CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
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3 ANOS
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quarta-feira, 27 de maio de 2020

Atividades Matemática 7° A, B, C dia 20/05/2020

Atividades Matemática 7° A, B, C

Enviar atividades resolvidas para o e-mail: vaniadorico@prof.educacao.sp.gov.br 
até o dia: 03/06/2020 e utilizar o caderno do aluno volume 1.

1.1 Elabore um mapa com as ideias de divisores de um número natural.



2.1 Por que o painel não tem uma lâmpada identificada com o número 1? Justifique.
2.2 Como poderia ser um programação do painel para que funcionasse conforme
o planejado? Podemos indicar os múltiplos e divisores de um número por meio
de um  conjunto.
Veja: M (5) = {0, 5, 10, 15, 20, 25, ...} ou ainda D (125) = {1, 5, 25,125}.
Os múltiplos de um número formam um conjunto infinito. Já o conjunto
dos divisores é um conjunto finito.

2.3 Considerando a ideia de múltiplos e divisores, determine:
a) Os múltiplos de 4, por meio de um conjunto.
b) Os divisores de 36, por meio de um conjunto. 

2.4 Encontre os divisores de 144. Descreva a estratégia que você utilizou para
encontrá-los.

2.5 Agora é o momento de você escrever o que entendeu sobre o significado de
múltiplo e divisor de um número. Dê alguns exemplos.



















Observação: Na 3.2 não precisa trocar a sequência com o colega, coloque apenas
a sua sequência.


ATIVIDADE 4: MÚLTIPLOS E DIVISORES
4.1 Um fabricante de sabão em pó planejou oferecer um prêmio, em dinheiro,
a quem encontrasse um cartão premiado na caixa desse produto. Preocupado
em não perder de vista as embalagens premiadas, programou sua
máquina para que incluísse o cartão premiado apenas nas caixas que, pela
ordem de fabricação, a partir da caixa 1, coincidissem com os múltiplos de 250.
A distribuição para as vendas foi feita seguindo a ordem de fabricação, para
evitar que os prêmios saíssem para uma mesma região.
Considerando a situação acima, responda: 

a) Um comerciante comprou as primeiras 1000 caixas fabricadas.
Quantas caixas premiadas ele adquiriu? Explique o seu raciocínio. 

b) É possível calcular quantas caixas premiadas levará o comerciante que
comprar as 1600 caixas seguintes? Explique o seu raciocínio.

c) É possível calcular exatamente quantas caixas premiadas levou
um comerciante que comprou 300 caixas de sabão? Explique o seu raciocínio.

ATIVIDADE 5: ORGANIZANDO AS VENDAS – MÚLTIPLOS E DIVISORES 5.1 

Bruno e Sandra compraram 240 tabletes de chocolate em uma fábrica para
revendê-los na feira. Eles decidiram embalar os tabletes de chocolate em
saquinhos de papel, de forma que todos tivessem a mesma quantidade e
sem sobrar nenhum tablete.
Bruno sugeriu comprar 60 saquinhos e Sandra disse que 50 era melhor.

a) Qual seria a melhor opção em relação à quantidade de saquinhos para
embalar os tabletes de chocolate? Registre sua conclusão e compare
com a solução de seu colega. 

b) Existem outras quantidades possíveis de saquinhos que Bruno e Sandra
poderiam comprar para atender às condições iniciais? Escolha 5
possibilidades diferentes que poderiam ser sugeridas para os dois
comprarem. Você encontrou alguma quantidade de saquinhos que não indicaria?
Por quê?

ATIVIDADE 6: DESCOBRINDO OS MÚLTIPLOS E DIVISORES
6.1 Em uma escola, há 240 alunos no 7º ano, 288 no 8º ano e 120 no 9º ano.
Haverá uma semana cultural, em que todos os alunos serão distribuídos em equipes, sem que se misturem alunos de anos diferentes.
Qual será o máximo de alunos que pode haver em cada equipe nessas condições?

6.2 No quadro a seguir, pinte em cada linha os divisores, conforme indicado:





















O máximo divisor comum (MDC ou M.D.C) corresponde ao maior número divisível entre dois ou mais números.

6.3 Faça uma análise do quadro em relação aos números que você pintou.
Registre suas observações.

6.4 Um médico receitou a um paciente que tomasse três medicamentos.
Um dos remédios deveria ser tomado de 2 em 2 horas, um outro remédio
de 3 em 3 horas e o terceiro remédio de 6 em 6 horas.
Suponha que o paciente tenha iniciado o tratamento tomando
os três remédios juntos; daqui a quantas horas tomará os três remédios juntos novamente?

 6.5 Numa fábrica de retalhos sobraram algumas tiras de 90 cm de comprimento e outras de 75 cm de comprimento.
O patrão deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes
iguais e de maior comprimento possível.
Como ele poderá resolver essa situação?

6.6 Leia as sentenças a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (Falso) e justificando
sua resposta. 

a) ( ) 50 é múltiplo de 5.
b) ( ) 79 é divisível por 5. 
c) ( ) 4 é divisor de 25. 
d) ( ) 105 não é divisível por 8.
 e) ( ) 144 não é múltiplo de 3.

Exercícios
1. Encontre os primeiros dez múltiplos de 3. Descreva a estratégia que você utilizou
para encontrá-los.

2. Encontre todos os divisores de 36. Descreva a estratégia que você utilizou para encontrá-los. 

3. O planejamento de urbanização de uma cidade inclui a iluminação pública. Para garantir a luminosidade do ambiente de forma eficiente, segura e que
não afete a mobilidade dos pedestres, a distância indicada entre os
postes de iluminação é de 35 m. Em uma cidade, será construída uma
avenida nova. Além dos postes, será construído um posto de atendimento
aos usuários a cada 25 m. Considerando o início da avenida o ponto zero, qual
será o primeiro ponto onde haverá tanto o poste de iluminação e quanto
o posto de atendimento? 

4-No quadro a seguir, pinte em cada linha os divisores conforme solicitado.


a)



5. Escreva os múltiplos de 18 e 24. Qual é o menor múltiplo comum entre 18 e 24? 


6. Uma fonte luminosa, geralmente instalada nas praças das cidades, jorra água constantemente para o alto enquanto toca música e acende luzes coloridas.
As luzes são programadas para “piscar” em tempos diferentes.
Suponhamos que a luz rosa “pisque” a cada 15 segundos e a amarela “pisque” a
cada 10 segundos; se, num certo instante, elas “piscam” ao mesmo tempo, após
quantos segundos elas voltarão a “piscar” simultaneamente?

Observação:Utilizar links das vídeos aulas das atividades passadas postadas no
blog da escola, mais conteúdo do caderno do 1º bimestre.


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