CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 14 de junho de 2020

Artigo de divulgação científico

Olá Pessoal!
Roteiro semanal para os 8ºs anos

Tema: Artigo de Divulgação Científica

A- O que é um artigo de divulgação científica?
R: É um texto que se produz levando em conta pesquisas , aprofundamentos teóricos e resultado de investigação sobre determinado assunto.

B_ Qual é a sua finalidade?
R: É levar, difundir o conhecimento científico.

C_Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?
R: Esse tipo de texto é encontrado em dissertações de mestrado, teses de douturado e também em jornais e revistas especializadas, nos congressos, etc.

D_Quais assuntos eles podem abordar?
R: Os mais variados assuntos são abordados, geralmente assuntos que passaram por muitos estudos, experiências, etc.

E_Qual é o público-alvo?
Dependendo de onde for abordado, desde pesquisadores, cientistas para tomarem conhecimento de descobertas, como para público em geral que goste do tema.

Estas questões anteriores estão no caderno do aluno Volume 2. Vocês irão ler o texto de divulgação científica “USP Lidera Força-Tarefa para Descobrir as Conexões entre as Espécies”, e responda as questões referente ao texto. Pode deixar as respostas na apostila , vejo depois. Não esqueça de assistis as aulas no Centro de mídias.

Agora atividades para entregar até o dia 22/06

Leia o texto e responda as questões:

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

Isso acontece porque o organismo já está preparando antecipadamente para a digestão.

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) , em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”. Afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP)

1_ Após a leitura do texto acima, responda:
a)_que gênero textual é esse?--------------------------------------------------------------------------------
b)_qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?--------------------------------------------------------

c)_Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?------------------------------------------------------------------------------------------------------------


2_A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:

( ) Esse gênero apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal, de acordo com as normas da língua.
( ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área , essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
( ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema a seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

( ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de popularizar a ciência , ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim, diversas informações de valor indiscutível.

Leia essa tira, de Fernando Gonsales:

3_A tira cita uma fábula conhecida, estabelecendo com ela uma relação de intertextualidade.

a)-Qual é a fábula citada?

b)_Na fábula citada, por que a tartaruga vence a corrida?

c)_Que fato surpreendente e atual modifica a fábula citada?

d)_Por que a tartaruga manifesta surpresa?

4_Em relação à frase “Você foi sorteado para o exame antidoping

a)- Indique o sujeito e o predicado.----------------------------------------------------------------------------

b)_Quem recebe a ação verbal expressa em foi sorteada?---------------------------------------------------






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma