COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
ANO/SÉRIES(s): 1 anos B, C, D, E e F
PERÍODO/SEMANA: DE 21/09 À 25/09
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
· Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública e identificar os impactos nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos. Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes.
· Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez, identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
ATIVIDADES:
Caderno do aluno página 46.
1. Como costuma ser a reação da sociedade diante de uma gravidez na adolescência?
2. A vida de um(a) adolescente grávido(a) se modifica, considerando a escola, família, festas, etc.?
3. O impacto da gravidez para meninas e meninos é muito diferente?
4. A quem cabe se prevenir de uma gravidez? A quem cabe cuidar do(a) filho(a)?
Caderno do aluno pagina 47
1. De acordo com os conhecimentos adquiridos, é indicada a utilização de duas camisinhas ao mesmo tempo? Justifique.
2. É possível utilizar mais de um método ao mesmo tempo? Quais deles não podem ser combinados e quais agem melhor quando combinados?
3. É possível estabelecer uma relação entre gravidez e IST? Comente.
4. Em sua opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique utilizando argumentos com embasamento científico.
5. Quem deve ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método escolhido?
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:
· Vídeo aula CMSP;
· Caderno do aluno páginas 46 e 47;
· https://www.youtube.com/watch?v=O2WMg-JkMss - Biologia - Métodos contraceptivos - Ensino Médio 1º Ano
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1)Assistir a vídeo aula sobre métodos contraceptivos;
2) Ler o texto do DR. Drauzio Varella - Gravidez na adolescência
3)Responder as questões citadas acima.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma