Poéticas Pessoais e Processos Colaborativos em Arte
HABILIDADE
Investigar as potencialidades das
relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.
CONHECENDO OS CONCEITOS
O que é “forma-conteúdo”?
Na forma artística está o
conteúdo. A escolha e a articulação entre forma e conteúdo mesclam-se pelo
diálogo com a materialidade e coletivas agem.
CONHECENDO OS CONCEITOS
Quais são as linguagens artísticas?
ARTES VISUAIS – TEATRO – DANÇA –
MÚSICA – HÍBRIDAS – CONVERGENTES
ARTES VISUAIS
Assemblage; body art; cerâmica;
colagem; desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal,
serigrafia etc.); happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou
livro-objeto; objeto; performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico,
aquarela etc.); ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.
TEATRO
Artes circenses; commedia dell’arte;
escultura viva; folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção
cênica; mamulengo; performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo;
teatro de animação; teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua;
teatro de sombras; teatro moderno; teatro nô.
DANÇA
Capoeira; dança clássica; dança
contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais;
escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
MÚSICA
Canto; canto coral; conjunto de
câmara; improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita;
música instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock;
samba; tecnomúsica.
HÍBRIDAS
Happening; performance.
CONVERGENTES
Arquitetura; cenografia; design;
figurino; iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria;
publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.
Objetos de conhecimento
Conteúdos, conceitos e processos de criação
Poética pessoal e processos
colaborativos
A potencialidade e a
singularidade poética nas linguagens artísticas;
A operação poética de
levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das
linguagens artísticas;
CONHECENDO OS CONCEITOS
O que é “poética pessoal”?
É a forma subjetiva de expressão
por meio da arte. Partindo da premissa de que há variadas maneiras de se
estabelecer intimidade que a move.
Responda:
a)Você tem o costume de
fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar: celulares ou câmeras
fotográficas?
b)O que você fotografa? Pessoas,
animais, paisagens, objetos?
c)Você tem o hábito de imprimir
fotos? Possui fotos impressas em casa?
CONHECENDO CONCEITOS
A arte da fotografia
Substituindo os caros retratos
pintados à mão, a fotografia surge em 1826, quando Joseph Niépce captura a
primeira imagem por intermédio da exposição de luz sobre suporte fotossensível.
Socialmente considerada um
importante veículo de comunicação, é vista também como forma de expressão
artística, considerando-se a subjetividade sensível dos fotógrafos, que
capturam o momento mais relevante, tornando-o perene por meio do registro
fotográfico.
Após intenso processo de
evolução, especialmente nos últimos anos, é hoje possível a criação de
registros fotográficos com grande qualidade e simplificação dos procedimentos,
aliados à tecnologia que permite a mais alta resolução à imagem.
Responda:
1)Conhece algum fotógrafo famoso
brasileiro ou internacional?
2)Por meio de filtros ou
aplicativos, é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções
sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
3)Como você costuma armazenar
suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?
ARTISTAS INFLUENTES
Cristiano Mascaro (1944-)
Paulista, Cristiano Mascaro está
na lista dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Sua formação em
arquitetura influenciou seu olhar e os cliques de sua câmera, perceptível em
sua poética singular.
No início da carreira trabalhou
como repórter fotográfico para uma das revistas mais importantes do país,
dedicando-se posteriormente apenas à sua arte, por meio da adoção de temáticas
que documentam os espaços urbanos brasileiros – em especial, a arquitetura da
cidade de São Paulo.
Sebastião Salgado (1944-)
Suas obras retratam, muitas vezes
de forma chocante, as diferenças sociais e os problemas econômicos, de saúde,
educação, segurança pública e saneamento básico das comunidades mais carentes,
conduzindo à reflexão por meio da crueza das imagens da pobreza, da dor e da
fome.
Através de suas lentes, explora
temas clássicos da Economia, como desigualdade social e globalização. Sua
intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais
clara possível em suas imagens.
Vik Muniz (1961-)
Explorando o hibridismo entre a
fotografia e outras linguagens visuais, o artista cria ilusões fotográficas. O
inusitado das obras de Vik Muniz surge na materialidade, com a adoção de
sucata, lixo e alimentos líquidos e sólidos, como chocolate e macarrão.
Apresentando diferentes técnicas
na composição de suas obras de percepção e representação de imagens, o artista
parte do paradoxo entre perene x efêmero, em que, após a finalização da obra –
desenhos realizados com alimentos e materiais perecíveis, o que a torna efêmera
–, o artista faz o registro fotográfico antes que esta se deteriore, tornando-a
perene. Desta forma, a fotografia da obra torna-se seu produto final.
RESPONDA:
1-Quais as diferenças e
semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
2-Que procedimentos os artistas
utilizaram em sua ação de fotografar?
3-Quais as diferenças e
semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
4-Que procedimentos os artistas
utilizaram em sua ação de fotografar?
DESAFIO
1. Ensaios
fotográficos e experimentações poéticas
Faça registros
fotográficos na confecção de um álbum de recordação (impresso ou digital) com
foco em sua poética pessoal, utilizando uma das alternativas apresentadas
abaixo.
No processo
criativo, além das imagens, coloque frases, palavras, poesia, letras de música,
pensamentos e deixe sua imaginação comandar o trabalho.
Alternativa 1:
Realize registros fotográficos dos objetos poéticos criados por você nesta
atividade.
Alternativa 2: Se você
tem o hábito de fotografar, selecione dez fotos de sua autoria, apresentando
locais que você visitou, paisagens, animais, etc.
Alternativa 3: Insira dez
fotografias impressas que sejam as mais significativas de sua vida familiar e
escolar (por cuidados de preservação, use cópias xerográficas das fotos
selecionadas).
Alternativa 4: Caso nenhuma das
alternativas anteriores seja possível, selecione dez fotos de revistas que
considere interessantes.
Alternativa 5: Que tal arranjar
alguns figurinos, adereços, maquiagem e realizar um ensaio fotográfico
utilizando esses recursos?
CONHECENDO CONCEITOS
O que é “processo colaborativo”?
Processo de criação em que se
equiparam as relações entre os artistas/criadores da obra, possíveis
colaboradores ou membros subordinados (no caso do teatro e da dança).
Atualmente, em algumas
modalidades artísticas, o próprio público é convidado a participar do processo
de criação de uma obra, consolidando-se, portanto, a ação colaborativa entre
artista/público.
O que são “objetos poéticos”?
São objetos confeccionados para
se expressar subjetivamente, ampliando
seus conhecimentos acerca de determinada técnica ou temática.
Também são objetos que não são
confeccionados com essa finalidade, mas que podem ser usados para a expressão e
a aprendizagem, como documentários, catálogos de exposição ou artefatos
diversos.
DESAFIO
CRIAÇÃO DE DIAGRAMA
Faça um diagrama utilizando
frases, palavras, imagens, desenhos que tenham a ver com você, com seus gostos,
hobbies, perfil musical ou grupo juvenil a que pertence.
DIAGRAMA
É uma representação visual
estruturada e simplificada de um determinado conceito ou ideia, um esquema.
Relaciona-se frequentemente à ciência e à arte.
DESAFIO
3 . Criação de objeto poético
Crie um objeto poético a partir
das referências elencadas no diagrama. Utilize retalhos de tecidos, papéis
coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, revistas para
recorte, caneta hidrocor, caixas de sapato etc.
4 . Registro
No final do processo de criação,
observe seu trabalho, analise e responda no caderno as questões e envie para
meu email:
O que o objeto poético produzido
pode dizer sobre você e sobre seu repertório cultural?
É possível perceber a sua marca
pessoal no objeto poético criado? Ele atende a todas as suas escolhas?
Quais as diferenças e as semelhanças no modo de construir
o diagrama e o objeto poético?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma