Olá, turma!
Espero que
todos estejam bem! 
Prof.ª: Monica  
Período: 16/09/2020 á 23/09/2020
Recurso: Assistir as aulas no Centro de Mídias São Paulo
realizadas em 19/08 e
01,02/09/2020.
Habilidade:( EF08MA08). Resolver e elaborar
situações –problema que possam ser representados por sistemas de equações de
1°grau com duas, incógnitas e interpretá – las, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.
Atenção:  
*Atividade
dessa semana, será realizada no caderno do aluno e formulário;
*se for
entrega pelo e-mail ou WhatsApp, tire foto e envie as questões do (caderno do
aluno) e não esquecer de colocar (nome e série);
*acompanhe as
aulas do Centro de Mídias, ajudará nas atividades propostas. 
 Dúvidas e entregas das atividades ,segue meu e –mail: monicax@prof.educacao.sp.gov.br e Whatsapp (11) 99870 - 3595  
  Assistam os vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=iKl1tgF9TCc
Leia com atenção o conceito:
          SISTEMA DE EQUAÇÕES COM DUAS
INCOGNITAS
 
 Um sistema de equações é constituído por um
conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um
sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas
as equações.  
   Um sistema é chamado do 1º grau, quando o
maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não
existe multiplicação entre essas incógnitas. 
                              Como resolver um sistema de equações
do 1º grau?
 
    Podemos
resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas incógnitas, usando o
método da substituição ou o da soma.
                                                  
Método da substituição. 
     Esse método consiste em escolher uma das
equações e isolarmos uma das incógnitas, para determinar o seu valor em relação
a outra incógnita. Depois, substituímos esse valor na outra equação.
    Desta forma, a segunda equação ficará com
uma única incógnita e, assim, poderemos encontrar o seu valor final. Para
finalizar, substituímos na primeira equação o valor encontrado e, assim,
encontramos também o valor da outra incógnita.       
                                                                                         
 
             Exemplo: Resolva o seguinte sistema de equações: 
Resolução
       Vamos começar escolhendo a primeira
equação do sistema, que é a equação mais simples, para isolar o x. Assim temos:
Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la, da seguinte maneira:
                                          
3.(12 – y ) – y = 20
                                           36 – 3y – y = 20
                                                     
- 4 y = 20 – 36
                                                         
4y=16
                                                            
y= 16/4
                                                             
y=4 
              Agora que encontramos o valor do y,
podemos substituir esse valor da primeira equação, para encontrar o valor de x:
                                                
X + 4 = 12
                                                      X
= 12 – 4 
                                                      
X = 8 
                                                    
Método da Adição 
     No
método da adição buscamos juntar as duas equações em uma única equação,
eliminando uma das incógnitas. Para isso, é necessário que os coeficientes de
uma das incógnitas sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais
contrários. 
Exemplo:
    Para exemplificar o método da adição, vamos
resolver o mesmo sistema anterior: 
Note que nesse sistema a incógnita y possui coeficientes opostos, ou seja, 1 e - 1. Então, iremos começar a calcular somando as duas equações, conforme indicamos abaixo:
Ao anular o y, a equação ficou apenas com o x, portanto agora, podemos resolver a equação:
                                                      X =32/4
                                                      X = 8 
    Para
encontrar o valor do y, basta substituir esse valor em uma das duas equações.
Vamos substituir na mais simples:
                                                    8
+ Y = 12 
                                                          Y = 12 – 8
                                                          Y = 4 
    Note que o resultado é o mesmo que já
havíamos encontrado, usando o método da substituição. Quando as equações de um
sistema não apresentam incógnitas com coeficientes opostos, podemos multiplicar
todos os termos por um determinado valor, a fim de tornar possível utilizar
esse método.
     Por exemplo, no sistema abaixo, os
coeficientes de x e de y não são opostos: 
      Assim, o sistema equivalente ao que
queremos calcular é:
Agora, é possível resolver o sistema por adição, conforme apresentado abaixo:
                                                 
-6 .(-12) – 2y = - 48
                                                   
+ 72 – 2y = - 48
                                                            
- 2y = - 48 – 72
                                                            
- 2y = - 120
                                                                
Y = -120/-2
                                                                 
Y = 60
     Assim, a solução para o sistema é o
par ordenado (- 12, 60)
                       
Classificação dos
sistemas de equações 
           Um sistema
do 1º grau, com duas incógnitas x e y, formado pelas equações a1x + b1y = c1 e a2x + b2y = c2, terá a seguinte
classificação: possível e determinado, possível e indeterminado e impossível.
          O sistema será possível e determinado quando
apresentar uma única solução. Isso acontecerá quando: 
![]()  | 
Exemplo:
Classifique
o sistema abaixo:
                           
 
- Agora responda as questões do Caderno do aluno, volume 3, páginas:
 
       69 =
      70 =
      71 =
- Em seguida click no link e responda o formulário e envie :
 
   
https://forms.gle/g9Zk4AtNDVa7hjpt6
                                                                                                                                        
     Bons estudos!













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