Segue nossa atividade a ser entregue no decorrer da semana .
Favor atentar-se as recomendações no final da pagina .
Bom trabalho a todos !!!
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS:
·
Identificar a grandeza relevante em relação
aos movimentos como deslocamento, tempo
e velocidade a partir da analise de
placas de transito;
·
Compreender as características comuns entre o
movimentos de corpos diferentes , envolvendo trajetória, velocidade,
aceleração
.
Fazer a leitura dos textos abaixo de acordo com o livro didático e pesquisar as formulas envolvidas, note:
ATIVIDADES:
1- Correção dos exercícios da pagina 45 do livro didático. – Com base no que vimos em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro sobre estudo dos movimentos
2- Fazer uma pesquisa sobre o estudo dos movimentos na pratica esportiva
Movimento
Vertical
Se largarmos uma pena e uma pedra de
uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.
Por isso, pensamos que quanto mais
pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a
pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo
tempo para cair.
Assim, concluímos que, se desprezarmos
a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão
com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.
Quando um corpo é lançado nas
proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre
na vertical, em direção ao centro do planeta.
O valor da gravidade (g) varia de
acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta
duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:
g=9,80665m/s²
No entanto, como um bom arredondamento,
podemos usar sem muita perda nos valores:
g=10m/s²
Lançamento
Vertical
Um arremesso de um corpo, com
velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical.
Sua trajetória é retilínea e vertical,
e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado.
As funções que regem o lançamento
vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas
com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e
com aceleração da gravidade (g).
Sendo que g é positivo
ou negativo, dependendo da direção do movimento:
Movimento
Uniformemente Variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste
em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre
aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual
em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento
Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou
seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um pouco do
conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente
mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no
cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento
na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de
variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:
ACELERAÇÃO
Assim como para a velocidade, podemos definir
uma aceleração média se considerarmos a variação de
velocidade em um intervalo de tempo , e esta média será dada pela razão:
Am = Variação velocidade / variação do tempo no entanto, quando este intervalo de tempo for
infinitamente pequeno, ou seja, aceleração média = velocidade / tempo ( variação) , tem-se a aceleração
instantânea do móvel.
ATIVIDADES:
1- Correção dos exercícios da pagina 45 do livro didático. – Com base no que vimos em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro sobre estudo dos movimentos
2- Fazer uma pesquisa sobre o estudo dos movimentos na pratica esportiva
3 - Escolha um dos filmes abaixo e providencie uma resenha a ser entregue na data estipulada
- A teoria de Tudo;
- Interestelar;
- Isaac Newton - O ultimo mágico ;
- A teoria de Tudo;
- Interestelar;
- Isaac Newton - O ultimo mágico ;
METODOLOGIA(S): Uso do
livro didático , lista de exercícios
ORIENTAÇÃO(ES) DO
PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista
feita a caneta ou lápis e
entregue via e-mail institucional.
Respostas enviar no e-mail : |
joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br |
Prazo até 25/05
|
Identifique-se no assunto do e-mail conforme
(nome do aluno e serie)
|
As notas serão atribuídas de acordo com a
participação de cada aluno
|
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