CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 20 de setembro de 2020

CULTURA AFRICANA

 

                                          PROJETO DE ARTE AFRICANIDADE

Nome:

Turma:                                               Data: ___/___/2020

Figura 1 - Cena do clipe Apeshit: Beyonce e suas bailarinas no Louvre

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/19/7-detalhes-de-apeshit-clipe-de-beyonce-e-jay-z-que-talvez-voce-tenha-perdido_a_23462851/

A.     A- Observe a figura 1. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-a para uma pessoa que não pudesse vê-la (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das pessoas, etc) e de forma subjetiva. O essa imagem representa, o que transmite? Explique.

Assista ao clipe Apeshit - The Carters:

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Fig. 2 - Beyonce e Jay-Z no Louvre Fig. 3 - Capa do album Everything is Love

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/06/19/7-detalhes-de-apeshit-clipe-de-beyonce-e-jay-z-que-talvez-voce-tenha-perdido_a_23462851/

 

A.      B-Observe as figuras 2 e 3. Com suas palavras, descreva de forma objetiva, como se você estivesse descrevendo-as para uma pessoa que não pudesse vê-las (pode falar das cores, formas, expressões faciais e postura das pessoas, etc) e de forma subjetiva. O que as imagens representam? O que transmitem? Explique.

 

B.      C-Você notou o plano de fundo das imagens? Tanto a foto com um trecho do clipe de Apeshit (figura 2) quanto a foto/capa do álbum Everything is Love (figura 3) foram feitas no interior do Museu Louvre, em Paris. Você consegue identificar as obras ao fundo das imagens? Pesquise e fale um pouco sobre elas.

 

D- Beyonce e Jay-Z alugaram o espaço interno e externo do Louvre para a gravação do clipe Apeshit. Além de posarem entre uma seleção de obras icônicas da arte europeia,  o casal também levou todo um elenco de bailarinos/nas e performers negros e negras literalmente ocupando aquele espaço com seus corpos. As obras no plano de fundo das imagens assim como o próprio museu Louvre estão associadas historicamente à arte erudita e a um espaço acesso restrito a uma "elite" cultural e/ou econômica, ou seja, espaços por muito tempo negados à população negra em decorrência de um legado de dominação por uma elite branca. Mesmo atualmente, no museu ainda predominam obras feitas por e que retratam pessoas brancas europeias. Levando tais fatores em consideração, o que representa esse ato de ocupação do museu pelos músicos e sua equipe?

 

Assista ao clipe Apeshit - The Carters:

https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Figura 3 - Reprodução | Instagram | freedoflondonOpções de cores de sapatilhas de balé da Freed of London

Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/apos-200-anos-sapatilhas-de-bale-marrons-chegam-ao-mercado/

.      Você sabia que por cerca de 200 anos (!!!) não existiam sapatilhas de balé para dançarinos/nas de pele marrom e preta? Os dançarinos e dançarinas não brancos eram obrigados a tingir suas sapatilhas para poderem compor seu figurino. Por que você acha que demorou tanto tempo para que alguma empresa passasse a fabricar sapatilhas para uma diversidade maior de tons de pele?

Figura 4 - Caixa de giz de cera Pinktor. Foto: Koralle

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-lapis-cor-de-pele-esta-com-os-dias-contados/

E. Você já deve ter ouvido falar de lápis de cor ou giz de cera "cor da pele", não é mesmo? Até hoje nas caixas de lápis de cor mais tradicionais encontramos o lápis identificado como "cor de pele", mas que se trata de uma cor que se assemelha somente ao tom de pele de pessoas brancas. Quantos tons de pele tem na sua caixa de lápis de cor? Alguma delas representa a cor da sua pele? Crie uma composição utilizando a técnica da colagem com pessoas de tons de pele diferentes (procure por revistas velhas ou jornais e anúncios que você possa recortar ou se puder, pesquise na internet e imprima algumas imagens).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma