CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 13 de julho de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; CONCORDÂNCIA VERBAL


Olá, pessoal do 6ºA!
Espero que estejam bem ;)

Nesta semana, segue uma atividade de interpretação de texto e concordância verbal. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 20/07/2020. 



Assunto: Interpretação de texto; concordância verbal.

I. Leia os poemas a seguir para depois responder às questões.

Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora,
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado,
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares…
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.

Habitante de outra galáxia
aceita corresponder-se com o menino
do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra
e, nas tardes perfumadas,
as pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa.
Nesta galáxia ninguém faz a morte,
ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
e por isso os seus olhos
brilham como riachos.
O habitante da outra galáxia
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
e não só os bolsos, mas também as mãos
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul
ainda tem solução.

Roseana Murray

a)      Qual é o planeta azul?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Por que no planeta onde o menino mora as coisas não vão tão bem assim?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)      E no seu país, as coisas também não vão bem? Explique quais os problemas enfrentados em seu país?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)     Como é o lugar onde vive o habitante da outra galáxia?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)      Reescreva os versos do segundo texto que comprovam o fato de as pessoas da outra galáxia serem amigas e fiéis.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f)       Você acha que o cheiro de jasmim é uma riqueza? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)      Qual é a avaliação que o habitante da outra galáxia faz da doença do planeta azul?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

h)      E você, qual a avaliação que faz da doença do planeta azul?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Exercitando a concordância verbal.

Núcleo do sujeito é a palavra da oração que indica um ser e que se relaciona diretamente com o verbo.
Neste exercício, sublinharemos alguns verbos. Você deve assinalar o núcleo do sujeito. Observe o modelo:

modelo: “Habitante de outra galáxia aceita trocar selos...”
 
 


a)      “as coisas não vão tão bem assim”.
b)     “os homens brincam de guerra”.
c)      “Habitante de outra galáxia / aceita corresponder-se com o menino / do planeta azul”.
d)     “as pessoas passeiam de mãos dadas / e costumam rir à toa”.
e)      “Os habitantes não mentem / e por isso os seus olhos / brilham como riachos”.
f)       “a doença do planeta azul / ainda tem solução”.
g)      “Nesta galáxia ninguém faz a morte, / ela acontece naturalmente”.


Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, perguntem.



Obrigada J
Profª Maria Margarida





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma