CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 8 de junho de 2020

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Olá, pessoal do 6ªA!

Espero que estejam bem :)

A atividade desta semana inicia o 2º bimestre. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de Interpretação de Texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 15/06/2020.


Assunto: Interpretação de texto da esfera jornalística; estudo de substantivo e adjetivo.
I. Leia atentamente a Entrevista abaixo para responder aos itens a,b,c,d, e e f:

Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que
forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação
do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

a)Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)Explique como a maçã passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
f)Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Vamos estudar um pouco de gramática a partir da entrevista que você acabou de ler. Antes de ler as questões abaixo assista a este breve vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AQ2QIZK3GtY , para relembrar alguns conceitos gramaticais.
a)Transcreva do texto cinco substantivos próprios (nomes de lugares, de pessoas, etc.) e cinco substantivos comuns (nomes comuns).
Substantivos próprios
Substantivos comuns











b)Procure no primeiro parágrafo do texto as palavras que faltam na tabela a seguir de acordo com a relação gramatical (uma é substantivo e a outra adjetivo).
Substantivo
Adjetivo
tirinhas


animados
sucesso


brasileiros

teatrais

c)Agora, cite cinco substantivos e os caracterize com adjetivos. Exemplo: meia furada (meia é o substantivo e furada é o adjetivo).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Observações: Façam os exercícios com calma; tentem se organizar para não acumular atividades; assistam a videoaulas que possam ajudar.

Até mais e obrigada J
Profª Maria Margarida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma