CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020

Intertextualidade

 

Olá turma!

Semana de Estudos Intensivos

Entreguem todas as atividades até o dia16/10, para fechamento do bimestre.

E-mail :jesusoliveira@prof.educacao, sp, gov.br

Leia os textos a seguir

Texto 1

Minas não tem mar?

Cientistas descobrem fósseis de animais em Minas Gerais e comprovam que a região já teve um litoral.

De belezas naturais à saborosa culinária, o estado de Minas Gerais tem seus encantos. Entretanto, para os fãs de um bom mergulho no mar, o local não é o destino preferido, já que não há praias por lá. Mas parece que nem sempre foi assim _no passado, o território mineiro já foi banhado pelo oceano.

É o que geólogos e paleontólogos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acabaram de descobrir. Eles encontraram no município de Januária, no norte de Minas Gerais, fósseis de um antigo animal marinho conhecido como Cloudina.

A ideia de bisbilhotar pela região em busca desses animais pré-históricos foi do geólogo Lucas Warren, professor da Unesp. Em 2012, ele tinha encontrado esses mesmos tipos de restos fósseis de animais lá no Paraguai{…}. Lucas teve, então, a ideia de conferir se fósseis desses bichos também poderiam ser encontrados em Minas Gerais. Seus colegas _ um grupo de biólogos, geólogos e paleontólogos – se animavam com o desafio e logo organizaram uma expedição em busca desses registros.

O pessoal trabalhou duro ao longo de dez dias, escavando e procurando pistas em uma unidade geológica conhecida como grupo Bambuí {…} “Encontramos, de fato, fósseis do gênero Cloudina na região”, conta o pesquisador da Unesp. E mais: eles acharam também fósseis do gênero Corumbella, outro animal marinho, o que comprova que havia mesmo um oceano em Minas Gerais. Mas isso já faz um bom tempo – cerca de 500 milhões de anos atrás{…}

Texto 2

Litoral Paulista

Santos já esteve alagada e bem distante do março

Há 18 mil anos, o grande continente que ia do Polo Sul à Sibéria era coberto por gelo. À medida que foi derretendo, o nível dos oceanos subiu, afogando, por exemplo, uma boa parte do que viria a ser o estado de São Paulo. Fósseis marinhos já foram encontrados na região de Campinas.

Milhares de anos depois a Terra passou por um resfriamento e as geleiras se formaram novamente, fazendo com que o nível do oceano atlântico ficasse até 100 m abaixo do atual. A região onde atualmente encontra-se a cidade de Santos ficou 50 km longe da água. Hoje, a maré chega a Santos e continua subindo.


1_ Qual é a informação comum a esses textos?

a)_o estado de Minas Gerais não é o destino dos mergulhadores.

b)_o gelo já cobriu um grande continente que ia do Polo Sul à Sibéria;

c)_o oceano já banhou regiões brasileiras onde não há mais mar.

d)-o rastreamento da Terra deixou o nível do mar mais baixo.


2_Esses textos foram escritos para

a)_narrar uma história.                                                 c)_ensinar uma tarefa.

b)_fazer um convite.                                                     d)_dar uma informação.


Leia novamente os textos “Minas não tem mar?” e “Litoral Paulista” para responder às questões abaixo.

3_ De acordo com o Texto 1 , os pesquisadores encontraram os fósseis

a)_escavando a terra à procura de pistas.

b)_examinando o fundo do mar,

c)_mergulhando no oceano.

d)_observando as belezas da região.


4_Qual é o trecho que apresenta a informação principal do Texto 1?

a)_ “… para os fãs de um bom mergulho no mar, o local não é o destino preferido, já que não há praias por lá.

b)_ “ Eles encontraram no município de Januária {…} fósseis de um antigo animal marinho conhecido como Cloudina”,

c)    “A ideia de bisbilhotar pela região em busca desses animais pré-históricos foi do geólogo Lucas Warren, professor da Unesp”.

d)_   “...se animaram com o desafio e logo organizaram uma expedição em busca desses registros”.


5_No texto 2, no trecho “hoje, a maré chega a Santos e continua subindo.”, a palavra em destaque indica ideia de

a)_causa.                                                                       c)_modo.

b)_lugar.                                                                        d)_tempo

O macaco e o golfinho

Um marinheiro levava consigo um macaco no navio. O macaco divertia-o e a toda tripulação.

De repente, o navio viu-se no meio de terrível tempestade: os fortes ventos e as grandes ondas quebraram o navio em pedaços.

O marinheiro, a tripulação e o macaco tiveram de lançar-se ao mar e nadar para não se afogarem.

Um golfinho viu o macaco debatendo-se à água e veio em seu socorro: o macaco montou nele e lá se foram até à costa. O golfinho pensava que o macaco era um homem e lhe perguntou:

_O senhor é ateniense?

_Sim, sou – respondeu o macaco. - E descendo de uma das mais importantes famílias de Atenas!

_Então você conhece o Pireu?

O macaco não sabia que o Pireu é o famoso porto de Atenas. E respondeu:

_Decerto. Conheço muito bem. É um dos meus melhores amigos.

O golfinho ficou zangado que atirou o macaco dentro d’água, {…}.


1_ Essa história termina quando

a)_o navio é quebrado em pedaços pela tempestade.

b)_o golfinho pensa que o macaco é um homem.

c)_o golfinho pergunta ao macaco sobre o Pireu.

d)_o macaco é atirado na água pelo golfinho.


2_ No trecho “_ O senhor é ateniense?” ,o travessão foi usado para

a)_ mostrar um comentário do narrador.

b)_marcar uma explicação.

c)_introduzir a fala de um personagem.

d)_destacar a frase no texto.


3_De acordo com esse texto, Pireu é o nome dado

a)_a um amigo do macaco.                                                c)_a um trem.

b)_a um porto de Atenas.                                                   d)_ao avião.


4_Nesse texto, no trecho “Um marinheiro levava consigo um macaco no navio.”, a palavra destacada indica

a)_a duração da viagem do marinheiro.

b)_a maneira como o macaco ficava.

c)_o lugar onde o macaco e o marinheiro estavam.

d)_o motivo de o marinheiro levar o macaco consigo.


5_ Qual gênero textual desse testo

a)_notícia.                                              c)_fábula.

b)_lenda.                                                d)_crônica.


6_ Na frase : “O senhor é ateniense?” O discurso é

a)_direto.

b)_indireto

c)_não havia discurso direto e nem indireto.


Um comentário:

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma