CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020

Fábula

 

Olá turma!

Semana de Estudos Intensivos.

Entreguem as atividades até o dia 16/10/2020, para podermos fechar o bimestre.

E-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

O macaco e o golfinho


Um marinheiro levava consigo um macaco no navio. O macaco divertia-o e a toda tripulação.

De repente, o navio viu-se no meio de terrível tempestade: os fortes ventos e as grandes ondas quebraram o navio em pedaços.

O marinheiro, a tripulação e o macaco tiveram de lançar-se ao mar e nadar para não se afogarem.

Um golfinho viu o macaco debatendo-se à água e veio em seu socorro: o macaco montou nele e lá se foram até à costa. O golfinho pensava que o macaco era um homem e lhe perguntou:

_O senhor é ateniense?

_Sim, sou – respondeu o macaco. - E descendo de uma das mais importantes famílias de Atenas!

_Então você conhece o Pireu?

O macaco não sabia que o Pireu é o famoso porto de Atenas. E respondeu:

_Decerto. Conheço muito bem. É um dos meus melhores amigos.

O golfinho ficou zangado que atirou o macaco dentro d’água, {…}.


1_ Essa história termina quando

a)_o navio é quebrado em pedaços pela tempestade.

b)_o golfinho pensa que o macaco é um homem.

c)_o golfinho pergunta ao macaco sobre o Pireu.

d)_o macaco é atirado na água pelo golfinho.


2_ No trecho “_ O senhor é ateniense?” ,o travessão foi usado para

a)_ mostrar um comentário do narrador.

b)_marcar uma explicação.

c)_introduzir a fala de um personagem.

d)_destacar a frase no texto.


3_De acordo com esse texto, Pireu é o nome dado

a)_a um amigo do macaco.                                  c)_a um trem.

b)_a um porto de Atenas.                                     d)_ao avião.


4_Nesse texto, no trecho “Um marinheiro levava consigo um macaco no navio.”, a palavra destacada indica

a)_a duração da viagem do marinheiro.

b)_a maneira como o macaco ficava.

c)_o lugar onde o macaco e o marinheiro estavam.

d)_o motivo de o marinheiro levar o macaco consigo.


5_ Qual gênero textual desse texto

a)_notícia.                                          c)_fábula.

b)_lenda.                                            d)_crônica.


6_ Na frase : “O senhor é ateniense?” O discurso é

a)_direto.

b)_indireto

c)_não havia discurso direto e nem indireto.


Retrato

Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje.

Assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.


Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

_Em que espelho ficou perdida

a minha face?


7_A autora realiza a descrição de um rosto, por meio de

a)_adjetivos.                                             c)_interjeições.

b)-conjunções.                                           d)_substantivos.


Leia o texto a seguir


VILA DAS FLORES

Vende-se terreno plano

medindo 200 metros quadrados.

Frente voltada para o sol no período da manhã.

Fácil acesso.

(43) 0677-0032


8_Esse texto é

a)_um anúncio.                                                  c)_um cartaz.

b)_um bilhete.                                                  d)_um convite.


8_ Leia o poema “A canção da primavera”, do escritor Gastão Cruz e responda as questões


a primavera canta

ouvi a sua voz

o rouxinol espanta-se

de ouvi-la como nós.


A primavera canta

vais ouvi-la também

quando um pássaro canta

não se ouve mais ninguém


A primavera é ave

é ela o rouxinol

há pássaro que lave

melhor a luz do sol.


9_ O poema cria uma identificação entre dois elementos. Quais são eles?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10_Qual verbo expressa a ação que aproxima esses dois elementos?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma