CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 19 de julho de 2020

Interpretação de texto

                       
                                   
                       Interpretação de texto e revisão sobre figuras de linguagem

                     
                                                   O Vento e o Sol


                   O Vento e o Sol estavam disputando quem era mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento."Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa.Aquele que fizer o homem tirar o casaco será considerado o mais forte.Você começa,Vento". E se retirou atrás de uma nuvem.
               O Vento ,furiosamente, começou a soprar tão forte quanto possível sobre o velho homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.
                 Então o Sol apareceu e brilhou com todo seu esplendor. O homem, que antes se protegia do vento e do frio, começou a sentir muito calor e logo tirou o casaco.

                  A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

                                                                                                       Esopo



               
                 Depois de ler o texto, responda às questões propostas.

         01.    Tanto no título da fábula quanto no "corpo" do texto, as palavras  "Vento e Sol" estão escritas com letra inicial maiúscula, porque:

                a)  o autor errou ao escrevê-las.

                b)  o autor cometeu erros de digitação.

                c)  são personagens da fábula.

                d)  são fenômenos da natureza.




         02.   Observe a seguinte passagem da fábula:


                "O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando, e o Sol disse ao Vento: "Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa [...]".


               As informações sobre o Vento e o Sol revelam que as personagens:

              a)  apresentam-se como fenômenos da natureza, na fábula.

              b)  apresentam características de animais que participam da fábula.

              c)   não podem ser considerados personagens da fábula

              d)  são seres inumanos que, na fábula, têm comportamentos humanos.




             No estudo do conto, foi possível analisar como a linguagem pode, em alguns textos aparecer em sentido figurado, conotativo. Quando isso acontece, manifestam-se as figuras de linguagem, em que palavras e expressões são organizadas para produzir sentidos conotativos, por exemplo, de:


           Comparação implícita: O velho homem é um leão (comparação explícita = O velho homem é forte e majestoso como um leão). Essa figura é a metáfora.


         Atribuição de características e atitudes humanas a coisas e seres inumanos: "O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento [...]". Essa figura é a personificação ou prosopopeia.


        * Oposição de sentidos: A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência. Essa figura é a antítese.


          * Relação parte/todo, continente/conteúdo etc.: Gosto de ler Esopo (= Gosto de ler fábulas de Esopo). Essa figura é a metonímia.




      03.  Com base nas questões anteriores, conclua: em relação às personagens, a figura de linguagem presente na fábula é:

            a)  antítese                                                  b)  metáfora

            c)  onomatopeia                                         d)  personificação



     04.  A moral da fábula O Sol e o Vento é "A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência". Os pares de palavras "bondade /amabilidade" e "fúria/violência" produzem, no enunciado, efeitos de sentido de :

           a)  antítese                                                  b)  metonímia

           c)  onomatopeia                                          d)  personificação




    05.  Escreva duas frases utilizando  a figura de linguagem antítese.

..................................................................................................................................................................................................................................................






                 
                     Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma