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quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Roteiro de Estudo : Modelos Atômicos e Tabela Periódica.

 

Boa noite!!

Vamos iniciar o terceiro bimestre, fazendo o nosso roteiro de estudo.

Para copiar no caderno, não precisa enviar, porém é importante fazer, pois vamos utilizar nas nossas atividades.

Não fiquem desesperados, pois teremos essa semana e a próxima para fazer o nosso roteiro de estudo e assistir as aulas do centro de mídias.

Bom estudo!

Modelos Atômicos e Tabela Periódica:

1.     Átomo:

A palavra átomo vem do grego e significa indivisível. Como você já deve ter percebido, o seu conceito está atrelado ao conceito de matéria, que é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

A - Estrutura de um átomo

 O átomo é dividido em duas partes. A primeira é o núcleo, no qual temos:

  • Prótons, que são elementos constituídos de massa e que possuem uma carga positiva;
  • Nêutrons, que são elementos que possuem massa e uma carga nula.

A segunda parte é a eletrosfera, onde existe apenas uma partícula, que são os elétrons:

  • Elétrons possuem massa desprezível, portanto, é considerada zero, e carga negativa.

2.     Modelos atômicos

A escola do atomismo surge da filosofia, mas o primeiro modelo atômico só surgiu no século XIX. 

A - Modelo atômico de Dalton

primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria.

B- Postulados de Dalton

·       Todas as substâncias são constituídas de minúsculas partículas, denominadas átomos. Cada substância é constituída de um único tipo de átomo.

·                  As substâncias simples, ou elementos, são formados de “átomos simples”, que são átomos isolados, pois átomos de um mesmo elemento químico.

·         As substâncias compostas são formadas de “átomos compostos”, capazes de decomporem, durante as reações químicas.

 C - Modelo atômico de Thomson

    Na segunda metade do século XIX, temos o surgimento da energia e a utilização da corrente elétrica, uma ferramenta nova para a ciência, que Thomson emprega em um experimento com raios catódicos.

       Descobre o elétron dentro do átomo, colocando duas placas com cargas elétricas, uma positiva e uma negativa. Dessa maneira, se o átomo não possuísse nenhuma carga, não seria atraído por nenhuma delas.

     A teoria de que o átomo era indivisível, agora cai por terra e Thomson diz que ele é composto por uma massa positiva, na qual estão incrustados os elétrons, que são negativos.

      Por que eles não saem dessa massa? Porque a carga negativa é atraída pela positiva, por isso eles não se separam.

    O átomo continua, no modelo atômico de Thomson, sendo esférico, maciço (massa positiva e partículas negativas), e ficou conhecido como “pudim de passas”.

 D - Modelo atômico de Rutherford

    No século XX, é descoberta a radioatividade e, assim, em 1911, Rutherford utiliza o polônio em seu experimento, um elemento radioativo que emite uma partícula denominada alfa.

    Milhares dessas partículas foram lançadas contra uma placa de ouro e esperava-se que, se o átomo fosse realmente maciço, a partículas alfas não a ultrapassariam.

    Para sua surpresa, a grande maioria atravessou o obstáculo, sendo que poucas sofreram desvios e voltaram.

    As que voltavam levaram Rutherford a perceber que algo nesse átomo era maciço, que era o núcleo, então, a partir desse momento, ele o dividiu em duas partes: núcleo e eletrosfera.


Temos o nosso roteiro de estudo, mas ainda não acabou.

Para entender vamos assistir as aulas do centro de mídia no YouTube dos dias  27/07, 03/08 e 10/08. Segue os links das aulas:

 

htpps://youtu.be/XFDGSShy9Ms (27/07)

htpps://youtu.be/t_1HSjgAdag (03/08)

htpps://youtu.be/t16TRmjpT5c (10/08)

Para finalizar vamos fazer a atividade 1A   do caderno do aluno – 3º Bimestre, página 31.

Pessoal copie o roteiro de estudo no caderno, assista as aulas do centro de mídias, temos duas semanas para realizar as nossas tarefas com tranquilidade e quaisquer dúvidas : elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

Obrigada!

 

 

 

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