CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia

 ANO/SÉRIES(s):  1 anos B, C, D, E e F

PERÍODO/SEMANA: DE 16 à 20/11/2020

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·       Inferir relações de causa e efeito com base nas relações entre variáveis sobre a saúde individual e coletiva.

·       Reconhecer fatores que influenciam a saúde no Brasil.

·       Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade e reconhecer a importância da vacinação no combate ás doenças, a partir da análise de estatísticas.

 

ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO DO BIMESTRE

  1. Questões a serem respondidas na conversa com os alunos sobre:

page19image40667776

    • O que é vacina para você?
    • Você sabe que doenças essas vacinas previnem?
    • Cite vacinas que você já tomou.
    • Cite três formas de prevenir doenças.
    • Quantos calendários de vacinação existem no Ministério da Saúde (Brasil)?
    • Quantas vacinas existem no calendário da criança?
    • Quantas vacinas existem no calendário do adolescente?
    • Quais são as doenças preveníveis por vacina existe no calendário?
    • Quem pode ser vacinado?
    • Como está o seu cartão de vacina?
    • Onde as vacinas são oferecidas para atualização do cartão de vacinas?

METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:

- Caderno do aluno;

- Aula CMSP;

- Texto “Calendário Vacinal”.

 

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:

1 – Ler o texto “Calendário Vacinal”.

2 – Para responder as perguntas use seus conhecimentos, se necessário fazer pesquisa na internet ou livros.                                                                                                        

CALENDÁRIO VACINAL

Crianças e adolescentes são ótimos agentes de saúde. Divulgam no ambiente familiar o que aprenderam na escola, sendo também formadores de opinião em casa. Assim, a escola é um excelente espaço para diálogo, mobilização e informação sobre vacinas, assunto importante para toda a família.

Nosso objetivo é aproveitar a permanência do aluno na escola para que o mesmo apreenda conceitos sobre educação em saúde, em especial, a prevenção das doenças por meio da vacinação, sobretudo por considerar que essa ação pode se tornar em instrumento de educação na transformação de atitudes no seio da família.

Ao iniciar a vida educando, a criança traz consigo conceitos relativos à saúde, oriundos da família, de outros grupos de relação mais direta ou da mídia, a exemplo das campanhas de vacinação que têm como protagonista o Zé Gotinha, conhecido e querido pelas crianças que traz saúde e previne doenças1.

O adolescente como sujeito hígido, saudável e pela sensação de invulnerabilidade e indestrutibilidade interrompe a prática de vacinação que existia na infância, na qual a família mantinha a governabilidade sobre a saúde do mesmo. Entretanto, existem adolescentes prováveis suscetíveis às várias doenças para as quais existem vacinas eficazes. Além do mais, sabe-se que nem sempre é fácil convencer o adolescente a se vacinar.

A vacinação é um dos temas que deve ser desenvolvido nos ensinos fundamental e médio, visto que se encontra entre as ações de natureza eminentemente protetora da saúde. Para tanto, é importante o acompanhamento e orientação do calendário de vacinas, e conhecimento das doenças que podem ser prevenidas por vacina da infância e adolescência. Desta forma, as famílias e a escola são aliadas da saúde para a obtenção do esquema vacinal de acordo com os calendários de vacinação para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

 

Um comentário:

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma