CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 14 de junho de 2020

Atividade de interpretação de texto

                                       Atividade de interpretação de texto 
                            Leia atentamente abaixo, e responda as questões.

Será que ele vem?

       Será que todo mundo já viu um beija-flor?
       É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
       Ele fica beijando as flores com esse bicão.
       Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
       Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
       [...]
       Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
       - Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
       [...]
       Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
                                     
                                                                                                               Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
                                                                                                                                                              São Paulo: Moderna, 2002


01) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02) Como o menino descreve o beija-flor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05) Que momento da história você achou mais emocionante?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06) Quem é o narrador desta história?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07) Procure no texto outras palavras que foram usadas no lugar da palavra beija-flor.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08) Nesse texto, a autora usa uma linguagem bem informal para aproximar o leitor dos sentimentos vividos pelo menino.
Releia esse trecho, observado a palavra destacada.

            Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor.

a) Como ficaria essa frase reescrita em linguagem formal?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Procure no texto outros trechos em que a linguagem informal esteja bem caracterizada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                  


                      Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma