CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 24 de novembro de 2020

 

 

Boa tarde, meus queridos alunos!         Professora: Rosi  

 4° bimestre.

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 30/11/20

 

leia as reportagens a seguir:

1.Brasil é o 4º país que mais produz lixo plástico no mundo

 

 No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários. [...] A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água [1]. Os impactos diretos estão relacionados à não regulamentação global do tratamento de resíduos de plástico, à ingestão de micro  (invisíveis aos olhos) e à contaminação do solo com resíduos. A queima ou incineração do plástico pode liberar na atmosfera gases tóxicos, alógenos, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, extremamente prejudiciais à saúde humana. O descarte ao ar livre também polui aquíferos, corpos d’água e reservatórios, provocando aumento de problemas respiratórios, doenças cardíacas e danos ao sistema nervoso de pessoas expostas

 

 

2. Dinheiro jogado na lata de lixo

Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, diz WWF. 2019. Disponível em: (acesso em: 09 abr. 2020). Dinheiro jogado na lata de lixo A cada ano, o Brasil produz quase 80 milhões de toneladas de lixo. Um terço desse volume vai parar nos lixões a céu aberto ou em aterros improvisados, sem a vedação adequada para impedir a contaminação do solo. Cerca de 90% dos resíduos descartados de forma inadequada poderiam ser reaproveitados, mas, por falta de políticas públicas para coleta seletiva e reciclagem do lixo [3], o país reutiliza menos de 4% do total descartado. Esse índice é pior ainda quando se considera apenas o lixo plástico, um dos vilões da polução de mares e oceanos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de lixo plástico, mas recicla apenas 1,3% desse material. Na Índia, 60% de todo o plástico produzido é reciclado. Além do impacto ambiental, há perda de uma importante fonte de receita. Na Alemanha, a reciclagem de lixo movimenta 70 bilhões de euros por ano. No Brasil, cerca de 14% do lixo produzido é de embalagens de plástico. Se fossem reciclados, esses resíduos poderiam gerar mais de 6,5 bilhões de reais [4].

 

 Texto adaptado. Fonte: ARANHA, C. Dinheiro jogado na lata de lixo. Revista Exame. 2020. Disponível em: (acesso em: 10 abr. 2020). 1)

ATIVIDADES:

1) Segundo as informações contidas nas reportagens, o Brasil está cumprindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável quando consideramos a situação do lixo plástico? Explique sua resposta, indicando quais são os impactos sociais, ambientais e econômicos dessa questão.

2) Faça um esquema explicando a relação existente entre impactos socioambientais e as etapas de extração, produção, circulação, consumo e descarte de produtos. Em um esquema é importante usar poucas palavras e criar uma estrutura que direcione a leitura. Por isso, converse com o(a) professor(a) e procure utilizar palavras-chave, setas, tópicos e outros recursos.

3)Agora você irá reescrever essa história! A partir do que você pesquisou e aprendeu até aqui, descreva como seria uma economia de materiais plásticos sustentável. Escolha um produto plástico como ponto de partida, e imagine que você é dono(a) da empresa que fabrica esse produto. Crie uma marca para sua empresa e faça uma descrição detalhada de todo o ciclo de vida dessa mercadoria, envolvendo produção, distribuição, consumo e descarte. Lembre-se que você é um(a) empresário(a) consciente, que busca adotar medidas sustentáveis em todas as etapas da economia de materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma