Olá, pessoal do 2ºE!
Espero
que vocês estejam bem;)
Esta semana daremos continuidade ao
estudo do movimento literário Realismo. As respostas da atividade devem ser
enviadas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 21/09/2020.
Assunto: Realismo europeu.
I. Características do Realismo
Seu
resumo:
a) Observe a pintura a seguir.
CLAUSEN, G. Busto de uma camponesa. 1882. Óleo sobre tela, 59,3 X 40 cm
b) Como você descreveria a camponesa retratada na pintura?
c) Que aspectos da imagem podem causar impacto no observador do quadro?
d) Você diria que esse é um retrato idealizado de uma camponesa? Justifique.
II. Da imagem
para o texto
a)
Com
o surgimento do Realismo na Europa, os romances de costumes passam a retratar
as personagens e suas relações de modo mais distanciado e objetivo. Leia um
trecho de Madame Bovary, que mostra o
descontentamento da personagem principal diante da realidade de sua vida de
casada.
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Capítulo
9
[...]Quanto mais próximas ficavam as coisas, mais o seu pensamento se afastava delas. Tudo o que a rodeava de perto, os campos enfadonhos, os burguesinhos imbecis, a mediocridade da existência, parecia-lhe uma exceção no mundo, um caso particular em que se achava envolvida, ao passo que para além se estendia, a perder de vista, o imenso país da felicidade e das paixões. Confundia, no desejo, a sensualidade do luxo com as alegrias do coração, a elegância dos hábitos com a delicadeza dos sentimentos. Acaso não necessita o amor, como certas plantas, terreno preparado, temperatura especial? [...]
Charles gozava de boa saúde e tinha
ótimo aspecto; a sua reputação estava definitivamente firmada. Os camponeses
gostavam dele porque não era orgulhoso. Agradava as crianças, não entrava nunca
nas tabernas e, além disso, inspirava confiança pela sua conduta. […]
[…] Charles, porém, não tinha ambições!
Um médico de Yvetot, com quem se encontrara em conferência, humilhara-o um
pouco, na própria cabeceira do doente e na presença dos parentes reunidos.
Quando Charles contou, à noite, esse fato, Emma exaltou-se em voz alta contra o
colega. Charles sentiu-se enternecido com isso e deu-lhe um beijo acompanhado
de uma lágrima. Ela, porém, estava exasperada de vergonha; a sua vontade era de
espancá-lo, mas se levantou, dirigiu-se ao corredor, abriu a janela e aspirou o
ar fresco, para se acalmar.
– Pobre-diabo! Pobre-diabo! – dizia ela
em voz baixa, mordendo o lábio. Sentia-se cada vez mais irritada. A idade ia-o
tornando pesadão; à sobremesa divertia-se em cortar as rolhas das garrafas
vazias e, depois de comer, passada a língua pelos dentes, ao engolir a sopa,
fazia um gorgolejo em cada gole e, como começasse a engordar, os olhos, já por
si tão pequenos, pareciam ter sido empurrados pelas bochechas.
Emma, às vezes, metia-lhe para dentro do
colete a fralda vermelha da camisa, arrumava-lhe a gravata ou punha fora as
luvas desbotadas, que ele pretendia calçar; e isso não era por ele, como
Charles pensava, mas por ela mesma, por expansão de egoísmo, por irritação
nervosa.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Tradução: Enrioco Corvisieri. Porto Alegre:
L&PM, 2003. p. 68-72. (Fragmento).
a)
Indique
o tipo de narrador e as personagens no trecho de romance que você acabou de
ler.
b)
Transcreva
a passagem que revela os sentimentos de Emma em relação ao local em que vive
com o marido.
c)
Como
ela se sente morando nessa pequena vila no interior da França? Que imagem faz
do lugar?
d)
De
que maneira a linguagem usada traduz para o leitor os juízos de valor de Emma?
e)
O
que é possível depreender do gesto de Charles Bovary diante da reação revoltada
de Emma?
f)
Como
Emma vê seu marido? Justifique.
g)
Compare
o retrato da camponesa (pintura) com a representação que Flaubert faz da vida
de casados de Charles e Emma. Que semelhanças no olhar para a realidade podemos
identificar entre o quadro e o texto? Explique.
h)
Comparando
estilos: uma cena como a de Madame Bovary
poderia fazer parte de um romance romântico? Por quê?
Bibliografia: ABAURRE, Maria
Luiza. Português: contexto, interlocução
e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. (Adaptado)
Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida
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