3ºs Anos A, B e C
“Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.”
Clarice Lispector
ROTEIRO DE ESTUDO
Este roteiro foi desenvolvido para que você faça a AAP com
mais tranquilidade e aprofundamento.
Sigam as dicas abaixo:
1)
Leia a questão com atenção
2)
Elimine as alternativas erradas
3)
Pense na resposta depois de ler o
enunciado
4)
Esteja atento com os termos “sempre” e
“nunca”
5)
Cuidado com “nenhuma das alternativas está
correta/incorreta”
*Você pode ter seu próprio método
de chegar a sua resposta, pois cada um aprende de forma diferente.
1
Para iniciar, lembre-se que para você
entender o texto é preciso compreender a época em que o autor viveu e o texto
foi escrito.
Acesse o link abaixo para
entender um pouco a poesia de Alberto de Oliveira, parnasianista:
https://www.youtube.com/watch?v=nEPUmtXUL4k
2
Para as questões que utilizam não só o texto verbal, mas
também o não-verbal, é preciso fazer a leitura híbrida, ou seja, ler os dois ao
mesmo tempo, um complementa o outro. Exemplo desses textos são a charge, os
cartuns e as tiras.
As charges costumam retratar situações que
estejam acontecendo no tempo e no espaço, de forma mais específica. Geralmente
é acompanhada de sátiras e os personagens principais podem ser figuras
públicas, como políticos ou artistas. É muito utilizada para fazer críticas
sociais, políticas e econômicas.
Os cartuns são textos humorísticos caracterizados
por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento humano. Assim
como a charge, os cartuns também retratam acontecimentos do tempo e lugar, além
de tratar dos costumes humanos de uma forma mais cômica. Porém, são situações
que poderiam acontecer e não em forma de crítica ou com referências específicas
como as charges.
As tirinhas são como histórias em
quadrinhos, porém, mais curtas. Geralmente essa sequência de quadrinhos faz
críticas sociais e são publicadas com regularidade. Elas podem estar presentes
em revistas, jornais, sites, mídias sociais, entre outros.
Seja qual for o gênero
estudado, lembre-se que há linguagem figurada e muita inferência aos fatos de
relevância ou do cotidiano. Nas charges e cartuns, há criticismo. Nas tirinhas,
piada, humor.
Observe a explicação abaixo:
3
Sobre o texto das questões 12 a 14:
*Identifique o tipo de texto que você vai analisar (texto
argumentativo);
*Perceba que há um tema explícito no título e, abaixo deste,
há ainda um subtítulo, delimitando o assunto;
*O tema é o assunto primário, mas o texto traz outros
assuntos que, se não estiverem ligados ao tema, serão considerados secundários;
4
Crítica de filme ou obra de arte:
O autor faz uma
descrição e uma breve apreciação a respeito de acontecimentos culturais ou
obras (sejam elas cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), a fim de
divulgar um objeto de consumo cultural, de maneira resumida, convidando o
leitor ou espectador a conhecer a obra na íntegra. Há análise da obra e o ponto
de vista do autor da crítica. Por isso é preciso perceber e distinguir esses
dois itens.
Para fazer:
1.
Após estudar esses 4 pontos, resolva a AAP:
Lembre-se que você deverá entregá-la na escola até quinta-feira, 14/05!
2.
Atividades 3 e 4 do material Aprender
Sempre (leitura de texto informativo da vida de Carolina Maria de Jesus
e texto do gênero Diário. Após as leituras, faça a interpretação):
Aproveite bem seu tempo de estudo!
Um abraço,
Professora Zuleide
Contato: zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br
Contato: zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma