CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

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quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aula 2 -2º Bimestre - Múltiplos e Potenciação 6E

Bom dia Alunos ,

Segue nosso conteúdo da aula da semana .


Aula 2 -2º Bimestre - Múltiplos e Potenciação 6E

Atividades a serem realizadas durante a semana:


  1. Assistam  as aulas apresentado na Central de mídias e façam as anotações em seu caderno pertinentes a  nossa aula de matemática ;.
  2. Fazer a leitura do livro a partir da pagina  112 sobre divisores e múltiplos de um números  natural;
  3. Resolver os exercícios da pagina 114 do livro didático
  4. Resolver os exercícios sobre as propriedades da potenciação enviados abaixo:
Texto complementar sobre potenciação para que vocês possam aprender melhor :

Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
potenciação é uma simplificação da forma de expor uma multiplicação de fatores iguais. Antes de detalhar a potenciação, vamos nos lembrar da adição. Nas séries iniciais, aprendemos a somar e logo vemos que existem formas de melhor expressar somas, como:
a) 2+2+2+2+2+2+2
b) 3+3+3+3+3
c) 4+4+4+4+4+4+4+4+4+4
No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14. Mas esse resultado poderia ter sido obtido mais rapidamente através do cálculo 2 x 7 = 14. No item b, a soma do número 3 cinco vezes pode ser substituída pela multiplicação de 3 x 5, pois em ambas obtemos o resultado 15. No item c, a soma do número 4 dez vezes pode ser representada pela multiplicação de 4 x 10, que é igual a 40.
Assim como podemos expressar uma soma de fatores iguais através do produto desse fator pela quantidade de vezes que é repetido, nós podemos substituir a multiplicação de termos pela potenciação. Vejamos um exemplo:
3 x 3 = 9
3 x 3 x 3 = 27
3 x 3 x 3 x 3 = 81
Nos três exemplos acima, nós estamos multiplicando apenas o número 3Vejamos agora como ficaria a multiplicação repetindo o número 3 dez vezes.
3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 59.049
Para simplificar a notação dessas multiplicações, nós podemos utilizar a potenciação. Essa forma de representação foi originalmente criada pelo matemático e filósofo René Descartes (1596 – 1650). Na potenciação, nós representamos apenas uma vez o número que será multiplicado e, acima desse número, colocamos a quantidade de vezes que ele será repetido. Para os exemplos acima, vejamos como ficará a representação através da potenciação:
3 x 3 = 32
3 x 3 x 3 = 33
3 x 3 x 3 x 3 = 34
3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 310
Podemos generalizar a representação de uma potência da seguinte forma, sejam números racionais, então:
a x a x a x ... x a = ab
b vezes     
Assim como acontece com as demais operações, os termos de uma potência recebem nomes específicos:

Os termos de uma potenciação são a base, o expoente e a potência
A leitura de uma potência também ocorre de uma forma particular. O exemplo acima é lido como “três elevado a dois”“três elevado à segunda potência” ou, mais popularmente, “três ao quadrado” ou “três elevado ao quadrado”. Quando se trata do expoente três, também há uma variação específica. A potência pode ser lida como “elevado ao cubo”. Apenas os expoentes dois e três possuem essas variações, a leitura do restante dos expoentes segue uma mesma ideia. Veja os exemplos a seguir:
24 = “dois elevado a quatro” ou “dois elevado à quarta potência”
25 = “dois elevado a cinco” ou “dois elevado à quinta potência”
26 = “dois elevado a seis” ou “dois elevado à sexta potência”
27 = “dois elevado a sete” ou “dois elevado à sétima potência”
28 = “dois elevado a oito” ou “dois elevado à oitava potência”
29 = “dois elevado a nove” ou “dois elevado à nona potência”
2n = “dois elevado a n” ou “dois elevado à enésima potência”
Em geral, quando nos deparamos com uma potência, precisamos repetir o produto da base quantas vezes indicar o expoente. Mas três regras são facilmente vistas:
  1. Quando a base for zero, o resultado da potência será zero.
    0n = 0
  2. Quando o expoente for um, o resultado da potência será exatamente o valor da base.
    a1 = a
  3. Quando o expoente for zero, o resultado da potência será sempre um.
    a0 = 1

Exercícios pagina  114

Responda as questões no caderno
1)    Verifique se 6 e divisor de  e justifique  fazendo a conta :
a)    25
b)    48
c)    72
d)    86

2)    Verifique se 92 e múltiplo de :
a)    4
b)    6
c)    8
d)    23

3)    Entre os elementos do conjunto A = (2,3,5,6,8,9,10), identifique os que são divisores de :
a)    14
b)    18
c)    25
d)    45
e)    54
f)     70


4)    Quais são os divisores de 15 que também são divisores de 257?


5)    Janete e uma moça que tem a idade  correspondente ao maior divisor de 60 sem o ser o próprio 60, qual a idade de Janete ?

6)    Responda com suas palavras o que significa ano bissexto

7)    Efetue as potenciares e, usando < ou > ou =, complete as sentenças para que sejam verdadeiras ou falsas
a)    25____________33
b)    120___________100
c)    23____________32
d)    11____________21


8)    Se a potencia de um numero e 256 e a sua base e 4, qual é o seu expoente ?, justifique  com a expressão






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