CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 15 de julho de 2020

9 aula - Tecnologia no Cotidiano

Data: semana – 13 até 17 de julho
Número de aulas: 4
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br  e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.


Prazo para Entrega: 22/07/2020


Orientações para entrega de Atividades.
  • Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7E) e a data de resolução em cada folha do caderno;
  • Coloque o Título da Atividade no Inicio (semana de XX ate XX de julho - título da atividade);
  • Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixem uma cópia no CADERNO;
  • No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.


Tema: Tecnologia no Cotidiano

Linhas de Montagem automatizadas.

Orientações: Vamos discutir sobre as mudanças causadas nas fábricas após a introdução de robôs e de computadores nas linhas de montagem e de produção. 

Assistam os vídeos ou se não conseguir pesquise o tema Linhas de Montagem automatizadas, para conseguir fazer as atividades relacionadas.

I) Charlie Chaplin Tempos Modernos - https://youtu.be/XFXg7nEa7vQ . Esse trecho demonstra uma linha de produção tipicamente fordista, em que cada funcionário é responsável por realizar determinada função no processo de montagem.



II) Vídeo que mostra uma visita à uma fábrica da Fiat, “FIAT BETIM - LINHA DE PRODUÇÃO”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5g4X-eJGMfY . Esse trecho demonstra uma linha de produção automatizada.



- “Processo de fabricação do FORD MODEL T”, disponível em



Respondam às seguintes perguntas:

1) Se recordam de algum lugar que tenha automatizado a linha de produção?
2) Qual é a função do robô ou do computador nos contextos citados?
3) Já ouviram pessoas mais velhas, amigos, vizinhos ou familiares, falando sobre como era difícil fabricar sapatos?
4) Já ouviram pessoas mais velhas, amigos, vizinhos ou familiares, falando sobre como era trabalhar em uma fábrica?
5) O que eles faziam na fábrica?

Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a pesquisa, reflitam sobre:

Para que um robô?

Deverão investigar quais mudanças ocorreram no processo de produção industrial, então responda:

1) Como era feita a produção de um carro antes da invenção da robótica?
2) Quais eram os riscos que os operários corriam nesse sistema de produção?
3) O que alterou com a introdução da robótica?

Após imaginarem e notarem as mudanças que ocorreram nas indústrias, preencham a tabela. Vocês devem destacar as mudanças, completando a tabela de forma comparativa. Anote os parâmetros no quadro, para melhor resolução da resposta.

Para responder essas questões, retome a questão “Para quê um robô?” e questione a capacidade dos robôs em obedecer ordens, mas não em criá-las. Em seguida, questione:

I) Quem se tornou responsável por programar (ensinar) os robôs?
II) O que tornou-se necessário para que isso aconteça?

Orientações: Vamos lembrar, nesse contexto histórico industrial, surgiram os cursos profissionalizantes e técnicos. 
1) Já ouviram falar sobre alguma escola ou instituição desse tipo?
R:


Um pouco sobre Algoritimos.

Um algoritmo é uma sequência lógica, finita, definida por instruções a serem seguidas. Em outras palavras, é uma receita que descreve passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.
Cada instrução, ou conjunto de instruções, podem apresentar mais de uma resposta. Ou seja, os comandos de entrada (ordem) podem apresentar um ou mais comandos de saídas (respostas).
Além da entrada e saída, um algoritmo também pode apresentar variáveis, que são as possibilidades de respostas a uma dada entrada. Desta forma, a saída é definida como a resolução ou o objetivo final.

Para ir mais a fundo na programação, em funções condicionais, este texto apresenta de forma simples este tópico: https://dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-algoritmo/

Outras fontes:


Após toda a informação obtida ao longo das atividades, faça um plano de automatização de produção, respondendo às seguintes questões:

  • Qual produto será produzido?
  • Como isso será feito?
  • Quais os mecanismos necessários?
  • Qual o custo por produção?
  • Quais os impactos causados pelo meio de produção proposto?


Bom trabalho!
Na torcida para que estejam todos bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma