Boa tarde, pessoal do 2º E!
Espero
que vocês estejam bem J
Assunto: Produção
textual de uma reportagem.
Questões
a) Qual é o assunto comum a todos os textos das imagens anteriores?
b) Qual é o impacto social que os desastres ambientais citados tiveram na vida dos habitantes das cidades atingidas?
c) Faça um breve resumo do seu entendimento sobre o que é uma reportagem, destacando as partes que compõe esta?
d) No lide abaixo o que poderia ser acrescentado para que a informação ficasse mais completa?
No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento
de uma barragem de rejeitos de mineração. O desastre industrial, humanitário e
ambiental causou a morte de 259 pessoas e o desaparecimento de outras 11.
e) Pensando na elaboração de uma reportagem sobre o desastre ambiental em Brumadinho responda: quem poderia ser entrevistado para que houvesse a ampliação dos fatos acerca do rompimento da barragem?
f) Além de entrevistas, que outros gêneros textuais poderiam ser utilizados em uma reportagem sobre o desastre em Brumadinho? De que modo?
II.
Com base nas aulas do CMSP e nas orientações de seu professor, elabore uma
reportagem a partir da notícia que inspirou a charge abaixo.
Siga
a estrutura da reportagem – título, lide, imagem, corpo do texto.
Verifique se o texto contempla: fotos, depoimentos, entrevistas, citações.
*Observe se há adequação quanto ao título.
*Atente
para o uso da linguagem, considerando o público a quem se destina o texto.
*Constate
se as normas das convenções da escrita foram empregadas.
*Reescreva
o texto, após revisão e orientações de seu professor.
Bibliografia: São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 2º EM, 3º bim.
Observações: Façam um rascunho antes de finalizar o texto para envio. Se tiverem alguma dúvida, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª
Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma