CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

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QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 11 de maio de 2020

AULA 2 - DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO -LÍNGUA PORTUGUESA 2º D,F


AULA 2 - LÍNGUA PORTUGUESA - MERCIA MAIA


BOA TARDE! Meus preciosos, estou feliz e parabenizo vocês do 2ºD e F pela grande participação e entrega das atividades como pedido, continuem assim e juntos alçaremos voos mais altos. Estou orgulhosa de vocês!
Saudades!

Segue abaixo as atividades para essa semana.Enviar respostas para o E mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br até dia 15/05 sexta-feira  
Qualquer problema segue meu contato. 948338779




DENOTAÇÃO X  CONOTAÇÃO
Sentido real x sentido figurado


 Acesse esse link e assista a aula . https://www.youtube.com/watch?v=tFmSm1Gulig





    Observe as expressões a seguir representadas pelas imagens.

Engolindo sapos – Blog - Luís Fernando S. Pinto

ENGOLIR SAPO


João sem braço - O Andante
JOÃO SEM BRAÇO



José Vanildo quer "tapar o sol com peneira" - Blogs e Colunas ...
TAPAR O SOL COM A PENEIRA


arte72pm: Arte Contemporânea - Fotografia
TIRAR ÁGUA DO JOELHO


A pedra no sapato de Gilberto Silva | Salto Alto Futebol Clube
PEDRA NO SAPATO



Porque fazemos uma tempestade em um copo d'água? – Crenças Criativas

TEMPESTADE EM UM COPO D´ÁGUA

Cada expressão a cima nos mostra um exemplo de sentido figurado ou seja, CONOTATIVO.
Quando dizemos : Você faz tempestade em um copo d´água.  A imagem mostra o sentido real, mas o que queremos dizer é figurado. 

Denotação x Conotação



Denotação ou sentido denotativo:  palavra empregada em sentido literal ou real, ou seja, normal.



Conotação ou sentido conotativo:  palavra empregada em sentido figurado, simbólico, diferente do original.
Exemplo:
 Denotação:

Construir na rocha: fazer uma casa  ou um prédio em cima de uma grande pedra.

Conotação:


Construir  na rocha:  construir um relacionamento seguro, duradouro.


Outros exemplos:
cão está latindo muito. ( animal: denotação) (sentido real)
Aquela mulher leva uma vida de cão. (vida difícil: conotação) (sentido figurado)
Meu amigo é cobra em análise sintática. (muito inteligente:conotação) (sentido figurado)
Minha sogra é uma cobra. ( mulher ruim: conotação) (sentido figurado)
Minha sogra foi picada por uma cobra. ( animal, serpente: denotação) (sentido real)


Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras tem forte carga de sensações e sentimentos.
Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.
1.     Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
2.     cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nesse exemplo, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.
Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, o primeira acepção da palavra.
Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.




Exercícios




1. Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido figurado:

a) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
b) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
c) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
e) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.

2. Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:

a) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”
b) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
c) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
d) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”

3. O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

4. Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:

a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

5. Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado:

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”
b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)
c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”
d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”
e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)


 6. Leia a tirinha:


 O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002


ASSINALE A ou B. Podemos classificar o enunciado do segundo quadrinho como:

A (     )  DENOTATIVO - Sentido real         B (     )     CONOTATIVO -  Sentido figurado


7. O que a personagem quis dizer com a fala: “as vezes tenho a impressão que a bateria dele não acaba!”

8. Classifique aas frases em:  sentido real ou sentido figurado conforme forem.
 Ex: O dia está ensolarado. Sentido real
 O amor é ferida que doi e não se sente.  sentido figurado
 a) O gato é um mamífero. ____________________________
 b)  Hélio tem um coração de pedra._____________________
 c) Mariana é um sol na vida de todos.___________________
d) A mulher estava cansada.___________________________
e)  Minha vida é um mar de esperanças.__________________
f)   Já li esta notícia do jornal.___________________________
g) O empregado limpou o jardim.________________________
 h) Seus olhos são espelhos d´água._____________________
 i) As nuvens de chuva se formaram no céu._______________
j) Você é da cor do pecado._____________________________


9. Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
a) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.
b) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.
c) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.
d) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).
 

Vamos mudar de assunto e verificar a ortografia?
10. Complete as lacunas das palavras que seguem, utilizando “g” ou “j”:
a – vare---ista
b – via---em
c – ma---estade
d – fuli----em
e – verti---em
f – ferru----em
g – mira----em
i – falan----e
j – laran---eira




Bons estudos!



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