CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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6 ANOS e 7 ANOS
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3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

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segunda-feira, 18 de maio de 2020

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


Olá, pessoal do 6ºA! Espero que estejam bem :) 

A atividade a seguir é sobre variação linguística. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/05/2020. 

Assunto: Variação linguística; produção de texto.

I. Esta atividade é sobre variação linguística. Primeiramente, assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ot1Toar_Ldc.

O professor da videoaula fala do preconceito linguístico. Explique o que é preconceito linguístico?

II. Agora que você assistiu ao vídeo, leia os textos a seguir para responder às questões de cada item.

Conceituando

O Brasil é um país muito grande e desigual, com pessoas vivendo em lugares diferentes como cidade, campo, floresta e é natural que a língua que utilizamos sofra variações, que são as variedades linguísticas.

Variações linguísticas são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.


Tipos de variações linguísticas

Diferenças de lugar ou região

O português falado no território nacional pode variar de região para região. Por exemplo, algumas cidades no interior utilizam uma variedade linguística diferente da falada na capital; o português falado no Rio de Janeiro é diferente do falado em Pernambuco ou Pará; também é diferente do falado nos países africanos de língua portuguesa.

a)      Quais países no continente africano possuem o português como língua oficial?
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As diferenças podem ser de som (pronúncia), de vocabulário e até de construções frasais. Veja um exemplo na tira a seguir.


b)      Por que a galinha diz “Nóis semo galinha caipira!” no último quadrinho da tira?
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Escolaridade e classe social

A variedade linguística da tirinha acima é um exemplo das variações ocasionadas pelo baixo grau de escolaridade: a galinha faz emprego de “nóis” e “semo”, palavras usadas entre as pessoas que frequentaram pouco ou não frequentaram a escola.

Diferenças históricas

Com o passar do tempo, uma língua sofre variações. Leia estes versos de uma cantiga de roda:
Chora menina, chora
Chora porque não tem
Vintém
Menina que está na roda
Parece uma toleirona,
Bobona.
(Domínio público)


Nesses versos, há duas palavras que caíram em desuso: vintém e toleirona. Vintém é uma antiga moeda de pouco valor, e toleirona é pessoa tola, bobalhona.

c)      Muitas palavras na nossa língua sofreram modificações ao longo da história. Foi o que ocorreu com a palavra vossa mercê. Faça uma breve pesquisa e indique as variadas formas dessa palavra ao decorrer do tempo.
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Oralidade e escrita

Em princípio, a língua oral é mais espontânea do que a língua escrita. Na língua oral são comuns, por exemplo, as repetições, as quebras na sequência de ideias, problemas de concordância e o uso de expressões de apoio, como né?, tá?, entendeu?, hum..., etc. Já a língua escrita é mais monitorada, pois temos condições de escolher bem as palavras, de corrigir o texto e melhorá-lo até transmitir exatamente o que desejamos.
Contudo, essas diferenças entre oralidade e escrita têm diminuído bastante, principalmente nos dias de hoje. Primeiramente porque hoje a maior parte dos brasileiros sabe ler e escrever e, quanto mais uma pessoa lê, mais ela tende a empregar formas da língua escrita quando está falando em situações formais. Em segundo lugar, porque, com o uso da Internet, as fronteiras entre o oral e o escrito têm se enfraquecido, já que os textos de e-mails, orkut, twitter e facebook, embora sejam escritos, aproxima-se bastante da fala.
d)     Cite outros exemplos de expressões de apoio?
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Formalidade e informalidade: graus de monitoramento
           
Você já deve ter percebido que a linguagem que utilizamos pode variar, conforme a situação em que ocorre a comunicação.
Por exemplo, a linguagem que você utiliza ao conversar com um colega na escola ou com pessoas que moram com você é diferente da linguagem utilizada por um jornalista quando transmite uma notícia em um jornal de televisão.
Essas variações acontecem porque modificamos nossa linguagem de acordo com as situações de comunicação. Conversar com um colega na escola é uma situação de comunicação. Transmitir uma notícia em rede nacional pela televisão é outra situação de comunicação.
As diferenças entre a forma de utilizar a linguagem nessas várias situações é o que chamamos de níveis de linguagem. Ao conversar com um colega, na escola você emprega uma linguagem informal, coloquial. O jornalista, na televisão, utiliza uma linguagem formal.

e)      Em que situações você acha que deve usar uma linguagem mais formal? Por quê?
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A gíria

Você já deve ter reparado que alguns grupos sociais – por exemplo, o grupo dos estudantes, o dos jogadores de futebol, o dos policiais, o dos esqueitistas, o dos funkeiros, o dos surfistas, etc. – usam na fala certas palavras e expressões que lhes são próprias. Esse tipo de variedade linguística é chamado de gíria. Normalmente criada por um grupo social ou profissional, a gíria, por sua expressividade, pode tanto desaparecer rapidamente quanto se estender à linguagem de todas as camadas sociais. Veja um exemplo na tirinha abaixo:

f)       Transcreva da tirinha duas palavras que podem ser consideradas gírias.

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III. Agora é com você...

Crie uma história em que haja diálogo de personagens conversando numa linguagem formal ou informal. Você escolhe! Use sua criatividade. Não se esqueça de escolher um título para a sua história.

Bibliografia

FARACO, Carlos Emílio. Língua Portuguesa: linguagem e interação. v.1 São Paulo: Ática, 2009.

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 6. São Paulo: Saraiva, 2015.

Canal Futura. Variedades Linguísticas – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental. 2020 (12m33s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ot1Toar_Ldc. Acesso em: 16 de maio de 2020.

Observação: Faça a atividade com calma e qualquer dúvida não deixe de perguntar.






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