ARTE/MÚSICA
Tema/ Objeto do Conhecimento: A indústria cultural da música; Aspectos dos processos de
produção musical e seu consumo / Os parâmetros sonoros
Habilidades: (GO-EF09AR17-B/C) Relacionar e refletir sobre as funções da música na sociedade,
reconhecendo e compreendendo a influência da indústria cultural e do consumo da música na
contemporaneidade.
(GO-EF09AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes
características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.
(GO-EF09AR20-B) Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e
intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.
ATIVIDADE I
A música funcional está a serviço dos mais diferentes setores da sociedade, sendo amplamente influenciada pela
indústria cultural e pelos anseios populares, desde música para eventos até músicas voltadas para as transmissões
radiofônicas ou programas de streaming.
1. Qual estilo/gênero de música você gosta?
2. Você costuma ouvir música a partir de qual dispositivo: celular (mp3, spotfy, deezer), rádio, gravações
em aparelhos de som (cd, DVD, discos, fitas k7...)?
3. Além de você, quais pessoas na sua casa ouvem música, qual estilo/gênero?
4. Para você, qual a importância da música na nossa sociedade?
5. Você acredita que a música pode influenciar as pessoas? Explique
ATIVIDADE II
Faça uma breve pesquisa sobre o que é Indústria Cultural e como ela é capaz de influenciar o seu gosto musical?
ATIVIDADE III
Selecione uma música instrumental de sua escolha e a ouça livremente, apreciando-a atentamente.
Faça uma nova escuta observando dois dos parâmetros sonoros: altura (sons agudos “finos” e sons graves
“grosso”); intensidade (forte, médio, piano “fraco”);
Em seguida, no espaço abaixo, em forma de representação gráfica (desenho), faça o registro do trecho que você
considerou mais significativo com atenção aos parâmetros indicados:
* Como exemplos de representação gráfica de forma animada, você pode acessar os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc
https://www.youtube.com/watch?v=oOpWNtF9wT8
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma