Atividade de interpretação de texto
Leia atentamente abaixo, e responda as questões.
Será que ele vem?
Será que todo mundo já viu um beija-flor?
É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
Ele fica beijando as flores com esse bicão.
Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
[...]
Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
- Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
[...]
Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
São Paulo: Moderna, 2002
01) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02) Como o menino descreve o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05) Que momento da história você achou mais emocionante?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06) Quem é o narrador desta história?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07) Procure no texto outras palavras que foram usadas no lugar da palavra beija-flor.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08) Nesse texto, a autora usa uma linguagem bem informal para aproximar o leitor dos sentimentos vividos pelo menino.
Releia esse trecho, observado a palavra destacada.
Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor.
a) Como ficaria essa frase reescrita em linguagem formal?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Procure no texto outros trechos em que a linguagem informal esteja bem caracterizada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma