Olá,
pessoal do 6ºA! Espero que estejam bem :)
A
atividade a seguir é sobre variação linguística. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte
e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 25/05/2020.
Assunto: Variação linguística;
produção de texto.
I.
Esta atividade é sobre variação linguística. Primeiramente, assista ao vídeo no
link: https://www.youtube.com/watch?v=Ot1Toar_Ldc.
O
professor da videoaula fala do preconceito linguístico. Explique o que é
preconceito linguístico?
II.
Agora que você assistiu ao vídeo, leia os textos a seguir para responder às
questões de cada item.
Conceituando
O Brasil é um país muito grande e desigual,
com pessoas vivendo em lugares diferentes como cidade, campo, floresta e é
natural que a língua que utilizamos sofra variações, que são as variedades
linguísticas.
Variações linguísticas são as
variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e
regionais nas quais é utilizada.
Tipos de
variações linguísticas
Diferenças de
lugar ou região
O português falado no território
nacional pode variar de região para região. Por exemplo, algumas cidades no interior
utilizam uma variedade linguística diferente da falada na capital; o português
falado no Rio de Janeiro é diferente do falado em Pernambuco ou Pará; também é
diferente do falado nos países africanos de língua portuguesa.
a)
Quais
países no continente africano possuem o português como língua oficial?
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http://eduqescola.blogspot.com/2017/03/variedade-linguistica-em-tirinhas-com.html Acesso em
16.05.2020
b)
Por
que a galinha diz “Nóis semo galinha caipira!” no último quadrinho da tira?
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Escolaridade e
classe social
A variedade linguística da tirinha acima
é um exemplo das variações ocasionadas pelo baixo grau de escolaridade: a
galinha faz emprego de “nóis” e “semo”, palavras usadas entre as pessoas que
frequentaram pouco ou não frequentaram a escola.
Diferenças
históricas
Com o passar do tempo, uma língua sofre
variações. Leia estes versos de uma cantiga de roda:
Chora
menina, chora
Chora
porque não tem
Vintém
Menina
que está na roda
Parece
uma toleirona,
Bobona.
(Domínio
público)
|
Nesses versos, há duas palavras que
caíram em desuso: vintém e toleirona. Vintém é uma antiga moeda de pouco valor, e toleirona é pessoa tola, bobalhona.
c)
Muitas
palavras na nossa língua sofreram modificações ao longo da história. Foi o que
ocorreu com a palavra vossa mercê. Faça
uma breve pesquisa e indique as variadas formas dessa palavra ao decorrer do
tempo.
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Oralidade e
escrita
Em princípio, a língua oral é mais
espontânea do que a língua escrita. Na língua oral são comuns, por exemplo, as
repetições, as quebras na sequência de ideias, problemas de concordância e o
uso de expressões de apoio, como né?,
tá?, entendeu?, hum..., etc.
Já a língua escrita é mais monitorada, pois temos condições de escolher bem as
palavras, de corrigir o texto e melhorá-lo até transmitir exatamente o que
desejamos.
Contudo, essas diferenças entre
oralidade e escrita têm diminuído bastante, principalmente nos dias de hoje.
Primeiramente porque hoje a maior parte dos brasileiros sabe ler e escrever e,
quanto mais uma pessoa lê, mais ela tende a empregar formas da língua escrita
quando está falando em situações formais. Em segundo lugar, porque, com o uso
da Internet, as fronteiras entre o oral e o escrito têm se enfraquecido, já que
os textos de e-mails, orkut, twitter e facebook,
embora sejam escritos, aproxima-se bastante da fala.
d)
Cite
outros exemplos de expressões de apoio?
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Formalidade e
informalidade: graus de monitoramento
Você já deve ter percebido que a
linguagem que utilizamos pode variar, conforme a situação em que ocorre a
comunicação.
Por exemplo, a linguagem que você
utiliza ao conversar com um colega na escola ou com pessoas que moram com você
é diferente da linguagem utilizada por um jornalista quando transmite uma notícia
em um jornal de televisão.
Essas variações acontecem porque
modificamos nossa linguagem de acordo com as situações de comunicação.
Conversar com um colega na escola é uma situação de comunicação. Transmitir uma
notícia em rede nacional pela televisão é outra situação de comunicação.
As diferenças entre a forma de utilizar
a linguagem nessas várias situações é o que chamamos de níveis de linguagem. Ao
conversar com um colega, na escola você emprega uma linguagem informal,
coloquial. O jornalista, na televisão, utiliza uma linguagem formal.
e)
Em
que situações você acha que deve usar uma linguagem mais formal? Por quê?
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A gíria
Você já deve ter reparado que alguns
grupos sociais – por exemplo, o grupo dos estudantes, o dos jogadores de
futebol, o dos policiais, o dos esqueitistas, o dos funkeiros, o dos surfistas,
etc. – usam na fala certas palavras e expressões que lhes são próprias. Esse
tipo de variedade linguística é chamado de gíria.
Normalmente criada por um grupo social ou profissional, a gíria, por sua
expressividade, pode tanto desaparecer rapidamente quanto se estender à
linguagem de todas as camadas sociais. Veja um exemplo na tirinha abaixo:
f)
Transcreva
da tirinha duas palavras que podem ser consideradas gírias.
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III.
Agora é com você...
Crie
uma história em que haja diálogo de personagens conversando numa linguagem
formal ou informal. Você escolhe! Use sua criatividade. Não se esqueça de
escolher um título para a sua história.
Bibliografia
FARACO,
Carlos Emílio. Língua Portuguesa:
linguagem e interação. v.1 São Paulo: Ática, 2009.
CEREJA,
William Roberto. Português: linguagens, 6.
São Paulo: Saraiva, 2015.
Canal
Futura. Variedades Linguísticas – Língua
Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental. 2020 (12m33s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ot1Toar_Ldc. Acesso em: 16
de maio de 2020.
Observação: Faça a atividade com calma e qualquer dúvida não deixe de perguntar.
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