Geografia 4° Bimestre Ano: 6° A, B
E-mail institucional:
mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br
Professora: Rosi
Observações:
- Enviar até o dia 24/11/20
- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você
estuda.
- Caprichem elas podem ser transformadas em excelentes
notas.
Boa tarde, meus queridos alunos!
4° bimestre,
conto muito com a presença de todos!
ATIVIDADE – CONTEXTUALIZANDO: BIOMAS BRASILEIROS
Para saber um pouco mais sobre os biomas brasileiros,
leia o texto a seguir:
O Brasil é formado por biomas de características distintas
[...] Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.
Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de
conservação e de continuidade definem a existência ou não de habitats para as
espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens
essenciais à sobrevivência de populações humanas. Para a perpetuação da vida
nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas
ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, o uso
sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade.
Texto adaptado.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: (acesso em: 08 mar.
2020). Imagem 1. Ipê Amarelo (símbolo da biodiversidade brasileira).
1-Pesquise:
a) Quais são os biomas brasileiros?
b) O Sistema
Costeiro-Marinho é considerado um bioma? Explique sua resposta.
c) Liste três características de cada bioma brasileiro.
d) Qual é a
distribuição geográfica dos biomas no território brasileiro?
e) Você conhece todos
os biomas? Comente sua resposta.
f) Qual(is) bioma(s)
abrange(m) o estado em que você mora?
g) Qual(is) bioma(s) abrange(m) a cidade e/ou região em que
você mora?
h) Quais são as principais características desse(s)
bioma(s)?
i) Quais são os principais problemas ambientais
identificados no(s) bioma(s) da sua região?
2-RETOMANDO CONCEITOS
Nesta Situação de Aprendizagem, você se deparou com
diferentes palavras, conceitos, termos e expressões pesquise o significado,
como os apresentados a seguir:
Bioma,
Biodiversidade, Degradação, Biota, Espécie, Sustentabilidade, Conservação,
Vegetação, Ecossistema, Paisagem, Desenvolvimento, Habitat.
3- Escolha uma ou mais palavras e elabore um slogan para
uma campanha educativa acompanhado de uma ilustração com foco na proteção do
meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma