Espero que estejam bem :)
A atividade desta semana inicia o 2º bimestre. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de Interpretação de Texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 15/06/2020.
Assunto:
Interpretação de texto da esfera jornalística; estudo de substantivo e adjetivo.
I. Leia atentamente a Entrevista abaixo para responder aos itens a,b,c,d,
e e f:
Criada há
mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de
estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29
países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até
aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa
criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por
crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão
ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na
entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa
para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e
lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar
crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa - Estamos
ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de
encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um
filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista
- Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais
parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista
- A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos
10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma
constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo
milhões. (...)
Revista
- Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam
em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às
diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à
praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú
(cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia,
os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente
vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista
- E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos
novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo
a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na
turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse
batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo
tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista - Além dos
quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa -
Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas
eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles
comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não
cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas
maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e
dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria
para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da
Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface
do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um
momento de intolerância também no Brasil. De que
forma sua atuação pode
despertar nas novas gerações uma maior aceitação
do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância,
solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem
felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
a)Quem é o
entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Por que Mauricio de Sousa decidiu
colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será
lançado em 2018?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Explique quais adaptações precisaram ser feitas para
atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é
veiculado?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)De acordo com o texto, explique de que
forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no
Brasil.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)Explique
como a maçã passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou
líder no mercado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
f)Diante de tanta
intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior
aceitação do outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
II. Vamos estudar um
pouco de gramática a partir da entrevista que você acabou de ler. Antes de ler
as questões abaixo assista a este breve vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AQ2QIZK3GtY , para relembrar alguns conceitos gramaticais.
a)Transcreva
do texto cinco substantivos próprios (nomes de lugares, de pessoas, etc.) e
cinco substantivos comuns (nomes comuns).
Substantivos
próprios
|
Substantivos
comuns
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
b)Procure no
primeiro parágrafo do texto as palavras que faltam na tabela a seguir de acordo
com a relação gramatical (uma é substantivo e a outra adjetivo).
Substantivo
|
Adjetivo
|
tirinhas
|
|
|
animados
|
sucesso
|
|
|
brasileiros
|
|
teatrais
|
c)Agora, cite
cinco substantivos e os caracterize com adjetivos. Exemplo: meia furada (meia é
o substantivo e furada é o adjetivo).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações: Façam os exercícios com calma; tentem se organizar para não acumular atividades; assistam a videoaulas que possam ajudar.
Até mais e obrigada J
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma