas invasões o comercio desaparece junto com a moeda, e a população sai das cidades , local de incessantes conflitos e vai morar no campo .
Neste momento o poder na Europa Ocidental está descentralizado .O feudo é uma extensão de terra voltada a produção agrícola, na qual todos os direitos são reconhecidos na figura do senhor feudal. Ele está dividido da seguinte maneira : Manso Senhorial terra de uso fruto exclusivo do senhor , embora quem trabalhava nelas eram os camponeses , servos. Manso Servil terras cultivadas pelos camponeses e parte da produção ficava com o senhor feudal. Terras Comunais, terras de uso comum a todos os moradores do feudo , florestas, bosques dentre outras.
Umas das relações que vale destacar neste processo eram as relações de Suserania e Vassalagem . Nesta relação o senhor feudal , suserano, doa a outro nobre, vassalo, uma parte das suas terras em troca de fidelidade. Quando o senhor feudal é muito poderoso m portanto tem muitas terras , feudos, ele acaba construído uma rede de Vassalos fidelizados a ele pelas doações de terras.
Esta sociedade possuía uma hierarquia social, rigorosamente rígida , ou seja não havia mobilidade social , dizendo de outra maneira , o individuo que nasce na condição de servo permanece nela até a sua morte , não ascendendo socialmente . O alto Clero é a classe social que pertence mais terra portanto tem mais poder , são nobres. Há os nobres , Marques, Conde, Visconde , Barão, que possuem terras pelas suas condições de nascimento . E há os Servos que trabalham para as outras classes em troca de proteção militar . Há um dito popular medievo que diz o seguinte na Idade Média uns rezam , outros fazem a guerra e outros trabalham , assim é definida a sociedade no feudalismo .
Os servos trabalhavam duro e não possuíam liberdade alguma , devendo pagar uma série de impostos como :
-Talha : parte da produção no manso servil era destinada ao senhor feudal .
- Corvéia :Trabalho compulsório nas terras do Senhor feudal .
-Banalidade : imposto pago pela utilização de locais e ferramentas do senhor feudal .
- Mão Morta : em caso de falecimento de algum ente familiar imposto dever ser pago para continuar a morar no feudo .
No geral é preciso dizer que a Igreja Romana possuía o controle absoluto sobre a produção cultural e intelectual , para vocês terem uma ideia todos os livros produzidos nas grandes civilizações antigas estavam sob o domínio da igreja . Ou seja o contato com grandes teorias desenvolvidas em sociedades passadas não era mais permitido . População analfabeta e as únicas , poucas escolas ,ficavam nos domínios da igreja. Num controle efetivo do imaginário da população.
Valeu galera boa semana .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma