OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF - AULA DE ARTE, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 13/07/2020.
- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LINGUAGEM DANÇA: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Objetos de Conhecimento: Processos de
Criação.
● Improvisação de movimentos.
Existem
diferentes tipos de improvisação, com regras que se assemelham às regras de
jogos. A improvisação pode ser individual, onde o próprio dançarino estabelece
suas normas, de acordo com os limites do seu corpo, do espaço físico e da
interação (ou não) com os espectadores, ou coletiva. Neste caso, os dançarinos
interagem entre si. Essa interação pode acontecer livremente, sem regras, ou
com regras combinadas uns com os outros anteriormente, por exemplo: poder tocar
o outro ou não, poder repetir o movimento do outro ou não.
Improvisos
também podem contar com um roteiro para organização, com regras gerais para o
grupo de improvisadores, muitos espetáculos são criados a partir de
improvisações dos dançarinos. Depois de escolhidos os movimentos a serem
improvisados, estes passam a fazer parte da coreografia definitiva.
O
roteiro deve estabelecer:
1.Espaço
e tempo necessário para a apresentação;
2.
Tipos de improviso: com interação ou sem interação com o público;
3.
Tipos de movimentos criados, selecionados pelo grupo, como, por exemplo: rolar,
torcer, espelhar, cair com sustentação, pular etc.;
4.
Inclusão de elementos de outras linguagens, como o teatro e/ou artes visuais
(opcional).
ATIVIDADE 01 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Agora experimente realizar alguns movimentos de
improvisação, você pode inventar “jeitos” de “escrever a improvisação” criando símbolos
ou desenhos. Após sua experiência anote no caderno de desenho sua criação
improvisacional.
ATIVIDADE 02 – AÇÃO EXPRESSIVA II
Elabore
de um Projeto Temático articulando os processos de criação da dança com as
outras linguagens (teatro, música e artes visuais) pesquise em livros,
revistas, internet, etc., imagens e textos como referências para gerar
movimentos interessantes na criação de uma composição de dança autoral.
Sugestão de vídeos: Para apreciação de imagens, aprofundar o
conhecimento e ampliar o
repertório cultural;
com exemplos de improvisação e criação de movimentos em dança, diferentes
espetáculos com referência nas diversas matrizes culturais e estéticas.
LINKS:
1.Vídeo
Espetáculo “Samwaad - Rua do Encontro”. “Disponível em https: https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc
Acesso em: 03 dez. 2019;”
2. Escola
de Reeducação do Movimento. “Disponível em: http://www.metodoberta-zzo.com/ Acesso
em: 03 dez. 2019;”
3.Vídeo
Espetáculo “Benguelê”. “Disponível em: https: https://www.youtube.com/watch?v=9M8iVW3RGf0
Acesso em: 03 dez. 2019;”
4.Grupo
Corpo. “Disponível em: http://www.grupocorpo.com.br/pt-br
Acesso em 03 dez. 2019;”
5. Vídeo
Interferências estéticas na vida pública “Passeios - Extra”. “Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=Djay5vhTxQ
Acesso em 03 dez. 2019.”
6.Cia.
Nova Dança 4. “Disponível em: https://novadanca4.wordpress.com
Acesso em 03 dez. 2019;”
7.Vídeo
Interferências estéticas na vida pública “Passeios - Noite”. “Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=x3o_B-kBpqY
Acesso em 04 dez. 2019;”
8.Cia.
Nova Dança 4. Para saber mais. “Disponível em: https://novadanca4.wordpress.com/ Acesso em 03 dez. 2019.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma