CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ROMANTISMO EUROPEU

 Olá, pessoal do 2ºE!

Espero que vocês estejam bem;)

 

Esta semana daremos continuidade ao estudo do movimento literário Realismo. As respostas da atividade devem ser enviadas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 21/09/2020.

 

Assunto: Realismo europeu.

I. Características do Realismo

 

Assista ao vídeo a seguir e depois faça um resumo, destacando as principais características do Realismo, dos artistas que participaram desse movimento, etc.


Seu resumo:

 
 

 

 

 

 

 

 

   

 II. Leitura de imagem

 

a)      Observe a pintura a seguir. 

CLAUSEN, G. Busto de uma camponesa. 1882. Óleo sobre tela, 59,3 X 40 cm


b) Como você descreveria a camponesa retratada na pintura?

c) Que aspectos da imagem podem causar impacto no observador do quadro?

d) Você diria que esse é um retrato idealizado de uma camponesa? Justifique.

 

II. Da imagem para o texto

 

a)      Com o surgimento do Realismo na Europa, os romances de costumes passam a retratar as personagens e suas relações de modo mais distanciado e objetivo. Leia um trecho de Madame Bovary, que mostra o descontentamento da personagem principal diante da realidade de sua vida de casada.

.............................................................................................................................................

Capítulo 9

[...]Quanto mais próximas ficavam as coisas, mais o seu pensamento se afastava delas. Tudo o que a rodeava de perto, os campos enfadonhos, os burguesinhos imbecis, a mediocridade da existência, parecia-lhe uma exceção no mundo, um caso particular em que se achava envolvida, ao passo que para além se estendia, a perder de vista, o imenso país da felicidade e das paixões. Confundia, no desejo, a sensualidade do luxo com as alegrias do coração, a elegância dos hábitos com a delicadeza dos sentimentos. Acaso não necessita o amor, como certas plantas, terreno preparado, temperatura especial? [...]

Charles gozava de boa saúde e tinha ótimo aspecto; a sua reputação estava definitivamente firmada. Os camponeses gostavam dele porque não era orgulhoso. Agradava as crianças, não entrava nunca nas tabernas e, além disso, inspirava confiança pela sua conduta. […]

[…] Charles, porém, não tinha ambições! Um médico de Yvetot, com quem se encontrara em conferência, humilhara-o um pouco, na própria cabeceira do doente e na presença dos parentes reunidos. Quando Charles contou, à noite, esse fato, Emma exaltou-se em voz alta contra o colega. Charles sentiu-se enternecido com isso e deu-lhe um beijo acompanhado de uma lágrima. Ela, porém, estava exasperada de vergonha; a sua vontade era de espancá-lo, mas se levantou, dirigiu-se ao corredor, abriu a janela e aspirou o ar fresco, para se acalmar.

– Pobre-diabo! Pobre-diabo! – dizia ela em voz baixa, mordendo o lábio. Sentia-se cada vez mais irritada. A idade ia-o tornando pesadão; à sobremesa divertia-se em cortar as rolhas das garrafas vazias e, depois de comer, passada a língua pelos dentes, ao engolir a sopa, fazia um gorgolejo em cada gole e, como começasse a engordar, os olhos, já por si tão pequenos, pareciam ter sido empurrados pelas bochechas.

Emma, às vezes, metia-lhe para dentro do colete a fralda vermelha da camisa, arrumava-lhe a gravata ou punha fora as luvas desbotadas, que ele pretendia calçar; e isso não era por ele, como Charles pensava, mas por ela mesma, por expansão de egoísmo, por irritação nervosa.

 

FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Tradução: Enrioco Corvisieri. Porto Alegre: L&PM, 2003. p. 68-72. (Fragmento).

a)      Indique o tipo de narrador e as personagens no trecho de romance que você acabou de ler.

b)      Transcreva a passagem que revela os sentimentos de Emma em relação ao local em que vive com o marido.

c)      Como ela se sente morando nessa pequena vila no interior da França? Que imagem faz do lugar?

d)     De que maneira a linguagem usada traduz para o leitor os juízos de valor de Emma?

e)      O que é possível depreender do gesto de Charles Bovary diante da reação revoltada de Emma?

f)       Como Emma vê seu marido? Justifique.

g)      Compare o retrato da camponesa (pintura) com a representação que Flaubert faz da vida de casados de Charles e Emma. Que semelhanças no olhar para a realidade podemos identificar entre o quadro e o texto? Explique.

h)      Comparando estilos: uma cena como a de Madame Bovary poderia fazer parte de um romance romântico? Por quê?

 

Bibliografia: ABAURRE, Maria Luiza. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. (Adaptado)

 Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma