CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Aula 10 - 3º Bimestre - idéias evolucionistas até Darwin - 9C e 9D

 Bom dia Alunos, 

Vamos entender melhor sobre a lição passada em relação ao tema ideias evolucionistas de Darwin, Lamark e outros. Trabalharemos a genética da ciências. 

Para os que não conseguiram resolver as lições a tempo, eu ainda estou recebendo por e-mail.

Lembrando que a cada não entrega o aluno recebe as faltas penitentes a ausência de entrega das atividades.

 

Segue a lição desta semana

·         Assistir a aula do canal  Central de mídias e fazer as anotações no caderno – Aula do dia 14/08/2020  sobre idéias  evolucionistas até  Darwin .

·         Fazer a leitura do texto postado no blogger e responder as alternativas   no caderno.

Charles Darwin

Ele nasceu no ano de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando jovem ingressou em um curso de medicina, mas logo o abandonou. Aconselhado por seu pai, decidiu fazer faculdade de teologia. No ano de 1831, embarcou como um dos tripulantes do navio inglês H. M. S. Beagle, numa viagem que duraria cinco anos. Durante a viagem, Darwin, além de escrever um diário contando tudo o que observara, coletou desde insetos até grandes mamíferos que ele mesmo empalhou. No ano de 1836, Darwin desembarcou de volta à Inglaterra e começou a separar e classificar tudo o que havia encontrado durante a viagem a bordo do Beagle, publicando em seguida a obra “Zoologia da viagem do Beagle”.

Mesmo com todas as observações feitas durante a viagem, Darwin ainda não sabia explicar como ocorria de fato a seleção dos organismos na natureza. Foi no ano de 1838 que Darwin, lendo o livro do economista britânico Thomas Malthus sobre crescimento populacional, deduziu que os únicos organismos que conseguiam sobreviver às adversidades eram aqueles que tinham características exclusivas. Depois dessa conclusão, Darwin elaborou a teoria da seleção natural, que é aceita até os dias atuais.

Segundo a teoria da seleção natural de Darwin:

Todos os organismos vivos competem entre si e com outras espécies (competição interespecífica e intraespecífica) e, assim, poucos conseguem chegar à idade reprodutiva gerando descendentes férteis.

Como os organismos competem por alimento, espaço físico, fêmeas, etc., somente os mais aptos conseguem sobreviver, reproduzir e gerar descendentes férteis.

Os organismos de uma mesma espécie não são idênticos entre si e dependendo das necessidades do organismo, essas diferenças podem ser benéficas ou não, sendo que os organismos que tiverem diferenças favoráveis conseguirão se adaptar melhor àquele ambiente, além de transmitir essas diferenças a todos seus descendentes.

Lamarck foi um dos primeiros naturalistas que elaboraram teorias evolucionistas e, com elas, conseguiu atrair a atenção de Darwin. Segundo Lamarck, as girafas tinham pescoço comprido de tanto o esticarem em busca de alimento, mas Darwin deu outra explicação para esse fato. De acordo com Darwin, existiam girafas de pescoço longo, que alcançavam alimento tanto nas copas das árvores quanto em arbustos rasteiros, e girafas de pescoço curto, que conseguiam alimento somente em arbustos rasteiros. Em determinada época, uma seca prolongada fez com que os arbustos rasteiros se tornassem escassos, eliminando então a população de girafas de pescoço curto. Como as girafas de pescoço longo estavam melhores adaptadas, elas foram as únicas que sobreviveram, transmitindo a seus descendentes essa característica.

Outro exemplo clássico da teoria da seleção natural elaborada por Darwin ocorreu com as mariposas da espécie Biston betularia, que podem ser de cor clara ou escura. Na Inglaterra, antes da Revolução Industrial, as mariposas de cor escura eram as mais predadas por aves, pois elas eram mais vistas sob os troncos das árvores que eram brancos. Logo depois da Revolução Industrial, a fumaça das chaminés das fábricas fez com que os troncos das árvores se escurecessem, dando às mariposas de cor escura a chance de se camuflarem. Dessa forma, a população de mariposas de cor clara caiu drasticamente, enquanto que as mariposas de cor escura ficaram cada vez mais numerosas.

 

Q1) A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?

a) Hooker.

b) Wallace.

c) Malthus.

d) Lamarck.

e) Cuvier.

 

Q2) Um dos pontos-chave da teoria de Darwin diz respeito à seleção natural. Sobre a seleção natural, marque a alternativa incorreta.

a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista variabilidade genética.

b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do organismo mais forte.

c) A seleção natural pode levar a modificações nas características de uma população ao longo do tempo.

d) A seleção natural é um mecanismo que ajuda no surgimento de novas espécies.

e) A seleção natural garante um aumento da população de indivíduos com características vantajosas.

 

Q3) A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e macacos:

a) são da mesma espécie.

b) adquiriram características durante a sua vida e transmitiram aos seus descendentes.

c) sofreram mutações que levaram à transformação da espécie.

d) possuem um ancestral comum.

e) apresentam o mesmo material genético.

 

Q4) (Fuvest) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta

a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.


Q5) (UFC-2007) Um problema para a teoria da evolução proposta por Charles Darwin no século XIX dizia respeito ao surgimento da variabilidade sobre a qual a seleção poderia atuar. Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são:

a) mutação e recombinação genética.

b) deriva genética e mutação.

c) seleção natural e especiação.

d) migração e frequência gênica.

e) adaptação e seleção natural.


Prazo de entrega : 28/08/2020


contato professor : joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br  ou 99835-2009





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma