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quarta-feira, 24 de junho de 2020

Números Inteiros


Bom dia turma! Vamos começar a falar de números inteiros,pesquise na internet ou no seu livro de matemática,a representação dos números inteiros na reta numérica,pesquise também sobre os subconjuntos de Z no diagrama.
 Após uma breve introdução aos números inteiros,há exercícios para fazer e entregar até dia 01/07/2020. Enviar para meu email: gcaminha@prof.educacao.sp.gov.br
Obs: Pode fazer em Word e enviar por email ou entregar as atividades na escola.







Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por .
O conjunto dos números inteiros é infinito e pode ser representado da seguinte maneira:
= {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}
Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados de sinal (+).
O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.
A relação de inclusão no conjunto dos inteiros envolve o conjunto dos números naturais () junto com os números negativos.
Todo número inteiro possui em antecessor e um sucessor. Por exemplo, o antecessor de -3 é -4, já o seu sucessor é o -2.

Representação na Reta Numérica

Os números inteiros podem ser representados por pontos na reta numérica. Nesta representação, a distância entre dois números consecutivos é sempre a mesma.
Os números que estão a uma mesma distância do zero, são chamados de opostos ou simétricos.
Por exemplo, o -4 é o simétrico de 4, pois estão a uma mesma distância do zero,por isso chamamos oposto ou simétrico.

Subconjuntos de

O conjunto dos números naturais () é um subconjunto de , pois está contido no conjunto dos números inteiros.

Além do conjunto dos números naturais, destacamos os seguintes subconjuntos de :
·                               * : é o subconjunto dos números inteiros, com exceção do zero. * = {..., -3,-2,-1, 1, 2, 3, 4, ...}
·                               : são os números inteiros não-negativos, ou seja + = {0, 1, 2, 3, 4, ...}
·                               _ : é o subconjunto dos números inteiros não-positivos, ou seja _= {..., -4,-3,-2,-1, 0}
·                               *: é o subconjunto dos números inteiros, com exceção dos negativos e do zero. *+ = {1,2,3,4, 5...}
·                               *_ : são os números inteiros, com exceção dos positivos e do zero, ou seja *_= {..., -4,-3,-2,-1}

                       
                                          EXERCÍCIOS

1) A seqüência de números inteiros, menores que – 4, é:
 a) – 4, – 5, – 6, ...
 b) – 4, – 3, – 2, ...
 c) – 5, – 6, – 7, ...
 d) – 5, – 4, – 3, ...
 e) – 3, – 2, – 1, 0

2) O oposto de – 7 é:
 a) 7
 b) – 7
 c) 1/7
d) 0,7
e) –1/7

 3) A soma e a diferença entre – 7 e 5 valem, respectivamente:
 a) – 12 e 2
 b) 2 e 12
 c) 12 e 2
 d) – 2 e – 12
e) 12 e – 2

4) Os múltiplos inteiros de 7, tal que – 28 ≤ x ≤ 21, são:
 a) – 28, – 21, – 14, – 7, 7, 14, 21
b) – 21, – 14, – 7, 0, 7, 14
c) – 21, – 14, – 7, 7, 14
d) – 28, – 14, 0, 14
e) – 28, – 21, – 14, – 7, 0, 7, 14, 21


5) Dada a seqüência – 5, – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, 4; se dividirmos cada número desta seqüência por – 1, quais serão os números da nova seqüência?
a) – 5, – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, 4
b) 5, 4, 3, 2, 1, 0, – 1, – 2, – 3, – 4
c) – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5
d) – 6, – 5, – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3
e) 5, 4, 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5

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