CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020

SEI -SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS AULA 5/LÍNGUA PORTUGUESA

 

SEI SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Olá turma. Essa semana vocês deverão realizar as três atividades a seguir para compensar notas do terceiro bimestre. Os alunos que não fizeram nenhuma atividade ou que só fizeram algumas necessitam urgentemente realizar essas atividades a seguir. Os que fizeram tudo também devem realizar essas atividades para complementar ainda mais suas notas. 

Enviarem até dia 16/10 sexta feira para merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whats 948338779

O bimestre encerra dia 16/10 não se atrasem!



ATIVIDADE 1- INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Só Os Loucos Sabem

(Charlie Brown Jr.)

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais
sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião
E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Toda positividade eu desejo a você

Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua
Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade
Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém

(https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1554240/

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

1. O texto que foi lido é:
a) uma notícia.
b) uma reportagem.
c) uma letra de música.
d) uma crônica de jornal.
e)um poema social.

 

2. Analise as afirmativas:
I – o texto inicia com o autor falando na primeira pessoa do singular.
II – a palavra “loucos” é um adjetivo no contexto em que aparece.
III – a palavra “medo” é um substantivo.
Qual alternativa traz a resposta só com as afirmativas corretas?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e III.
e) I.

 

3. Podemos conceituar “loucos” nessa música como:
a) alguém que supera limites.
b) alguém que precisa tratamento psicológico.
c) alguém muito feliz.
d) alguém muito paranoico.
e) alguém que tem uma boa opinião.

 

4. A palavra “guerra” está no sentido de:
a) conflito.
b) percepção.
c) harmonia.
d) paz.
e) invasão.

 


ATIVIDADE 2 - INFERÊNCIA 


Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim

    … Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.

    Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.

    Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.

    Tudo acontece no seu devido tempo.

    Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

    Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!

    Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!

Disponível em: <http://www.acordacidade.com.br/>. Acesso em: 19 de novembro de 2016.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade e do texto é:

a) fazer refletir

b) informar

c) divulgar

d) entreter

 

Questão 2 – O texto é construído por meio da seguinte metáfora:

a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente […]”

b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.

c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 3 – Em “[…] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) aleatoriamente

b) consequentemente

c) indubitavelmente

d) incessantemente

 

Questão 4 – No trecho “[…] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:

a) adversidade

b) reciprocidade

c) continuidade

d) conclusão

 

Questão 5 – Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:

a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”

b) “Não corra atrás das borboletas.”

c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim […]”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 6 – Em “[…] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável […]”, a parte nos colchetes consiste em uma:

a) especificação

b) exemplificação

c) citação

d) opinião

 

Questão 7 – No trecho “[…] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os pronomes grifados substituem:

 

Questão 8 – Na passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”, a vírgula indica uma:

a) inserção de um comentário avaliativo.

b) inversão na ordem dos constituintes da frase.

c) omissão de termo da oração.

d) enumeração de conselhos.

 


ATIVIDADE 3 TEXTO ARGUMENTATIVO


PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo. REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA TEXTO GERADOR

 O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2011. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade responsável pelo exame. O tema da redação foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

 A crescente popularização do uso da internet em grande parte do globo terrestre é uma das principais características do século XXI. Tal popularização apresenta grande relevância e gera impactos sociais, políticos e econômicos na sociedade atual. Um importante questionamento em relação a esse expressivo uso da internet é o fato de existir uma linha tênue entre o público e privado nas redes sociais. 

Estas, constantemente são utilizadas para propagar ideias, divulgar o talento de pessoas até então anônimas, manter e criar vínculos afetivos, mas, em contrapartida também podem expor indivíduos mais do que o necessário, em alguns casos agredindo a sua privacidade. Recentemente, ocorreram dois fatos que exemplificam ambas as situações. A “Primavera Árabe”, nome dado a uma série de revoluções ocorridas em países árabes, teve as redes sociais como importante meio de disseminação de ideias revolucionárias e conscientização desses povos dos problemas políticos, sociais e econômicos que assolam esses países. Neste caso, a internet agiu e continua agindo de forma benéfica, derrubando governos autoritários e pressionando melhorias sociais. 

Em outro caso, bastante divulgado também na mídia, a internet serviu como instrumento de violação da privacidade. Fotos íntimas da atriz hollywoodiana Scarlett Johansson foram acessadas por um hacker através de seu celular e divulgadas pela internet para o mundo inteiro, causando um enorme constrangimento para a atriz. 

Analisando situações semelhantes às citadas anteriormente, conclui-se que é necessário que haja uma conscientização por parte dos internautas de que aquilo que for  uma utilidade pública ou algo que não agrida ou exponha um indivíduo pode e deve ser divulgado. Já o que for privado e extremamente pessoal deve ser preservado e distanciado do mundo virtual, que compartilha informações para um grande número de pessoas em um curto intervalo de tempo. Dessa forma, situações realmente desagradáveis no incrível universo da internet serão evitadas.

 Alline Rodrigues da Silva, Uberaba (MG)


 O Texto Gerador obedece à estruturação de uma dissertação argumentativa, já que está dividido em três partes básicas:

 1. Introdução: apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese, a ideia principal do texto; 

2. Desenvolvimento: formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento ou contra-argumento; 

3. Conclusão: geralmente, retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, pode vir na forma de interrogação retórica, que já deve ter sido respondida pelo texto, ou representada por um elemento-surpresa, quase sempre uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma ideia reveladora . 

Questão 1- Com base nisso, leia as quatro afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

 I – O 1º parágrafo apresenta a delimitação do tema. 

II – O 2º parágrafo apresenta as vantagens e desvantagens das redes sociais.

III – O 3º parágrafo apresenta a tese: de que é necessário questionar o limite entre o público e o privado nas redes sociais. 

IV – O 4º parágrafo é de desenvolvimento e retoma o ponto de vista de que as informações de utilidade pública devem ser disponibilizadas na internet, mas as de caráter pessoal devem ser mantidas distantes do mundo virtual. 

 (a) I e II estão corretas.

 (b) I e III estão corretas. 

(c) II e IV estão corretas.

 (d) II e III estão corretas.

 (e) Todas estão corretas. Habilidade: Identificar as três partes básicas que estruturam o texto dissertativo-argumentativo

 

Questão 2- Com base na leitura do texto responda:

a) O que o autor afirma em sua tese? ( 1ª parágrafo, onde ele afirma sua opinião sobre o tema)


b) Cite alguns argumentos usados para defender e justificar o ponto de vista do autor sobre o assunto abordado.  (2º e 3º parágrafo)


c) Qual a proposta de intervenção do autor? ( 4º parágrafo /conclusão, onde ele propõe uma solução para o problema abordado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma