CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 6 de julho de 2020

POÉTICAS PESSOAIS E PROCESSOS COLABORATIVOS EM ARTE.


Poéticas Pessoais e Processos Colaborativos em Arte
HABILIDADE
Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.
CONHECENDO OS CONCEITOS
O que é “forma-conteúdo”?
Na forma artística está o conteúdo. A escolha e a articulação entre forma e conteúdo mesclam-se pelo diálogo com a materialidade e coletivas agem.
CONHECENDO OS CONCEITOS
Quais são as linguagens artísticas?
ARTES VISUAIS – TEATRO – DANÇA – MÚSICA – HÍBRIDAS – CONVERGENTES
ARTES VISUAIS
Assemblage; body art; cerâmica; colagem; desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.); happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto; performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.); ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.
TEATRO
Artes circenses; commedia dell’arte; escultura viva; folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção cênica; mamulengo; performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo; teatro de animação; teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua; teatro de sombras; teatro moderno; teatro nô.

DANÇA
Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
MÚSICA
Canto; canto coral; conjunto de câmara; improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba; tecnomúsica.
HÍBRIDAS
Happening; performance.
CONVERGENTES
Arquitetura; cenografia; design; figurino; iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria; publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.
Objetos de conhecimento
Conteúdos, conceitos e processos de criação
Poética pessoal e processos colaborativos
A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas;
A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas;
CONHECENDO OS CONCEITOS
O que é “poética pessoal”?
É a forma subjetiva de expressão por meio da arte. Partindo da premissa de que há variadas maneiras de se estabelecer intimidade que a move.
Responda:
a)Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar: celulares ou câmeras fotográficas?
b)O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos?
c)Você tem o hábito de imprimir fotos? Possui fotos impressas em casa?
CONHECENDO CONCEITOS
A arte da fotografia
Substituindo os caros retratos pintados à mão, a fotografia surge em 1826, quando Joseph Niépce captura a primeira imagem por intermédio da exposição de luz sobre suporte fotossensível.
Socialmente considerada um importante veículo de comunicação, é vista também como forma de expressão artística, considerando-se a subjetividade sensível dos fotógrafos, que capturam o momento mais relevante, tornando-o perene por meio do registro fotográfico.
Após intenso processo de evolução, especialmente nos últimos anos, é hoje possível a criação de registros fotográficos com grande qualidade e simplificação dos procedimentos, aliados à tecnologia que permite a mais alta resolução à imagem.
Responda:
1)Conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?
2)Por meio de filtros ou aplicativos, é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
3)Como você costuma armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?
ARTISTAS INFLUENTES
Cristiano Mascaro (1944-)
Paulista, Cristiano Mascaro está na lista dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Sua formação em arquitetura influenciou seu olhar e os cliques de sua câmera, perceptível em sua poética singular.
No início da carreira trabalhou como repórter fotográfico para uma das revistas mais importantes do país, dedicando-se posteriormente apenas à sua arte, por meio da adoção de temáticas que documentam os espaços urbanos brasileiros – em especial, a arquitetura da cidade de São Paulo.
Sebastião Salgado (1944-)
Suas obras retratam, muitas vezes de forma chocante, as diferenças sociais e os problemas econômicos, de saúde, educação, segurança pública e saneamento básico das comunidades mais carentes, conduzindo à reflexão por meio da crueza das imagens da pobreza, da dor e da fome.
Através de suas lentes, explora temas clássicos da Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.
Vik Muniz (1961-)
Explorando o hibridismo entre a fotografia e outras linguagens visuais, o artista cria ilusões fotográficas. O inusitado das obras de Vik Muniz surge na materialidade, com a adoção de sucata, lixo e alimentos líquidos e sólidos, como chocolate e macarrão.
Apresentando diferentes técnicas na composição de suas obras de percepção e representação de imagens, o artista parte do paradoxo entre perene x efêmero, em que, após a finalização da obra – desenhos realizados com alimentos e materiais perecíveis, o que a torna efêmera –, o artista faz o registro fotográfico antes que esta se deteriore, tornando-a perene. Desta forma, a fotografia da obra torna-se seu produto final.
RESPONDA:
1-Quais as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
2-Que procedimentos os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?
3-Quais as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
4-Que procedimentos os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?
DESAFIO
1.       Ensaios fotográficos e experimentações poéticas
Faça registros fotográficos na confecção de um álbum de recordação (impresso ou digital) com foco em sua poética pessoal, utilizando uma das alternativas apresentadas abaixo.
No processo criativo, além das imagens, coloque frases, palavras, poesia, letras de música, pensamentos e deixe sua imaginação comandar o trabalho.
Alternativa 1: Realize registros fotográficos dos objetos poéticos criados por você nesta atividade.
Alternativa 2: Se você tem o hábito de fotografar, selecione dez fotos de sua autoria, apresentando locais que você visitou, paisagens, animais, etc.

Alternativa 3: Insira dez fotografias impressas que sejam as mais significativas de sua vida familiar e escolar (por cuidados de preservação, use cópias xerográficas das fotos selecionadas).
Alternativa 4: Caso nenhuma das alternativas anteriores seja possível, selecione dez fotos de revistas que considere interessantes.
Alternativa 5: Que tal arranjar alguns figurinos, adereços, maquiagem e realizar um ensaio fotográfico utilizando esses recursos?
CONHECENDO CONCEITOS
O que é “processo colaborativo”?
Processo de criação em que se equiparam as relações entre os artistas/criadores da obra, possíveis colaboradores ou membros subordinados (no caso do teatro e da dança).
Atualmente, em algumas modalidades artísticas, o próprio público é convidado a participar do processo de criação de uma obra, consolidando-se, portanto, a ação colaborativa entre artista/público.
O que são “objetos poéticos”?
São objetos confeccionados para se expressar subjetivamente,  ampliando seus conhecimentos acerca de determinada técnica ou temática.
Também são objetos que não são confeccionados com essa finalidade, mas que podem ser usados para a expressão e a aprendizagem, como documentários, catálogos de exposição ou artefatos diversos.
DESAFIO
CRIAÇÃO DE DIAGRAMA
Faça um diagrama utilizando frases, palavras, imagens, desenhos que tenham a ver com você, com seus gostos, hobbies, perfil musical ou grupo juvenil a que pertence.
DIAGRAMA
É uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito ou ideia, um esquema. Relaciona-se frequentemente à ciência e à arte.
DESAFIO
3 . Criação de objeto poético
Crie um objeto poético a partir das referências elencadas no diagrama. Utilize retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, revistas para recorte, caneta hidrocor, caixas de sapato etc.
4 . Registro
No final do processo de criação, observe seu trabalho, analise e responda no caderno as questões e envie para meu email:
O que o objeto poético produzido pode dizer sobre você e sobre seu repertório cultural?
É possível perceber a sua marca pessoal no objeto poético criado? Ele atende a todas as suas escolhas?
Quais as diferenças e as semelhanças no modo de construir o diagrama e o objeto poético?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma