CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 

Boa tarde, pessoal do 6ª A!

Espero que vocês estejam bem J

 

A atividade a seguir é uma oportunidade para relembrarmos um assunto já abordado em atividade anterior: Variação linguística. Realizem as atividades e enviem as respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 28/09/2020.

 

Assunto: Variação linguística e interpretação de texto.

 I. Assista a esta aula sobre Variação linguística e depois responda às questões.


a)     Depois de ter assistido à aula, destaque os principais componentes que fazem parte da variação linguística.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      De acordo com a aula do professor Noslen, dê exemplos de:

 

●Variação histórica:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

●Variação regional:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

●Variação social:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

●Variação de estilo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Leia o texto a seguir e responda às questões para analisá-lo.

Causo mineiro

Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem  doidimais!

Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!

        Grazadeus ninguém semaxucô!

 

 NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)

https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-variacao-linguistica-7o-ou-8o-ano/

a)      Após observar a imagem e fazer a leitura do texto, indique a qual região do Brasil pertence o falante do texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      O texto está escrito:

     (   ) na linguagem formal

     (   ) na informal

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

a)      A fala da personagem é proveniente de uma pessoa que por morar em uma região rural e de difícil acesso, provavelmente, não teve como frequentar a escola regular. Pesquise na internet, o que é preconceito linguístico e responda: é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de oura maneira? Explique com argumentos convincentes.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

III. Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal):

Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:

a.(   )Ao conversar com um amigo.

b.(   ) Ao conversar com a diretora da escola.

c.(   )Ao escrever uma carta para uma autoridade.

d.(   ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).

e.(   )Ao conversar com um professor.

f.(   ) Ao conversar com meu irmão.

g.(   ) Ao conversar com vários amigos.

h.(   ) Ao redigir um texto para o vestibular.

i.(   )Ao conversar no telefone com um juiz.

j.(   )Ao conversar com um matuto.

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma