CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 11 de maio de 2020

AULA 2 LÍNGUA PORTUGUESA 7 A,B,C- FORMAS NOMINAIS DO VERBO





BOA TARDE! 7º A, B, C leiam a revisão abaixo e consultem o caderno para realizar a atividade sobre este conteúdo. Enviar e mail com respostas até dia 15/05 sexta-feira. Vocês também poderão responder no caderno e enviar a foto do mesmo com as questões respondidas.

ATENÇÃO! Poucos alunos dos sétimos estão realizando e me enviando as atividades, mas é de extrema importância que as realizem e me enviem o quanto antes, tanto as da semana passada para os que não enviaram ainda como as atividades dessa semana. Se estiverem com dificuldade de envio, segue aqui meu zap: 948338779. Por favor, mandem no grupo da sala essa informação. Não deixem acumular as atividades, se organizem e façam de preferência nos prazos estipulados aqui.
Saudades de vocês! Se cuidem. E MAIL :merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br


Formas nominais do verbo -REVISÃO

Acessem esse link para revisar.https://www.todamateria.com.br/formas-nominais/
Vocês podem revisar também pelo caderno, pois já trabalhamos esse conteúdo em sala.







                                                      ATIVIDADE -GRAMÁTICA /VERBOS
1.Abaixo se encontra demarcada uma letra musical. Leia-a, analise e identifique e grife no próprio texto as formas verbais expressas no infinitivo, gerúndio e particípio:

Encontros e Despedidas
                                                 


Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olha
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida


(Composição: M. Nascimento E F. Brant)


2. Complete as frases com uma das formas nominais dos verbos entre parênteses:

a – Beatriz vive ___________________________ que me admira bastante (dizer).
b – Se você tivesse ________________________ a pesquisa, não teríamos obtido nota baixa. (fazer)
c – Irei _______________________ o possível para comparecer à reunião. (fazer)
d – Está tudo ___________________________, foram eles mesmos os culpados pela depredação do prédio. (comprovar)
e – Está _______________________ o grande dia em que conheceremos o novo presidente da empresa. (chegar)
f – Está tudo _________________________, iremos mesmo ao cinema no domingo. (combinar)
g- Não havia mais o que fazer, pois a confiança estava ____________________________. (perder)
h - ________________________________ lá, avise-me, pois ficarei ansiosa por notícias. (chegar)



3. “Depois de ter passado o dia inteiro gastando sola”. O infinitivo do verbo destacado é:

a -(  ) passado
b- (  ) tido
c –(  ) passar
d –(  ) tido passado
e –(  ) n.d.a



 4.O particípio verbal está corretamente empregado em:
a) Não estaríamos salvados sem a ajuda dos barcos.
b) Os garis tinham chego às ruas às dezessete horas.
c) O criminoso foi pego na noite seguinte à do crime.
d) O rapaz já tinha abrido as portas quando chegamos.
e) A faxineira tinha refazido a limpeza da casa toda



Leia o poema abaixo para responder as próximas 3 (três) questões:




5) Identifique no poema dois verbos no gerúndio.


6) Identifique no poema dois verbos no particípio.


7) Localize uma locução verbal. (dois verbos um ao lado do outro)




Leia e responda as próximas 4 (quatro) questões











8) O que torna a tira engraçada?


9) O que representa a palavra ‘SPLAT’?


10) No último quadrinho, se o gato tivesse ganhado, o que ele teria de falar para se declarar vencedor?


11) Localize um verbo nominal na forma infinitiva.





Leia e depois responda a próxima questão:


12) Na tira, há predominância de verbos no
a) imperativo.
b) subjuntivo.
c) indicativo.
d) infinitivo.




Leia e depois responda:



13) O que torna o texto engraçado?


Leia a tirinha 

14) O que acontece no último quadrinho que surpreende o leitor?




15) Que verbo a mãe usou para indicar o que poderia acontecer com Calvin?
a) posso   b) seja      c) cairia     d) fazer




16) Localize na fala de Calvin um verbo que foi usado de forma coloquial.



17.ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS ORAÇÕES ABAIXO:

Eu e meu irmão não ___________ de filme de terror.

a) gostamos.         b) gosto.                c) gostarás.            d) gostarão.



Se todos nós estudássemos mais, _____________ na prova.


a) passaremos.    b) passaríamos.           c) passamos.        d) passará



 Wendris e eu _____________ o computador amanhã.

a) emprestarei.       b) emprestaremos.   c) emprestarão.     d) emprestarás. 





18) Dê o infinitivo dos verbos abaixo.
a) amarei: ___________________________
b) subiram: __________________________
c) coube: ____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: _________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: ________________________
h) amássemos: _______________________
i) polirmos: ___________________________
j) é: _________________________________







BONS ESTUDOS!





3 comentários:

  1. Leia e depois responda:




    13) O que torna o texto engraçado?



    14) O que acontece no último quadrinho que surpreende o leitor?


    15) Que verbo a mãe usou para indicar o que poderia acontecer com Calvin?
    a) posso b) seja c) cairia d) fazer




    16) Localize na fala de Calvin um verbo que foi usado de forma coloquial.

    Ta errado a imagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,acabei de adicionar novamente a imagem, a tirinha do Calvin que faltava, essa questões ai são sobre essa tirinha.

      Excluir

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma