OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF - AULA DE ARTE, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 13/07/2020.
- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LINGUAGEM DANÇA: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação.
Nesta
situação de aprendizagem, você irá investigar e experimentar procedimentos de
improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de
vocabulários e repertórios próprios.
ATIVIDADE 01
Faça
uma pesquisa sobre o que é improviso na dança e anote no caderno, depois
responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. O
que é improviso? Você já se viu em momento da vida em que tive que improvisar?
2. O
que você acha que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de
improvisar? O que precisaria ser estudado?
3.
Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?
4.
Quais estilos você gosta de dançar?
5. Você
gosta de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Você consegue
dar um nome a este “jeito”?
6.
Você já tentou dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?
7.
Você já assistiu a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?
8. Você
já assistiu a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados?
O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a
competição?
9. Do
que você brincava quando era criança? Se lembra de alguma brincadeira ou jogo? Explique.
10. Você
conhece alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?
11.
Você conhece alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou
africanas? Qual?
12.
Você acredita que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas
apresentações de espetáculos de danças? Como?
ATIVIDADE 02
Pesquise
e anote no caderno sobre as diferentes formas de improvisação, composição e
processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras manifestações de
expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira, depois preencha o
quadro abaixo.
BRINCADEIRAS
|
JOGOS
|
DANÇAS COLETIVAS
|
Bolinha de gude
|
Barra manteiga
|
Capoeira
|
Cabo de guerra
|
Chicotinho queimado
|
Cateretê
|
Escravo de jó
|
Kameshi Mpuku Ne
|
Jongo
|
Kakopi
|
Ikindene
|
Kizomba
|
Mamba
|
Jogo da onça
|
Ko/lá San Jon
|
Peteca
|
Labirinto
|
Kuarup
|
Pular corda
|
Mbube Mbube
|
Maracatu
|
Pular elástico
|
Queimada
|
Toré
|
Terramar
|
Tobdaé
|
Ussuá
|
Matriz Cultural
|
Indígena
|
Africana
|
Afro-brasileira
|
Brincadeiras
|
|||
Jogos
|
|||
Danças Coletivas
|
|||
Sugestão de vídeos: Para apreciação de imagens, aprofundar o
conhecimento e ampliar o
repertório cultural.
Links:
1-Nome
do canal. COMO DANÇAR HIP HOP com Tiago Montalti | COMO IMPROVISAR | HIP HOP
FREESTYLE #Brownajuda. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=mzn-vKEuGNU . Acesso em: 26 nov. 2019.
2-Nome
do canal. Ferramentas para você perder o MEDO de improvisar!! Hora de DANÇAR!
#conversadecamarim. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r3KLu0bxuBY
Acesso
em: 26 nov.2019.
3-Nome
do canal. Projeto Território do Brincar - 3º Região - Território Indígena
Panará, Pará. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jt8-X5TGXo0
Acesso em: 03 dez. 2019
4- Nome
do canal. Extras Waapa - Brincadeiras que mostram o brincar das crianças que
vivem às margens do Xingu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SzIatKm3Mb0
Acesso em: 03 dez. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma