ESCOLA
ESTADUAL HERBERT BALDUS 24/06/20
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS
PROFESSORA:
ANGELA
Série: 9ªA,B
Centro
de Tecnologia das Radiações
O Centro de Tecnologia das Radiações - CETER é pioneiro
nas atividades voltadas para aplicações da tecnologia das radiações no país e
possui um histórico de realizações importantes, nos mais diversos segmentos das
indústrias, da saúde e do meio ambiente. O dinamismo em desenvolver novas
tecnologias associadas aos avanços de outras áreas é uma das características da
aplicação das radiações e radioisótopos. Tradicionalmente, o CETER vem
acompanhando essa tendência, tornando-se referência na inovação de aplicações
da tecnologia nuclear, com alto impacto no futuro da agricultura, saúde,
indústria e na preservação do meio ambiente. As atividades de pesquisa e os
investimentos realizados no CETER revertem na produção de conhecimento
científico, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e geração
de produtos e serviços para a sociedade brasileira. As atividades de pesquisa e
desenvolvimento (P&D) utilizando a tecnologia das radiações e radioisótopos
estão voltadas aos clientes dos mais diversos segmentos: indústrias químicas,
petroquímicas, de embalagens, farmacêuticas, automobilísticas, alimentícias,
agrícola, mecânica pesada, saneamento básico, além das universidades,
instituições de pesquisa, clínicas e hospitais. Hoje, o CETER tem posição de
destaque no país, dando suporte à comunidade local, na utilização da radiação e
radioisótopos para diversas aplicações(...).
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e
Nucleares.
Disponível em: Acesso em 07 nov. 2019. Elaborado e
adaptado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
As
faces da ciência e da tecnologia
Para não tomarmos posições impensadas de supervalorizar
ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e
da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as
diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações com a vida
cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da atividade
científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos.
Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque estaríamos
sendo animistas e inconseqüentes, atribuindo a uma construção do próprio ser
humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e deve
analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e processos
que, aí sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a
vida humana. É inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram
nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos confiar
excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e
dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um
resultado perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade
tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia
incorporam questões sociais, éticas e políticas. É importante ter sempre
presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente.
Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações que criamos
no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que
muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem
social e política, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são
construídos nas escolas. (...) Os choques provocados por muitas novidades e
acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa
na sociedade atual. Avião a jato, forno de microondas, tomografia
computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo,
celulares e Smartphones, pentium, etc. (...) Mas a sua contemporaneidade com a
nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua
importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os
seus impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de
suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas
implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos —
poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho
humano —, ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar —
medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira. Se a imprensa desempregou
os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro,
que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada
cidade ou em cada escola.
Fonte: Ciência,
Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Walter Antonio
Bazzo. Disponível em: Acesso em 07.11.2019.
Elaborado e adaptado especialmente para o Programa São
Paulo Faz Escola.
Leitura e análise de textos:
Leiam os textos que estão na página (7 e 8) da apostila
de ciências, Volume 2, Parte 2.
“Centro de
Tecnologia das Radiações” e “ As Faces da ciência e da tecnologia”
1) Após a leitura
dos textos escreva suas considerações sobre os avanços tecnológicos e como
estes influenciam positivamente e negativamente na vida das pessoas.
2) Após a
observação da charge, quais considerações você pode fazer sobre os avanços
tecnológicos, e como estes influenciam
na vida das pessoas?
3) Para você, qual o objetivo da charge apresentada?
4) Você acredita que o acesso à informação pode
influenciar no modo de vida das pessoas? Por que?
5) Faça um texto com que você considera sobre os avanços
tecnológicos, o que eles influenciam de bom e ruim na vida das pessoas.
Observação:
Entregar as atividades em 01/07/20, para o email:
angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br
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