Segue nosso conteúdo da aula da semana .
Aula 2 -2º Bimestre - Múltiplos e Potenciação 6E
Atividades a serem realizadas durante a semana:
- Assistam as aulas apresentado na Central de mídias e façam as anotações em seu caderno pertinentes a nossa aula de matemática ;.
- Fazer a leitura do livro a partir da pagina 112 sobre divisores e múltiplos de um
números natural;
- Resolver os exercícios da pagina 114 do livro didático
- Resolver os exercícios sobre as propriedades da potenciação enviados
abaixo:
Texto complementar sobre potenciação para que vocês possam aprender melhor :
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
A potenciação é uma simplificação da forma de expor uma multiplicação de fatores iguais. Antes de detalhar a potenciação, vamos nos lembrar da adição. Nas séries iniciais, aprendemos a somar e logo vemos que existem formas de melhor expressar somas, como:
a) 2+2+2+2+2+2+2
b) 3+3+3+3+3
c) 4+4+4+4+4+4+4+4+4+4
No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14. Mas esse resultado poderia ter sido obtido mais rapidamente através do cálculo 2 x 7 = 14. No item b, a soma do número 3 cinco vezes pode ser substituída pela multiplicação de 3 x 5, pois em ambas obtemos o resultado 15. No item c, a soma do número 4 dez vezes pode ser representada pela multiplicação de 4 x 10, que é igual a 40.
Assim como podemos expressar uma soma de fatores iguais através do produto desse fator pela quantidade de vezes que é repetido, nós podemos substituir a multiplicação de termos pela potenciação. Vejamos um exemplo:
3 x 3 = 9
3 x 3 x 3 = 27
3 x 3 x 3 x 3 = 81
Nos três exemplos acima, nós estamos multiplicando apenas o número 3. Vejamos agora como ficaria a multiplicação repetindo o número 3 dez vezes.
3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 59.049
Para simplificar a notação dessas multiplicações, nós podemos utilizar a potenciação. Essa forma de representação foi originalmente criada pelo matemático e filósofo René Descartes (1596 – 1650). Na potenciação, nós representamos apenas uma vez o número que será multiplicado e, acima desse número, colocamos a quantidade de vezes que ele será repetido. Para os exemplos acima, vejamos como ficará a representação através da potenciação:
3 x 3 = 32
3 x 3 x 3 = 33
3 x 3 x 3 x 3 = 34
3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 310
Podemos generalizar a representação de uma potência da seguinte forma, sejam a e b números racionais, então:
a x a x a x ... x a = ab
b vezes
b vezes
Assim como acontece com as demais operações, os termos de uma potência recebem nomes específicos:
A leitura de uma potência também ocorre de uma forma particular. O exemplo acima é lido como “três elevado a dois”, “três elevado à segunda potência” ou, mais popularmente, “três ao quadrado” ou “três elevado ao quadrado”. Quando se trata do expoente três, também há uma variação específica. A potência pode ser lida como “elevado ao cubo”. Apenas os expoentes dois e três possuem essas variações, a leitura do restante dos expoentes segue uma mesma ideia. Veja os exemplos a seguir:
24 = “dois elevado a quatro” ou “dois elevado à quarta potência”
25 = “dois elevado a cinco” ou “dois elevado à quinta potência”
26 = “dois elevado a seis” ou “dois elevado à sexta potência”
27 = “dois elevado a sete” ou “dois elevado à sétima potência”
28 = “dois elevado a oito” ou “dois elevado à oitava potência”
29 = “dois elevado a nove” ou “dois elevado à nona potência”
2n = “dois elevado a n” ou “dois elevado à enésima potência”
Em geral, quando nos deparamos com uma potência, precisamos repetir o produto da base quantas vezes indicar o expoente. Mas três regras são facilmente vistas:
- Quando a base for zero, o resultado da potência será zero.0n = 0
- Quando o expoente for um, o resultado da potência será exatamente o valor da base.a1 = a
- Quando o expoente for zero, o resultado da potência será sempre um.
Exercícios pagina 114
Responda as questões no caderno
1) Verifique se 6 e divisor de e justifique fazendo a conta :
a) 25
b) 48
c) 72
d) 86
2) Verifique se 92 e múltiplo de :
a) 4
b) 6
c) 8
d) 23
3) Entre os elementos do conjunto A = (2,3,5,6,8,9,10), identifique os que são divisores de :
a) 14
b) 18
c) 25
d) 45
e) 54
f) 70
4) Quais são os divisores de 15 que também são divisores de 257?
5) Janete e uma moça que tem a idade correspondente ao maior divisor de 60 sem o ser o próprio 60, qual a idade de Janete ?
6) Responda com suas palavras o que significa ano bissexto
7) Efetue as potenciares e, usando < ou > ou =, complete as sentenças para que sejam verdadeiras ou falsas
a) 25____________33
b) 120___________100
c) 23____________32
d) 11____________21
8) Se a potencia de um numero e 256 e a sua base e 4, qual é o seu expoente ?, justifique com a expressão
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