Boa
tarde, pessoal do 6ª A!
Espero
que vocês estejam bem J
A atividade a seguir é uma oportunidade
para relembrarmos um assunto já abordado em atividade anterior: Variação linguística. Realizem as atividades e enviem as respostas para o
e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até
o dia 28/09/2020.
Assunto: Variação linguística
e interpretação de texto.
a) Depois
de ter assistido à aula, destaque os principais componentes que fazem parte da
variação linguística.
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b)
De
acordo com a aula do professor Noslen, dê exemplos de:
●Variação histórica:
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●Variação regional:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
●Variação social:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
●Variação de estilo:
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II. Leia o texto a seguir e responda às questões para analisá-lo.
Causo mineiro
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais!
Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!
Grazadeus ninguém semaxucô!
NATUREZA E
CULTURA (Fonte:
ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993,
p.2-8)
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-variacao-linguistica-7o-ou-8o-ano/
a) Após
observar a imagem e fazer a leitura do texto, indique a qual região do Brasil
pertence o falante do texto?
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b) O
texto está escrito:
(
) na linguagem formal
( ) na informal
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a)
A fala da personagem é
proveniente de uma pessoa que por morar em uma região rural e de difícil
acesso, provavelmente, não teve como frequentar a escola regular. Pesquise na
internet, o que é preconceito
linguístico e responda: é possível afirmar que ele está cometendo um erro
gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de oura maneira? Explique
com argumentos convincentes.
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III. Escreva
LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal):
Analise
qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:
a.( )Ao conversar com um amigo.
b.( ) Ao conversar com a diretora da escola.
c.( )Ao escrever uma carta para uma autoridade.
d.( ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).
e.( )Ao conversar com um professor.
f.( ) Ao conversar com meu irmão.
g.( ) Ao conversar com vários amigos.
h.( ) Ao redigir um texto para o vestibular.
i.( )Ao conversar no telefone com um juiz.
j.( )Ao conversar com um matuto.
Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver
dúvidas, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida
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