Os exercícios devem ser enviados para o email virginiahsilva@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 15/07 para compor as avaliações do conteúdo. Peço que não esqueçam de colocar seus nomes e suas séries.
Link da apostila:
Bom estudo!
Abraços.
Professora: Virginia
Das células ao sistemas: Sistema nervoso Central
SISTEMA
NERVOSO
SISTEMA
NERVOSO, O SISTEMA RESPONSÁVEL PELAS NOSSAS SENSAÇÕES.
TODOS NÓS SENTIMOS FOME, SEDE, CHEIROS, SONS,
DORES. TODAS ESSAS SENSAÇÕES SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE ESTÍMULOS DE UM SISTEMA
MUITO IMPORTANTE NO NOSSO CORPO, O SISTEMA NERVOSO. PARA OUVIR O SOM DE UM PÁSSARO
CANTANDO, É PRECISO QUE O OUVIDO CAPTE AS VIBRAÇÕES DESSE SOM E ENVIE UM ESTÍMULO
NERVOSO ATÉ O CÉREBRO. LÁ ELE É DECODIFICADO E INTERPRETADO. ASSIM, OUVE-SE O
SOM. MAS ISSO OCORRE EM MILÉSIMOS DE SEGUNDOS, VAMOS DESCOBRIR COMO?
COMPOSIÇÃO DE UM NEURÔNIO
NOSSO SISTEMA NERVOSO É FORMADO POR CÉLULAS
NERVOSAS CHAMADAS DE NEURÔNIOS, QUE SÃO COMPOSTOS POR:
• DENDRITOS: PEQUENOS FILAMENTOS QUE RECEBEM
OS IMPULSOS DE OUTROS NEURÔNIOS;
• AXÔNIO: FILAMENTO ALONGADO E FINO DA CÉLULA.
TRANSMITE OS IMPULSOS NERVOSOS;
• CORPO CELULAR: ONDE FICA O NÚCLEO CELULAR;
• BAINHA DE MIELINA: A MIELINA É UMA SUBSTÂNCIA
ISOLANTE PRODUZIDA PELO AXÔNIO QUE TEM FUNÇÃO DE AUMENTAR A VELOCIDADE DE
TRANSMISSÃO DOS IMPULSOS.
ENTRE OS NEURÔNIOS HÁ UM PEQUENO ESPAÇO CHAMADO DE
SINAPSE. QUANDO O IMPULSO NERVOSO CHEGA ATÉ O AXÔNIO, HÁ LIBERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
(OS NEUROTRANSMISSORES) NAS SINAPSES. ESSAS SUBSTÂNCIAS CAUSAM ALTERAÇÕES NAS
EXTREMIDADES DAS OUTRAS CÉLULAS, PROVOCANDO UM NOVO IMPULSO NERVOSO, PASSANDO
RAPIDAMENTE DE UMA CÉLULA PARA OUTRA.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE NEURÔNIOS: OS NEURÔNIOS
SENSORIAIS, NEURÔNIOS MOTORES E NEURÔNIOS DE ASSOCIAÇÃO.
OS NEURÔNIOS SENSORIAIS RECEBEM OS ESTÍMULOS DOS ÓRGÃOS
DOS SENTIDOS (VISÃO, OLFATO, AUDIÇÃO, PALADAR E TATO) E OS LEVAM ATÉ O SISTEMA
NERVOSO CENTRAL PARA SEREM DECODIFICADOS E INTERPRETADOS.
OS NEURÔNIOS MOTORES LEVAM AS RESPOSTAS DO SISTEMA
NERVOSO CENTRAL ATÉ OS MÚSCULOS OU OUTROS ÓRGÃOS PARA SEREM EXECUTADAS.
OS NEURÔNIOS DE ASSOCIAÇÃO FAZEM AS LIGAÇÕES ENTRE
TODOS OS NEURÔNIOS.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
O SISTEMA NERVOSO É DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO
CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO.
O SISTEMA NERVOSO CENTRAL É COMPOSTO PELO ENCÉFALO
E PELA MEDULA ESPINHAL. O ENCÉFALO SE ENCONTRA NO CRÂNIO E É CONSTITUÍDO PELO
CEREBELO, CÉREBRO E BULBO. A MEDULA ESPINHAL É UM PROLONGAMENTO DO ENCÉFALO.
O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO É COMPOSTO PELOS
NERVOS QUE SE ORIGINAM NOS ENCÉFALO E NA MEDULA ESPINHAL. ESSE SISTEMA CONECTA
O SISTEMA NERVOSO CENTRAL AO RESTANTE DO CORPO.
#Aula 2:
1 - Analise
as alternativas a seguir e marque aquela que NÃO descreve uma função do sistema
nervoso.
a)
captar e interpretar estímulos do ambiente.
b)
transportar informações.
c) criar respostas por meio de movimentos, sensações ou constatações.
d) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo.
c) criar respostas por meio de movimentos, sensações ou constatações.
d) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo.
2 - O sistema nervoso é dividido entre sistema nervoso central
(SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Assinale a alternativa que contém os
órgãos que fazem parte desses sistemas.
a)
SNC: encéfalo e medula espinhal; SNP: nervos e gânglios
nervosos.
b) SNC: cérebro e neurotransmissores SNP: tronco encefálico e raízes dorsais.
c) SNC: nervos e gânglios nervosos; SNP: encéfalo e medula espinhal.
d) SNC: cérebro e cerebelo; SNP: diencéfalo e medula espinhal.
b) SNC: cérebro e neurotransmissores SNP: tronco encefálico e raízes dorsais.
c) SNC: nervos e gânglios nervosos; SNP: encéfalo e medula espinhal.
d) SNC: cérebro e cerebelo; SNP: diencéfalo e medula espinhal.
3 - Observe a estrutura do
neurônio abaixo e marque a alternativa correta:
Esquema simplificado de um neurônio
a) A
estrutura indicada pelo número 1 é o axônio.
b) A
estrutura indicada por 2 é o corpo celular, local de onde partem os dendritos e
axônios.
c) A
estrutura 3 é o dendrito, local especializado em receber os estímulos nervosos.
d) A
transmissão do impulso nervoso sempre ocorre no sentido 3-2-1.
# Aula 3.
Você já
brincou de vivo ou morto quando era mais novo? Pense e responda:
1- O
que acontece com o nosso corpo ao brincarmos de “morto-vivo”? Como podemos
explicar?
2- Considerando seus conhecimentos prévios e o
que pôde observar por meio da brincadeira, quais partes, estruturas e órgãos do
nosso corpo estão envolvidos para respondermos aos comandos?
#Aula 4:
Para essa aula, você precisara dos seguintes
materiais: álcool, algodão, gelo, areia, sal ou açúcar
Vocês, tocarão, experimentarão as sensações que
cada material traz ao corpo e depois responderá as questões.
1 - Considerando os registros realizados, que
partes do nosso corpo conseguem identificar os sabores? E os cheiros? E os
sons? Como podemos enxergar tudo ao nosso redor?
2 - Que
outras situações cotidianas (ou estímulos) poderão desencadear reações ao nosso
organismo? Exemplifique.
3 - Você deve ter percebido que existem órgãos
responsáveis por realizar a conexão entre o ambiente e o organismo. Esses
órgãos são chamados de órgãos dos sentidos. Faça uma pequena pesquisa e responda:
a) Quais são os órgãos dos sentidos?
b) Que funções
importantes desempenham esses órgãos para os seres vivos?
c) Qual o
sistema responsável em identificar, interpretar e responder a todos os nossos
sentidos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma