ATENÇÃO ALUNOS COM ATIVIDADES ATRASADAS E COM ENTREGAS PARCIAIS
Orientações Gerais para entrega de atividades atrasadas, todas serão aceitas por completo, portanto enviem o quanto antes para a nota do primeiro e do segundo bimestres.
Sigam as orientações e, por favor, avisem aos seus colegas de sala, usem as tecnologias disponíveis e tentem fazer as atividades solicitadas.
Coloque nome completo, o ano (Ex. 7º e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
Coloque o Título da Atividade no início (semana de XX até XX de Outubro – título da atividade);
Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu e-mail (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO.
No e-mail, colocar o título da atividade no campo “ASSUNTO” e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO e ANO/SÉRIE;
Essas atividades são avaliações e pontos de presença para compor a nota do 1º bimestre e valerá de 0 (Zero) a 10 (Dez);
Todas as atividades que devem ser realizadas em Ciências referentes aos meses de Maio/Junho/Julho/Agosto/Setembro/2020, devem ser feitas e enviadas, o importante é que façam, entreguem e deixem no caderno, pois contam como presença e nota de 2020.
ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES QUE SÃO SOLICITADAS DEVEM SER ENTREGUES VIA EMAIL: (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br) E UMA CÓPIA EM CADERNO.
A ESCOLA TAMBÉM ESTÁ RECEBENDO AS ATIVIDADES DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 10:00 AS 15:00, TEM QUE ESTÁ DEVIDAMENTE SEPARADA POR MATÉRIA E IDENTIFICADA.
Atenção: Para lançamento de notas nos bimestre anteriores teremos até o dia 25/10, então se você quer recuperar suas notas têm até esta data para enviar as pendências, depois não teremos mais acesso.
Rematrícula foi estendida até o dia 30/10 - não deixe para o último dia, o sistema pode ficar sobrecarregado.
Data: semana – 19 até 23 de outubro.
Número de aulas: 4
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Orientações para entrega de Atividades.
Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7 e a série) e a data de resolução em cada folha do caderno;
Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de outubro - título da atividade);
Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Prazo para a entrega: 28/10/2020
4º Bimestre
Tema: Capítulo 5 - A Atmosfera (Pág. 114)
A Atmosfera
Atmosfera significa esfera de ar;
A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água, que envolve todo o nosso planeta;
Sem a atmosfera provavelmente não haveria vida em nosso planeta. E também não haveria ventos, nuvens ou chuvas.
As camadas da atmosfera
Termosfera - Vai de 80 km até cerca de 500 km de altitude. A termosfera recebe esse nome porque a energia do Sol faz a sua temperatura aumentar com a altitude.
Mesosfera - É a região mais fria da atmosfera. A palavra mesosfera indica que essa é uma camada situada perto da região central da atmosfera.
Além de Nitrogênio, há pouco O2 e quase nenhuma umidade, por isso, não há formação de nuvens nem ocorrem fenômenos meteorológicos.
Estratosfera - Existe grande quantidade de gás O3, que forma a camada de ozônio, tão importante para nós.
Troposfera - Camada mais baixa da atmosfera. Começa no solo e tem, em média, 15 km. É nela que se formam as nuvens, ventos, chuvas, neve, tempestade, raios e furacões. É dela que os seres vivos retiram o O2 para a respiração e CO2 para a Fotossíntese.
Exosfera - É a última camada da atmosfera, que começa a cerca de 500 km de altitude e não tem um limite superior definido. Os gases vão escasseando cada vez mais e a temperatura varia muito: é muito quente durante o dia e muito fria à noite.
Combustão
Combustão significa queima, ato de queimar;
Para que haja a combustão, é necessário que haja um combustível, um comburente e energia (calor); por exemplo: em uma vela acesa, a parafina é o combustível e o oxigênio é o comburente;
O oxigênio, como alimenta a chama, é considerado um gás comburente;
Comburente é, portanto, a substância que provoca a combustão de um combustível.
O oxigênio e a respiração celular
Quase todos os seres vivos usam oxigênio para liberar energia dos alimentos;
Esse processo de liberar energia do alimento com o uso do oxigênio é chamado respiração celular e ocorre da seguinte forma:
Glicose + oxigênio - gás carbônico + água + energia
As plantas e os animais respiram durante todo o tempo (24 horas do dia)
O gás carbônico e a fotossíntese
É o gás utilizado pelas seres clorofilados na produção de alimento (açúcares);
As plantas somente realizam a fotossíntese durante o dia; em presença da luz do Sol;
A fotossíntese ocorre da seguinte forma:
Gás carbônico + água + energia - glicose + oxigênio.
Material de apoio:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-atmosfera.htm
https://www.todamateria.com.br/poluicao-do-ar/
https://planetabiologia.com/poluicao-do-ar-e-gases-poluentes-da-atmosfera/
https://youtu.be/y8EX5QVPpI0 - Poluição atmosférica
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Causam problemas como aquecimento global e chuva ácida.
https://youtu.be/WrWN3eeN6d0 - Ar e sua composição.
A composição média do ar é 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases, principalmente o argônio, o dióxido de carbono e vapor de água.
Para quem ainda não pegou o caderno do aluno 4º Bimestre segue link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf
Atividades
Atividade 1 - Livro Innovar Capítulo 5
Tema 3 – As camadas da atmosfera (Leitura páginas 130 a 138)
Copiar e responder – Aplique e registre: Questões 1 a 4 da página 132.
Atividade 2 - Caderno do Aluno - Situação de Aprendizagem 1 - Atmosfera.
Atividade 1 - PERCEBENDO A EXISTÊNCIA DO AR ( pág 140)
Copiar e responder:
Como percebemos a existência do ar?
De que é composta a atmosfera terrestre?
Como utilizamos o ar em nosso dia-a-dia?
Copiar e responder – Questões 1 e 2 da página 140 e a Questões 3 e 4 da página 141.
Atividade 3 - Ainda no Caderno do Aluno - Atividade 3: Os Componentes da Atmosfera.
Copiar e responder – Questão 1 à 5 da página 142
Atividade 4 - Poluição Atmosférica
Copiar e responder – Questões 1 e 2 da página 143 e a Questão 4 da página 144.
Bom estudo!
Na torcida contínua para que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma