CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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quarta-feira, 13 de maio de 2020

Aula 3 - Fisica - Estudo dos movimentos - aceleração, velocidade e trajetoria

Boa noite alunos, 

Segue nossa atividade a ser entregue no decorrer da semana . 
Favor atentar-se as recomendações  no final da pagina . 
Bom trabalho a todos !!!


HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
·        Identificar a grandeza relevante em relação aos movimentos  como deslocamento, tempo e velocidade  a partir da analise de placas de transito;
·        Compreender as características comuns entre o movimentos de corpos diferentes , envolvendo trajetória, velocidade, aceleração
.
Fazer a leitura dos textos abaixo de acordo com o livro didático e pesquisar as formulas envolvidas, note: 
Movimento Vertical
Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.
Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.
Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.
Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.
O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:
g=9,80665m/s²
No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores:
g=10m/s²

Lançamento Vertical
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical.
Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado.
As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g).



Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento:

Movimento Uniformemente Variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:



ACELERAÇÃO

Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/figuras/muv2.GIFem um intervalo de tempo https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/figuras/vel6.GIF, e esta média será dada pela razão:
Am  = Variação velocidade  /  variação do tempo  no entanto, quando este intervalo de tempo for infinitamente pequeno, ou seja, aceleração média  =  velocidade  / tempo ( variação) , tem-se a aceleração instantânea do móvel.

ATIVIDADES: 
1- Correção dos exercícios da pagina 45 do livro didático.  – Com base no que vimos em ultima semana de aula presencial , relembrar os capítulos 1 a 3 do livro  sobre estudo dos movimentos 
2- Fazer uma pesquisa sobre o estudo dos movimentos  na pratica esportiva 
3 - Escolha um dos filmes abaixo e providencie uma resenha a ser entregue na data estipulada 
- A teoria de Tudo;
- Interestelar;
Isaac Newton  -  O ultimo mágico ;

METODOLOGIA(S): Uso do livro didático , lista de exercícios  


ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: Entrega da lista  feita a caneta ou lápis  e entregue via e-mail institucional.  


Respostas enviar no e-mail : 
joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo  até  25/05
Identifique-se no assunto do e-mail conforme (nome do aluno e serie)
As notas serão atribuídas de acordo com a participação de cada aluno




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