ESCOLA
ESTADUAL HERBERT BALDUS 16/09/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 9ªA,B
Atividade 1 –
Conservação da Natureza – Unidades de Conservação
Pesquise em livros didáticos, atlas ou outras fontes,
informações sobre Unidades de Conservação, e responda às questões:
1) O que são Unidades de Conservação? Cite três exemplos.
2) Considerando os objetivos do SNUC (Sistema Nacional de
Unidades de Conservação) responda:
a) Há alguma relação entre SNUC e proteção da
biodiversidade e dos ecossistemas? Justifique.
b) É possível utilizar recursos naturais provenientes de
Unidades de Conservação (UC)? Quais atividades podem ser desenvolvidas em UCs?
Explique.
3) Considerando as Categorias de Proteção Integral e de
uso Sustentável, preencha, seguindo o
modelo apresentado a seguir:
Quadro 1: Unidades de Conservação de Proteção Integral
Unidade de
Conservação:
Objetivos:
Exemplos:
Quadro 2: Unidades
de Conservação de Uso Sustentável
Unidade de Conservação:
Objetivos:
Exemplos:
4) O que é biodiversidade e qual é a sua importância?
5) Qual é a importância de uma unidade de conservação ambiental? Você conhece ou mora perto de alguma?
Atividade
2 – A Extinção das Espécies – Causas e Conseqüências
Após a leitura do texto,
responda as questões: (Caderno do aluno, volume 3, parte 2)
1) Qual é a definição do termo “extinção”?
2) Qual a diferença entre a extinção, que normalmente
ocorre na natureza, e a extinção em massa?
3) Segundo o texto, ações humanas podem estar
relacionadas à redução de biodiversidade? Cite um exemplo prático.
4) Por que a perda acelerada do número de espécies pode modificar profundamente os ambientes?
Observação:
Pesquisar as atividades no livro de Ciências ou em sites, Capítulo 3 –
Conservação da biodiversidade. Enviar as
atividades para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br até
23/09/20!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma