CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 12 de maio de 2020



     Olá pessoal , a parti deste breve estudo feito sobre o Imperialismo - Neocolonialismo, Congo Belga - ( Rei Leopoldo II) , somados ao excelente vídeo da palestra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie, temos uma visão mais ampla e realista sobre os resultados parciais deste processo . A atividade para casa da aula anterior foi solicitada sobre o Congo Belga justamente porque fornece um quadro geral de como estes processos modificaram , destruíram , exploraram a África. E o que causa grande estranheza, como no caso da escravização nas Américas é que ninguém foi responsabilizado , punido . pelo contrário era legal , escravizar , caçar , exterminar mutilar, Homens e Mulheres Negrxs. Isto explica em partes o que estava por vir na Europa do século XX.

     A Segunda Revolução Industrial que se valeu de novos métodos de produção com novos materiais usados( aço , ferro , carvão , petróleo ), impulsionou as grandes potências européias do século XIX Inglaterra , França , Alemanha , Bélgica , dentre outras , a buscar novos mercados fornecedores de matérias primas,  consumidores de produtos industrializados . Então neste processo vão ser acirradas várias rivalidades existentes em função das ocupações destas novas colônias na África e na Ásia.

     Os seguintes tópicos são fundamentais para entendermos este processo :

- É preciso diferenciar o Colonialismo do séculos XV-XVI , busca nas Américas de gêneros alimentícios escassos na Europa, metais preciosos como ouro, prata. Portugal e Espanha estavam a frente deste processo.

- Neo - do latim Novo , Neocolonialismo
- Segunda Revolução Industrial , final do século XIX, ( produção em larga escala , surgimento de novas tecnologias, novos produtos , novos materiais empregados.)
- África , Ásia , novas colônias fornecedoras de matérias - prima  e consumidoras de produtos industrializados, mercados fornecedores de mão de obra precarizada .
- Darwinismo Social- Ciência Racista
- Missão Civilizatória, Evangelizadora.
-Imperialiamo - Colonialismo .
- Partilha da África , Conferência de Berlin de 1885.


    No geral estes são os principais discussões em torno deste tema , é sabido que este processo histórico promoveu uma exploração predatória, uma desorganização produtora de inúmeras mortandades e guerras, nos continentes africano e asiático, os estragos promovidos pelos europeus causaram um impacto social negativo que perpassaram todo o século XX e ainda possuem densos reflexos no século XXI.
     O Homem Negro ( Selvagem , inferior, dotado de língua e religião inferior ), segundo a visão da ciência européia, condicionado a exploração animalesca. Destinado a ser civilizado pelos brancos , europeus , cristãos.

     Para sabermos um pouco mais sobre o tema , faz- se necessário recorrer a pensadores e artistas africanos e afroamericanos como Chimanda Adichie , Fela Anikulapo Kuti,Franz Fanon. é importante saber o que os povos colonizados pensam deste processos de ocupação característicos no Imperialismo europeu . Já no início do século XX temos a Grande Guerra , que em parte é um desenrolar dos problemas causados na Europa por este processo.

Atividade para ser entregue dia 18/05

Consultem o Site e leiam o texto sobre o Revolucionário Nigeriano. : https://radiolaurbana.blogosfera.uol.com.br/2018/10/17/20-musicas-para-entender-fela-kuti-que-faria-80-anos-neste-mes/


Ouçam a Música.
   


  1. Escolha uma das canções de Fela Kuti , escreva um texto sobre a letra , podendo ser mais de uma, e explique o que era a Republica de KalaKuta ?
  2. Leiam os textos sobre Franz Fanon https://www.geledes.org.br/frantz-fanon-pele-negra-mascaras-brancas-download/https://diplomatique.org.br/frantz-fanon-uma-voz-dos-oprimidos/e respondam quais eram as suas principais ideias , contra o que ele lutava e em busca de quais objetivos ?
  3. A escritora Nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie , nos chama a atenção para os perigos da história unica , precisamente ao que ela se refere ? De exemplos ?




4- Discorra um texto sobre o Congo Belga , quais são as suas impressões e certezas do que la ocorreu     ?                                                                                                                                                              


5- Depois de passarmos por todo esse percurso , ( aulas do centro de mídia, textos explicativos), desenvolva um texto sobre o que foi o Neocolonialismo e suas implicações.                       




Indicação de Filme sobre o tema : A Batalha de Argel, diretor : Gillo Pontecorvo
O filme mostra a organização e a luta dos argelinos , a parti do bairro Casablanca, para a expulsão dos colonizadores franceses. Vendo ele este processo , estes conceitos Neocolonialismo- Imperialismo ficam esclarecidos                                                                                                                                   






Observação : Para que esta atividade seja bem composta é necessário a leitura de todos os textos !


Email: klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Grande Fela Kuti! Fanon é um cara essencial para a leitura de África, ele possuía um acervo com mais de 5000 livros de uso pessoal, além de uma das minhas maiores influências entre autores!

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma