CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Aula 18 - 4º Bimestre - O sol e o nosso planeta - 9C e 9D


 

Bom dia Alunos,

Esta semana daremos continuidade ao conhecimento do nosso Universo falando da possibilidade de vida em outros planetas falando sobre o tema : o ciclo evolutivo do sol.

PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES:

·         Texto complementar  com algumas  questões de reflexão  ;

·         Trabalho – Montar uma historia em quadrinhos  sobre o Sol e o nosso planeta  com tema: O dia que o sol  invadiu a terra .

·         Terminar as atividades anteriores  e,  enviar por e-mail.


 .

TEXTO: NASCIMENTO, VIDA E MORTE DO SOL

O Sol já vive há 5 bilhões de anos e ainda tem mais outros 5 bilhões para viver. Atualmente é uma estrela estável, quando ainda ocorre a fusão do hidrogênio em hélio. Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol sem a orientação de um astrônomo ou o uso de filtros especiais. Você pode prejudicar sua vista! A Nebulosa de Órion é um dos melhores exemplos de região de formação de estrelas. É um verdadeiro "berçário estelar", onde milhares de novas estrelas estão se formando.

O Sol é a estrela mais próxima da Terra. É a fonte de toda a energia gerada e consumida no nosso planeta. A energia consumida pelas indústrias, automóveis, vegetais, minerais, vida marinha e a energia que usamos para andar e pensar vêm do Sol.

Todos os elementos químicos e matéria-prima dos compostos necessários à vida que conhecemos aqui na Terra, como o carbono por exemplo, foram e continuam sendo gerados no interior da nossa “estrela mãe” – o Sol. Convém ressaltar que isso acontece da mesma forma pelo o Universo afora.

A energia do Sol é gigantesca e a Terra recebe apenas uma pequena parte dessa energia. Mas essa pequena parte é cerca de 50 mil vezes toda a energia consumida pelas indústrias em nosso planeta. A luz que o Sol emite para a Terra leva 8 minutos e 20 segundos para atingir nosso planeta e é cerca de 600 mil vezes mais intensa do que a luz da Lua cheia. Como o maior astro das nossas vizinhanças, o Sol concentra 99,8% da massa de todo o Sistema Solar.
Mas um dia essa força vai acabar! E você, caro leitor (a), deve estar se perguntando: e o nosso Sol vai morrer? Vai sim!
No Universo é assim, as estrelas nascem, vivem e morrem. O destino final de várias estrelas é explodir em nova ou supernova. São explosões cataclísmicas, onde uma grande quantidade de matéria é lançada ao espaço, criando o ambiente para formação de uma nova geração de estrelas.

 

.

COM A LEITURA DO TEXTO RESPONDAM AS QUESTOES A SEGUIR

 

Q1)  Segundo o texto qual  o tempo de  existência  sol ?

 

Q2) Qual o a maneira correta de olharmos para o sol ?

 

Q3) Quais  os benefícios  que o sol proporciona a industrialização ?

 

Q4) Qual a relação do sol com a lua cheia ?

 

Q5) Que tipo de astro o sol é ? Explique ?

 

 

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: Leitura do texto  com auxilio , entrega da lista  feita a caneta ou lápis   no caderno ou no corpo do e-mail , ou world e entregue via e-mail institucional .   

Plantão de duvidas : joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br e 999835-2009

 

 

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