GRÁFICO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU
Para construir
o gráfico da função de 1º grau , deveremos nos lembrar que: existe uma
única reta que contém dois pontos distintos
pertencentes ao plano.
Logo será necessário encontrar apenas
a localização de dois pontos no plano para construir
a reta que os contém. O método usado para isso
depende da lei de formação da função do primeiro grau:
-Escolha
dois valores para x;
-Substitua
esses valores na função;
-Encontre
os valores de y correspondentes.
Feito isso, o
valor escolhido para x, e seu y correspondente, forma um par ordenado que pode
ser marcado no plano cartesiano;
Como
escolhemos dois valores para x, teremos dois valores para y e por isso, dois
pares ordenados. Sabendo que cada par ordenado é a localização de um ponto no plano cartesiano,
já temos os dois pontos. Portanto, basta marcá-los e desenhar a reta que
passa por eles.
Exemplo:
x f(x) = 2x + 4
-3 f( -3) = 2(-3) + 4 = -6+4 = -2 A (-3,-2)
2 f(
2) = 2(2) +4 =
4+4 = 8 B ( 2 ,
8)
Existe outra
forma para construir o gráfico que revela
informações importantes sobre ele e que pode aparecer em alguns exercícios:
Escolha x = 0 e substitua esse valor
na função para encontrar o valor de y relacionado. Sabendo que a função é y =
ax + b, teremos o seguinte resultado:
y = ax + b
y = a·0 + b
y = b
O primeiro ponto será (0,
b). Esse é o ponto de encontro entre o gráfico da função e o eixo y e sempre
será dado pelo coeficiente b da função do primeiro grau.
Escolha y = 0 e substitua esse valor
na função para encontrar o valor de x relacionado.
Sabendo que a função do primeiro grau é
y = ax + b, teremos:
y = ax + b
0 = ax + b
ax = – b
x = -b/a
O segundo ponto será (–b/a,
0). Essa é a raiz da função do primeiro grau,
ou seja, o ponto de encontro entre seu gráfico e o
eixo x.
Fazendo esses dois passos, obtemos as coordenadas de dois pontos pertencentes ao gráfico da função. Para construí-lo, basta desenhar a reta que passa por eles.
Lembre se que a raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau,
é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x.
Para obter esse ponto, existem duas alternativas:
– Desenhar o gráfico da função e
observar em que ponto ele toca o eixo x.
– Fazer y = 0 e descobrir o valor de x
relacionado a ele.
Observe : função f(x)
= 2x +4
a = 2 coeficiente angular ( a >0 crescente)
b = 4 coeficiente linear A = (0,4)
y = 2x +4
0 = 2x +4
2x = -4
x = -4/2 = -2 (raiz) B = ( -2,0)
Exemplos:
I)
y = 3x – 1.
b = -1
y = 3x -1
0 = 3x -1
3x = 1
x = 1/3
x
= 0, temos y = 3 · 0 – 1 = -1; dessa maneira, um ponto é (0, -1).
y
= 0, temos 0 = 3x – 1; dessa maneira, e outro ponto é (1/3 , 0)
II)
y = -2x +5
a =-2
b = 5
y = -2x +5
0 = 2x
+ 5
-2x =
-5
x = 5/2
x = 0, temos y = -2
. 0 + 5 = 5 ; dessa maneira, um ponto é (0, 5).
y = 0, temos 0 = -2x +5 = 5/2 ; dessa maneira, e outro ponto é (5/2, 0)
Exercícios:
1)Em
cada caso, determine os coeficientes, a raiz e construa o gráfico
a) f(x)
= x - 4
b) f(x)
= -3x +2
c) f(x)
= 5x + 8
d) f(x)
= - 4x – 10
2)
Um comerciante decidiu fabricar
camisetas de malha para vendê-las na praia, ao preço de R$ 8,00 a unidade.
Investiu no negócio R$ 320,00. Sabendo que o lucro(y) obtido é função da
quantidade de unidades vendidas(x):
a) Escreva a função e esboce o gráfico que represente a situação acima.
b) A partir de quantas unidades vendidas o
comerciante começará a ter lucro?
c) Se ele vender 30 camisetas, terá lucro ou
prejuízo, justifique sua resposta.
d)Se ele vender 100 camisetas, terá lucro ou prejuízo,
justifique sua resposta.
- LEIA O RESUMO COM ATENÇÃO;
- ACOMPANHAR AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS;
-AULA PELO MEET, DIA 02/07 QUINTA -FEIRA AS 20 HORAS SEGUE O LINK: https://meet.google.com/hac-swzs-uqh (FAVOR USAR O E MAIL INSTITUCIONAL)
-ENTREGAR EXERCÍCIOS ATÉ 08/07;
-NÃO ESQUECER DE SE IDENTIFICAR :COLOCAR NOME, NÚMERO
E SÉRIE.
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