Boa noite, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem ;)
Nesta semana, vocês irão produzir um artigo de opinião. Por favor, enviem o texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 20/07/2020.
Assunto: Produção
textual – artigo de opinião.
A atividade a seguir é uma proposta de produção
textual e esta no final desta videoaula do CMSP:
I.
Leia na Internet: blogs, sites de notícias, livros, e outros, notícias, informações e dados
sobre os problemas da corrupção e falta de compromisso dos brasileiros com a
honestidade, assim como no livro “Memórias de um sargento de milícias”, de
Manuel Antônio de Almeida”. Depois, desenvolva um artigo de opinião sobre o
tema:
Como superar a
cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
*Faça
um rascunho;
*Passe
a limpo em seu caderno;
*Use
a estrutura dada como exemplo neste bimestre: tese, argumentos, conclusão e
intervenção;
*Dê
um título ao seu texto.
II.
Dicas para preparar seu texto.
PRODUZINDO UM
ARTIGO DE OPINIÃO
Depois de fazer sua pesquisa, escreva um
artigo de opinião sobre o tema Como
superar a cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
Para
auxiliá-lo na sua produção, complete o quadro abaixo:
Questão
polêmica – Como superar a cultura da
malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros?
|
|
Tese
(seu posicionamento)
|
|
Argumento
1 – Defesa da posição
|
|
Argumento
2 – Defesa da posição
|
|
Conclusão
|
|
Contexto de
produção
Assuma o papel de um articulista para escrever um Artigo de Opinião, posicionando-se a
respeito da questão polêmica Como
superar a cultura da malandragem e a falta de caráter de muitos brasileiros? Seu
texto poderá ser publicado num blog ou compartilhado via redes
sociais com objetivo de promover reflexões sobre os temas tratados, oferecendo
conteúdo diversificado, gratuito e relevante para seus leitores.
REVISANDO O
ARTIGO DE OPINIÃO
Após
a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas
dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:
→O
título está adequado ao assunto?
→Atendeu
ao contexto de produção, considerando:
•
Gênero;
•
Público-alvo;
•
Lugar onde vai circular;
•
Posição social do autor?
→Elementos estruturais do texto:
•
Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?
•
Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?
•
Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?
→Análise
linguística:
•
Empregou a linguagem adequada ao gênero?
•
Atendeu às normas de convenção da escrita?
•
Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para
articular os argumentos entre si?
Bibliografia: SP Faz Escola,
2020. Caderno do aluno, 2ª série do
ensino médio, língua portuguesa.
Observações: Sigam as orientações para criar o texto. Em caso de dúvidas, pergunte.
Obrigada J
Profª Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma