CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 13 de setembro de 2020

ANÁLISE GRAMATICAL: SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO

 

Olá, pessoal do 6ºA!

Espero que vocês estejam bem J

 

Nesta semana revisaremos algumas classes gramaticais. Enviem as respostas da atividade para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 21/09/2020.

 

Assunto: classes de palavras – substantivo, adjetivo e verbo.

 

I. Estudo do substantivo

 

a) Pense numa situação que aconteceu com você, hoje de manhã, e faça uma lista com o nome de todos os objetos que você usou durante esse período de tempo.

 

Sua lista:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 b) Leia o texto abaixo:

 

Domingo, manhã, TV

 

                   Boxe, entrevista, equipes. Pista, fiscais. Piloto, carro, banco, volante e pedais. Ignição e motor. Luzes, largada, asfalto, pneus. Reta, acelerador, câmbio, velocidade, ultrapassagem. Curva, espelho, freio, acelerador, marcha, acelerador. Reta, curva, reta. Volta, volta, propaganda, volta, volta. Cinemática, estática e dinâmica. Quilometragem, calor, termômetro,. Reta, óleo, pressão, placas, boxe. Cronômetro. Entrada, parada, mecânico, abastecimento, regulagem, pneus, saída.

                   Cronômetro, tempo. Posição, volta, volta, propaganda, volta. Curva, perigo, derrapada, grama, pedra, embreagem, equilíbrio. Comentário. Retomada, reta, velocímetro. Tempo e distância. Arquibancada, bandeiras, cores. Volta. Chegada.

 

Marco Antonio Hailer

 

c) Qual a situação apresentada no texto?

 

d) A que classe de palavras pertencem as palavras do texto e as da lista que você fez na atividade a?

 

e) Observe as manchetes de jornal e identifique os substantivos.

 

Praias do Rio voltam a ficar cheias em dia de forte calor

Fumaça de incêndios florestais nos EUA chega ao Canadá

Moradores reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo

Calor, pandemia e pouca chuva fazem reservatórios em SP registrarem queda no nível de água

 

II. Estudo do adjetivo

 a) O artista holandês Vincent Van Gogh criou a obra Quarto em Arles observando o lugar em que morava. Quando lhe perguntavam por que usava cores tão fortes, ele respondia que, em vez de tentar reproduzir exatamente o que via diante dos olhos, usava a cor de acordo com sua vontade, a fim de expressar-se com mais força. Observe a obra do pintor e responda: Quais as cores que você percebe nessa tela?



b) Van Gogh pintou muitos objetos nessa representação do seu quarto. Liste alguns deles e dê suas características, isto é, descreva esses objetos. Exemplo: cama pequena, antiga etc.

 

c) Escreva o nome de três objetos que você vê no seu quarto e dê suas características.

 

d) Num texto, para que são usadas as palavras que dão características às coisas?

 

e) Qual é o nome da classe de palavras em que estão inseridas as palavras que indicam as características dos seres?

 

III. Estudo do verbo

 

a) Leia:

 

Eu

Vesti. Calcei. Penteei. Peguei.

Saí. Andei. Subi. Entrei.

Cumprimentei. Entreguei. Brinquei. Comi. Bebi. Dancei.

Brinquei. Falei. Gritei. Cantei. Dancei.

Despedi. Corri. Cheguei. Dormi.

 

Qual é a situação que está sendo apresentada nesse texto?

 

b) Quem está vivendo essa situação?

 

c) Essa situação já ocorreu, vai ocorrer ou está ocorrendo no momento?

 

d) Escolha duas palavras do texto e amplie as ideias da situação apresentada. Exemplo:

Falei → Quando ele se aproximou eu falei, ali mesmo, que gostava muito dele.

 

e) Reescreva o texto mudando a situação para o presente (algo que está ocorrendo no momento).

 

Bibliografia: FERNANDES, Maria. Alp novo: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 2000. (Adaptado)

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma