CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 20 de setembro de 2020

Receita

 

Olá turma!

Semana de 21/09 à 25/09/2020

Leitura dos textos , responda as atividades e envie-me através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto a seguir

Pavê de Morango


Ingredientes

4 potes de queijo cremoso sabor morango.

½ xícara (chá) de leite.

½ colher (sopa) de açúcar.

1 pacote de biscoitos de maisena.

1 caixa de morangos lavados e picados (400g)

Modo de fazer


Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar. Molhe rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura. Forre o fundo de uma travessa pequena com uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos . Repita essa operação mais duas vezes , finalizando com os morangos.

Leve à geladeira e sirva gelado.

1_ o texto tem por finalidade:

a)_enumerar.                                                          c)_discutir.

b)_relatar.                                                               d_ instruir.

2Esse gênero textual:

a)-notícia.                                                              c)_lenda.

b)-receita.                                                               d_ crônica.

3_ Os verbos, coloque, guarde, misture, molhe, forre, espalhe, repita, leve e sirva, estão no modo:

a)_indicativo.                                                         c)_imperativo.

b)_subjuntivo.                                                        d)_nenhum deles.

Leia o texto a seguir:

O Homem do Olho Torto

No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas _ falava cuspindo, espumando como um sapo cururu.

O que mais chamava a atenção era o seu olhar torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.

Graciliano Ramos

4_ Na frase !Alexandre rodou , o sertão , mas não achou a tal égua”, a palavra em destaque significa:

a)_analisou.                                                c)_rodopiou.

b)-girou.                                                    d)_percorreu.

5_Quem escreveu o texto?-----------------------------------------------------------------------

Leia o texto

Pepita a piaba

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

Mas Pepita não gostava de ser assim.

Ela queria ser grande...bem grandona...Tomou pílulas de vitamina...Fez ginástica de peixe...Mas nada…

Continuava miudinha.

_O que é isso? Uma rede?

Uma rede no rio! Os pescadores!

Ai, ai, ai...Foi um corre-corre...Foi um nada -nada…

Mas ...Muitos peixes ficaram presos na rede.

E Pepita?

Pepita escapuliu...Ela nadou para bem longe dali!

Solange Fonseca

6_No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita”, a expressão sublinhada da ideia de

a)_causa.                                                             c)_tempo.

b)_explicação.                                                     d)_lugar.

7_ Leia o texto

Furto de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz.

O copo destina-se a beber, e a flor não é para ser bebida.

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição.

Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecida. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtava, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente, e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:

_Que ideia a sua vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

(Carlos Drummond de Andrade)

7_Que tipo de narrador aparece nesse conto de amor? Escreva duas frases para comprava sua resposta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8_O narrador trata a flor como se fosse uma pessoa . Reconheça no texto algumas passagens em que isso ocorre----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9_Em vez de ter usado o verbo furtar o narrador poderia ter usado o verbo roubar? Por quê?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10_ Segundo o texto, o porteiro considerou lixo a flor morta. Qual a intenção do autor ao querer depositá-la no jardim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11_Qual é o título do texto? Quem é o autor?-------------------------------------------------------------------




2 comentários:

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma