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quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Aula 14 - 3º Bimestre - Interação gravitacional da Terra e Movimentos - 1B

Boa noite alunos,

Dando continuidade ao nosso bimestre em física, vamos recordar alguns exercícios de aulas anteriores sobre movimentos uniformes e finalizarmos o tema sobre interação gravitacional.

 Objetivo : Entender o conceito de campo gravitacional e a relação da massa e o peso dos corpos e as interações Terra-Sol-Lua.. 

Passo a passo nas atividades:

·         Assistir a aula do central de mídias do dia 08/09/2020 , com o tema : Interação gravitacional, fazer as anotações dos exercícios propostos no caderno.  

 

·         Realizar a leitura dos exercícios propostos pelo professor referente a  reforço de aulas anteriores e resolver  copiar no caderno ( tentem fazer sozinhos antes)  .

 

·         Acompanhamento do professor  com plantão de  duvidas através dos canais de comunicação ( Email, Whatsapp, Blogguer e central de midias).

 

 

 

EXERCÍCIOS DE FÍSICA SOBRE MOVIMENTOS

 

Q1) Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m. Determine:

a) A velocidade do móvel.
b) A função da posição.
c) A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d) O instante em que ele passa pela origem.

Resolução

A velocidade do móvel
v = Δs/Δt
v = (200-500)/(20-0)
v = -300/20
v = -15m/s  (velocidade negativa implica em movimento retrógrado)

A função da posição
x = x0 + v.t
x = 500 - 15t

A posição nos instantes t = 1s e t = 15s

Para t = 1s temos:
x = 500 - 15.1
x = 500 – 15
x = 485m

Para t = 15s temos:
x = 500 – 15.15
x = 500 – 225
x = 275m

O instante em que ele passa pela origem para x = 0 temos que:
0 = 500 – 15.t
15.t = 500
t = 500/15
t = 33,3 s em valor aproximado.

 

 

Q2) Dois carros A e B encontram-se sobre uma mesma pista retilínea com velocidades constantes no qual a função horária das posições de ambos para um mesmo instante são dadas a seguir: xA = 200 + 20.t e xB = 100 + 40.t. Com base nessas informações, responda as questões abaixo.

a. É possível que o móvel B ultrapasse o móvel A? Justifique.
b. Determine o instante em que o móvel B alcançará o móvel A, caso este alcance aconteça.

 

Resolução

a) Sim, pois a posição do móvel B é anterior a de A, e B possui uma velocidade constante maior que a de A; estando eles em uma mesma trajetória retilínea dentro de um intervalo de tempo Δt, B irá passar A.

b) x= xB
200 + 20.t = 100 + 40.t
40.t - 20.t = 200 - 100
20.t = 100
t = 100/20
t = 5s

A função horária do espaço de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada pela seguinte expressão: x = 100 + 8.t. Determine em que instante esse móvel passará pela posição 260m.

Resolução

x = 100 + 8.t
260 = 100 + 8.t
8.t = 160
t = 160/8
t = 20s

 

 

Q4) O gráfico a seguir representa a função horária do espaço de um móvel em trajetória retilínea e em movimento uniforme.


Com base nele, determine a velocidade e a função horária do espaço deste móvel.

Resolução

v = Δs/Δt
v = (250 – 50)/(10 - 0)
v = 200/10
v = 20m/s – velocidade

x = xo+ v.t
x = 50 + 20.t

Q5) Um móvel em M.R.U gasta 10h para percorrer 1100 km com velocidade constante. Qual a distância percorrida após 3 horas da partida?

 

 Resolução

V = S/t
V = 1100/10
V = 110km/h

110 = S/3
S = 330 km.

 




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